9 de março de 2009

Gestão Ambiental e Análise Laboratorial em Visita a Peroviseu

Dia 28 de Fevereiro de 2009 as turmas de Análise Laboratorial e Gestão Ambiental realizaram uma visita à central de compostagem e de tratamento de resíduos sólidos urbanos de Peroviseu, no concelho do Fundão.
.

.
Os resíduos quando chegam à central pelos camiões passam numa báscula (balança), adequada para os mesmos, que pesa a quantidade de resíduos. Depois da recepção dos resíduos estes passam por vários processos de tratamento tais como: Tratamento físico, sala de fermentação, sala de afinação resultando daí um composto orgânico pronto a ser vendido como adubo.
.

.
Mais tarde fomos levados a observar a central de triagem, na qual os produtos são separados de acordo com as suas características principais (plástico, papel e cartão, electrodomésticos, aço).Posteriormente observámos o aterro para onde são levados, todos os resíduos sem qualquer utilidade. Nesse aterro é produzido biogás que por não se apresentar em grandes quantidades não sofre tratamento. Espera-se realizar esse tratamento de biogás no futuro aterro que está a ser construído. O aterro em exploração tem um sistema de drenagem incorporado perto da camada que impermeabiliza o solo de modo a captar as águas lixiviadas (a própria decomposição dos resíduos produz uma água altamente tóxica). Essas águas são tratadas numa ETAL (Estação de Tratamento de Águas Lixiviadas), pelos processos de osmose inversa e ultra-filtração, sendo posteriormente utilizadas para rega e lavagem de máquinas.
.

.
Ao finalizar a visita foi-nos mostrado o futuro aterro da instituição, preparado para uma vida útil de 25 anos, onde será incorporado posteriormente um sistema de recolha e queima de biogás.


.
Professora Cristina Lourenço

Sem comentários: