10 de março de 2009

A ESCM nos 13º Colóquios de Arte Juvenil

A nossa escola participou mais uma vez nos Colóquios de Arte Juvenil que já vão na 13º edição. Este ano o encontro foi em Esposende, sob o tema Eco Arte.


Se bem se lembram, no ano passado foi a nossa escola que organizou estes Colóquios e este ano aceitámos o desafio e participámos com as turmas do 11º I do Curso Profissional de Design e os 11º E e 12º F do Curso Geral de Artes que prepararam alguns trabalhos de pintura, escultura, design de equipamento e apresentações multimédia.


Partimos no dia 4 de Março em direcção ao norte do país para uma estadia de três dias. Fomos recebidos pelos alunos e professores da escola Secundária Henrique Medina de Esposende, aos quais damos desde já um bem-haja pela forma cordial como nos acolheram.


Estavam representadas escolas de Odemira, Beja, Lisboa, Fundão, Viana do Castelo, Arcos de Valdevez e Quinta das Palmeiras da Covilhã, com quem viajámos no mesmo autocarro.


No primeiro dia, montámos a exposição na Casa da Juventude, assistimos à sessão de abertura e, por fim, foi apresentada a cidade de Esposende pelo arquitecto Paulo Guerreiro, com a exposição “Esposende, Ensaio Urbano de Vila a Cidade”.


Depois de jantar fomos ao bar Pé no Rio onde assistimos a um concerto de “Bandas do Secundário” onde a nossa escola teve uma participação notável com os alunos, Renato (bateria), Rui (voz), Marco Daniel (guitarra) e Marco António (baixo).


O dia seguinte foi dedicado às comunicações das escolas, onde mais uma vez os nossos alunos, com as suas apresentações, receberam merecidos aplausos de todos os presentes. À noite, assistimos à apresentação de três peças de teatro das escolas de Esposende, Beja e Odemira que foram uma delícia para os sentidos.


No último dia fomos assistir a uma performance do Escultor Sonoro João Ricardo de Barros Oliveira, intitulada “Timpanus” que foi brilhante em todos os aspectos.


De tarde, assistimos à apresentação do “Desafio Fotográfico” que passava por uma recolha de fotos de vários alunos participantes e, por fim, à sessão de encerramento onde se passou o testemunho à Escola Secundária de Beja que será a próxima anfitriã.


Para concluir agradeço aos nossos alunos a forma exemplar como representaram a nossa escola:souberam conviver com todos os presentes de uma forma salutar e fazer a troca de experiências que, no fundo, é o propósito destes encontros.




A todos um muito obrigado.

Prof. José Manuel Pereira





3 comentários:

Anónimo disse...

foi muito interessante esta visita, vimos atraves do teatro e das obras de arte o quanto a arte é amada pelos jovens de hoje! eu adorei conhecer pessoas novas de varios sitios e principalmente, estar com elas! fiz muitos amigos! adorei a visita, quero repetir! ;)

Anónimo disse...

Ora bem...Antes de mais keria vos dar os parabens para esta pagina porque falam de tudo o que passou nos coloquios...keria tambem dizer k apesar de ser a primeira vez k eu participei deu logo para adorar...achei estes coloquios ESPECTACULARES assim como a cidade de esposende e como todos os alunos de artes k estavam presentes (tendo mesmo assim uma pequena preferencia para a a rapariga k apresentou a vossa escola *-*) =)
Mais uma vez PARABENS!! a todos os k realizaram esta pagina...

Anónimo disse...

a rapariga k apresentou a vossa escola é liinda *-*