19 de março de 2009

Visita de estudo à Faculdade de Ciências Médicas da UBI

.

No passado dia 11 de Março a turma do 11ºF do Curso Profissional de Técnico de Análise Laboratorial deslocou-se à Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.
Os Dias da UBI são uma iniciativa destinada a divulgar as capacidades e potencialidades da Instituição em termos científicos, técnicos e culturais e constituem uma oportunidade para dar a conhecer o ambiente universitário, através de visitas guiadas aos diversos Departamentos, Centros e ainda a outros sectores como a Biblioteca e o Museu.
..
Antes de iniciarmos a visita propriamente dita, visualizámos um vídeo que mostrava as instalações da faculdade, quais os cursos disponíveis (Ciências Médicas, Ciências Farmacêuticas e Ciências Biomédicas) e explicava os métodos de ensino utilizados pela mesma. Uma vez que o Hospital e o Centro Psiquiátrico estão perto, há a oportunidade dos alunos se deslocarem até lá e colocarem em prática o que aprendem.
A Faculdade de Ciências da Saúde é a única no país que está a recorrer a um método de ensino inovador, com aulas alternativas às tradicionais, baseadas em aulas de tutoria. Estas estão a dar bons resultados.
.

Quando acabou o vídeo iniciámos a visita começando por ver vários laboratórios, entre eles os laboratórios de Microbiologia e de Radioactividade, fazendo estes parte da investigação forense.

..De seguida fomos visitar a biblioteca da faculdade. Passámos pelas salas de auto-aprendizagem, e ainda por alguns consultórios médicos que estão dentro da faculdade.
Por fim, visitámos um laboratório que estava a cargo de 4 alunos do Curso de Ciências Farmacêuticas. Explicaram-nos as várias saídas profissionais deste curso e observámos duas experiências laboratoriais (determinação do tipo de sangue – A, B, A/B ou 0 (positivo ou negativo) - e extracção do DNA do kiwi).

.

Na primeira experiência uma aluna da nossa turma ofereceu-se para tirar sangue (apenas uma picadela no dedo) a outra. Depois foram colocadas gotas de soluções para identificar o tipo de sangue da aluna.
No final da visita foi dito à turma que a Faculdade de Ciências da Saúde está disponível para quem a quiser visitar e ver as suas instalações.

..

Adriana Brito e Inês Martins – 11º F

Sem comentários: