27 de fevereiro de 2009

Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

Já temos vencedores!



A Diana Taborda do 7º A, a Bruna Luciano do 7º B, o Bruno Fazendeiro do 11º G e o Filipe Marmelo do 12º C irão representar a Campos Melo no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, a ter lugar no Pavilhão Gimnodesportivo de Santo António – Universidade da Beira Interior, no próximo dia 13 de Março. São esperados cerca de 1400 alunos de todo o país. A fase de apuramento reuniu 48 candidatos que se envolveram com muito entusiasmo no campeonato a nível de escola. Os nossos craques já estão a treinar intensamente e irão representar-nos com toda a dignidade.

Força para eles!


O Núcleo de Estágio de Matemática

Alunos do 8º ano ensinam os Pais...

Os alunos de 8ºano, receberam os Pais e Encarregados de Educação para participarem na sessão “Matemática é uma ciência para todos”, em que eles foram os professores. A sessão decorreu em formato Workshop, contando com actividades como “Nem Tudo o Que Parece é…”, “Origamis”, “Jogos e Desafios”, “Tangram” interactivo, “Fita de Moebius” e “ClicMat”, na 6ª feira, dia 13 de Fevereiro pelas 19:00. Os alunos estavam distribuídos por estas diferentes actividades, na qualidade de professores, para ajudarem no trabalho dos seus alunos, (Pais e Encarregados de Educação). O entusiasmo e o empenho de todos os intervenientes foi notório, como comprovam as imagens, sentindo-se todos bem nos seus papéis. A próxima sessão, deste projecto, realizar-se-á a 24 de Abril para o 9ºano.

video


Os professores do Departamento de Matemática agradecem a participação activa e entusiástica de todos neste projecto.
Bem Hajam.

26 de fevereiro de 2009

Dar Voz à Poesia

O Concurso Literário “Dar Voz à Poesia” objectiva o surgimento, o premiar e o divulgar de trabalhos de poesia inéditos em Língua Portuguesa.
Realizado em parceria pela Escola Secundária Júlio Dinis de Ovar e a Biblioteca Municipal de Ovar, este projecto, já na sua 13ª edição, conta com o apoio oficial do Ministério da Educação, da Direcção Regional de Educação do Centro, do Ministério da Cultura e da Direcção Regional da Cultura do Centro.Dirigido, não apenas, à comunidade escolar de todo o país, ultrapassa as fronteiras no seu desejo de uma incessante peregrinação na demanda dos labirintos da Palavra, capaz de exprimir o indizível – fascinante processo de que se alimenta o Poeta.
Se estiveres interessado em participar, contacta o clubedojornal@gmail.com e disponibilizaremos o Regulamento do Concurso.

25 de fevereiro de 2009

Oficina de Teatro do 8º B

A turma do 8ºB apresentou a peça de teatro "Droga...Não!!",
realizada no âmbito da disciplina de Oficina de Teatro. O guião da peça foi escrito, na íntegra, pelos alunos e foi com muita satisfação e alegria que o resultado foi apresentado para a turma e directora de turma, na ultima aula da disciplina.
Foi bastante gratificante ensaiar este grupo de alunos e quero realçar o empenho, que quase todos demonstraram, ao longo de todo o processo. Tendo em conta o escasso tempo que tivemos e sem as condições ideais, posso dizer que o resultado foi muito positivo.
Parabéns!!

A Professora Paula Rocha

Prova nº6 - Concurso Na Senda de Darwin

Aqui fica a prova nº6 (O Julgamento de Darwin) submetida ao concurso "Na Senda de Darwin", pelos alunos do 12ºB, Ana Gonçalves, Daniela Marques e Guilherme Monteiro.
Esta última prova foi finalizada numa tarde, no sotão da escola, quando a equipa sabia já não ser possível chegar à final.
Apesar de algum improviso, o resultado tornou-se bastante interessante e os membros da equipa empenharam-se até à última prestação.
O resultado das votações dos membros do juri pode ser consultado aqui.
A equipa da Campos Melo terminou a primeira fase do concurso em 9º lugar, a nível da região centro.
Segundo o site Ciencia Hoje "foram seis meses de intensa participação num concurso inédito e que exigiu das equipas participantes muito trabalho que nunca se perderá já que todas as provas ficarão para sempre alojadas no Ciência Hoje. Temos a consciência de que pedimos muito aos jovens que durante meio ano deram o melhor de si em busca de um prémio que consideramos muito bom: quatro viagens às Ilhas Galápagos e ao Equador durante a Páscoa deste ano (...).
O concurso na «Senda de Darwin» registou a inscrição de 266 equipas. Iniciaram as provas 166 e pouco menos de uma centena chegou à prova final, o que é de louvar, pois muitas equipas perceberam que já não podiam ganhar mas mantiveram-se na luta até ao fim."
Parabéns aos "Tentilhos da Campos Melo".

22 de fevereiro de 2009

Ninho de Poetas

A nossa rubrica continua com mais uma colaboradora que valoriza a amizade.
Ora apreciem...


Amizade

Agora que te encontrei
Meu mundo está mais colorido
Imaginas o quanto estava a dormir...
Zzzz...até te conhecer?
Adoro-te pelo que és!!!
Dentro de mim, surgiu a esperança...
Esperança de ser novamente feliz!!!

Por ti dou a vida
Alegras o meu coração
Respeitas-me sempre
Ajudar-te é a minha missão

Seremos amigas
Especialmente para sempre
Melhores que toda a gente
Para sempre ficarei contente
Reconstruiste a minha vida
Estou-te eternamente agradecida.....

Joana Fonseca 10ºG

21 de fevereiro de 2009

Formação Sexual

Os alunos do 12º ano da disciplina de Biologia, turmas A, B e C encontram-se a desenvolver sessões de trabalho junto dos alunos do 7º ano, no âmbito da Formação /Educação Sexual.
Os assuntos abordados incluem a morfofisiologia do Aparelho Reprodutor Humano, o Ciclo Menstrual, a Contracepção e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
As sessões irão continuar a decorrer no auditório da escola e a avaliar pelos comentários dos mais novos têm sido muito positivas, pois este tipo de formação inter-pares permite que os alunos mais novos se sintam à vontade, para poderem colocar as questões que consideram mais importantes aos colegas mais velhos.
No final das sessões, a aplicação de inquéritos irá permitir avaliar o grau de aprendizagens adquiridas pelos alunos sobre os temas tratados.

20 de fevereiro de 2009

É Carnaval...



Os alunos que hoje se dirigiram até ao Bar dos alunos foram surpreendidos por terem sido atendidos por duas personagens, bem diferentes dos outros dias...
O carnaval chegou ao Bar dos alunos e com ele a boa disposição das funcionárias, D. Amélia e D. Olga Vaz.

“EMPRESA NA HORA”

No passado dia 12 os alunos do CEF-92E – Assistente Administrativo e do Curso Profissional Técnico de Contabilidade, acompanhados pela professora Ana Paula Fernandes e pelo professor José Manuel Rodrigues deslocaram-se à Conservatória Predial da Covilhã, para tomarem conhecimento de como se constitui uma empresa.
Através da iniciativa “Empresa na Hora” poderá constituir-se uma sociedade unipessoal, por quotas ou anónima no momento e num só balcão, num processo extremamente simples.
Fomos muito bem atendidos e foi-nos distribuído muita documentação que vai ser tratada na aula.





Os alunos do 92E: Ana Formiga e Diogo Simões


Minutos de Felicidade

Chama-se Stairway to Heaven e é o blogue de um grupo de trabalho da disciplina de Área de Projecto (Psicologia), do 12º ano, da Escola Secundária Campos Melo.
.

.
«Todo este blog irá girar acerca do tema "Felicidade" e serão actualizadas com regularidade várias curiosidades e informações acerca do tema.»
.
Sejam bem-vindos à blogosfera e venham de lá esses "posts".

19 de fevereiro de 2009

A visita a Madrid ainda mexe…!

A visita de estudo a Madrid, ocorrida nos dias 11, 12 e 13 de Fevereiro, organizada pelo Grupo de Artes, ainda mexe…
O grupo de alunos e professores que se deslocaram a Madrid, num total de 92 participantes, sendo 62 da Covilhã (58 alunos e 4 professores) e 30 da Guarda (27 alunos e 3 professoras), puderam visitar, de acordo com o plano da visita, Museus, tais como Prado, Thyssen e Reina Sofia e feira Arco/09.
Para além dos percursos pedestres, com o objectivo de visualizar a arquitectura das ruas com o seu casario nobre e praças imponentes, onde a animação de rua é constante, como atestam as várias fotografias tiradas, permitiram a todos ficar com uma imagem muito boa da cidade de Madrid.
O ponto alto desta visita teve lugar sexta-feira 13 com a visita à feira Arco/09 – Arte Contemporânea de Madrid, ali pudemos parar, ver, sentir, usufruir e fruir as últimas tendências ao nível da arte, nas mais variadas formas de expressão, desde pintura, escultura, instalações, vídeo, fotografia, multimédia… Permanecemos aproximadamente 6 horas e o regresso a Portugal aconteceu por volta das 19 horas locais.

Este ano, e pela primeira vez, fizemos uma parceria com a Escola da Sé – Guarda, experiência muito rica pois trocaram-se experiências e vivências entre as duas escolas, quer ao nível das estruturas, funcionamento dos cursos e produção de trabalhos. No final o convite foi deixado por ambas, no sentido de se fazer uma apresentação conjunta do trabalho de avaliação da visita de estudo, a ser apresentado nas duas escolas.
Para finalizar gostaria de realçar a postura dos nossos alunos durante a visita, o seu interesse pelos espaços visitados e também nos espaços de lazer e convívio que decorreram com tudo o que os jovens desta idade fazem mas sem excessos.
P’Organização
João Boléo, ESCM/600

18 de fevereiro de 2009

Ensaios para o Sarau...



O Sarau Cultural da Escola Secundária Campos Melo realiza-se no dia 08 de Maio.
Ainda falta muito tempo, mas o tema já está escolhido - "Heróis do nosso Reino... Heróis da nossa Escola".
Quanto aos preparativos - não se perde tempo e os ensaios encontram-se a decorrer na sala 1, com muitos alunos participantes, sob a coordenação das Professoras Leonor Lobo, Paula Rocha e Maria José Soares.
A avaliar pelo que já se viu e ouviu e apesar de ainda estarem no início dos ensaios, a coisa este ano deve voltar a prometer bons momentos para toda a comunidade escolar.
"Este ano o Sarau promete.." - Comentário de um docente ao passar pelo corredor onde decorrem os ensaios.

Desportivamente, falando…

Realizou-se no passado dia 28 de Janeiro mais um corta-mato escolar. O dia começou chuvoso, como aliás vêm sendo hábito, mas com o evoluir da manhã este foi melhorando e permitiu a realização do corta-mato. Os nossos atletas desenvolveram a sua prova de uma forma bastante positiva apesar do estado do terreno que se encontrava muito “pesado”, havendo a louvar a determinação de todos os participantes.


Junta-te ao Desporto Escolar,

Inscreve-te junto do teu Professor de Educação Física.

Pratica Desporto.


Prof. João Ferreira, Coordenador do Clube do DE

17 de fevereiro de 2009

Visita dos CEFs e Profissionais à Qualific@

Na passada sexta-feira, 13 de Fevereiro, realizou-se uma visita de estudo à Feira Qualific@, com alunos dos CEF’s e Profissionais (Assistente Administrativo – 92ºE, Técnico Administrativo – 92ºJ, Serviços Jurídicos – 12ºG, Técnico de Contabilidade – 11ºJ e 12ºH e Técnico de Electrónica, Automação e Comando – 12ºI) acompanhados pelos professores: Ana Paula Fernandes, Anabela Jaco, José Manuel Rodrigues, Rui Marques e Vítor Soares.
.

.
A Qualific@ é um evento dedicado à área de Educação, Formação, Juventude e Emprego de carácter abrangente, que conta com o apoio e cooperação de diversas Instituições (Ministério da Educação e Instituto de Emprego e Formação Profissional), que dão consistência ao projecto e introduzem mais-valias não só no conteúdo da feira, bem como na sua dimensão e projecção, é considerada a maior feira do sector em Portugal.
Esta Feira é um espaço de informação e sensibilização da população estudantil e dos diversos agentes de educação, de formação e empresariais, em particular, para os desafios e oportunidades que se colocam ao nível da educação e da formação.
.
A visita revelou-se interessante, educativa e culturalmente enriquecedora, proporcionando aos alunos um maior conhecimento da diversidade de Cursos Profissionais e Superiores existentes nas escolas e universidades, espalhadas pelo nosso país e Espanha e um contacto directo com as Novas Tecnologias e com algumas profissões nomeadamente a de cabeleireiro, manicura e massagista.
.
A professora: Ana Paula Fernandes

16 de fevereiro de 2009

Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos


É já nesta quarta-feira (18 de Fevereiro) que se realizam as eliminatórias para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, o Hex pelas 14:30 e o Rastros pelas 16:00, nas salas 7 e 8. Contamos contigo.
O Núcleo de Estágio de Matemática

15 de fevereiro de 2009

E o sonho comanda a vida

Este é dedicado a todos os resistentes que acreditam que o sonho se pode tornar realidade.
.

14 de fevereiro de 2009

Agradecemos a partilha deste belíssimo poema deixado na caixa de comentários da entrada anterior pela da Drª Cristina Bernardes. Mais um texto precioso que não podia ficar escondido.
.
Je suis allé au marché aux oiseaux
Et j'ai acheté des oiseaux
Pour toi mon amour
Je suis allé au marché aux fleurs
Et j'ai acheté des fleurs
Pour toi mon amour
Je suis allé au marché à la ferraille
Et j'ai acheté des chaînes
De lourdes chaînes
Pour toi mon amour
Et puis je suis allé au marché aux esclaves
Et je t'ai cherchée
Mais je ne t'ai pas trouvée mon amour
.
Jacques Prévert

Amor (des)encontrado

Uma das mais belas canções sobre a solidão e a falta de amor.
.


.
In this little town
cars they don't slow down
The lonely people here
They throw lonely stars
Into their lonely hearts

I watch the traffic lights
I drift on Christmas nights
I wanna set it straight
I wanna make it right
But girl you're so far away

Oh, hold still for a moment and I'll find you
I'm so close, I'm a small step behind you girl
And I could hold you if you just stood still

I jaywalk through this town
I drop leaves on the ground
But lonely people here
Just gaze their eyes on air
And miss the autumn roar
.
I roam through traffic lights
I fade through Christmas nights
I wanna set it straight
I wanna make it right
But man you're so far away

Oh, I'll hold still for a moment so you'll find me
You're so close, I can feel you all around me boy
I know you're somewhere out there
I know you're somewhere out there

Oh, hold still for a moment and I'll find you
You're so close, I can feel you all around me
And I could hold you if you just stood still
.
Oh, I'll hold still for a moment so you'll find me
I'm so close, I'm a small step behind you
I know you're somewhere out there
I know you're somewhere out there
I know you're somewhere out there
.
David Fonseca e Rita Redshoes

13 de fevereiro de 2009

Ninho de Poetas

Cá estamos de novo para dar a conhecer os "poetas" da nossa Escola.

Desta vez publicamos o poema do Daniel Andrade Ramos.

Para a próxima, pode ser o teu. Participa através do clubedojornal@gmail.com



Poeta Vagabundo


Sei que não sou ninguém
Rapaz amargurado,
E alguém nunca serei
Poeta desesperado.
Sou poeta sem poema,
Cavaleiro sem cavalo,
Sou pastor sem rebanho,
Sou vento, e não falo.
Sou desgraça transeunte,
Sou vagabundo sem morada,
Viajante solitário
Durmo nas pedras da calçada.
Mas basta um sorriso
Para meu coração saltar de feliz,
Quando olho para o narciso,
Esqueço minha vida neste país.
Quando chegam à minha beira
E me erguem a mão,
Vejo que ainda há bem no mundo,
Ainda há gente de bom coração.


Daniel Andrade Ramos

12 de fevereiro de 2009

Parabéns Darwin - 1809-2009

No dia 12 de Fevereiro de 1809, há dois séculos, nasceu na cidade inglesa de Shrewsburry o futuro autor de "A Origem das Espécies", uma obra que abalou para sempre a Ciência, a Política, a Teologia e a Sociedade.

Há precisamente 150 anos, com a teoria da evolução das espécies, Charles Darwin alterou de vez a concepção sobre o mundo.
Um grupo de alunos do 12º B concluiu a primeira fase de apresentação das 6 provas ao concurso "Na Senda de Darwin", organizado pelo Ciência Hoje". Em breve mostraremos aqui a prova número 6 - "O Julgamento de Darwin" filmado ontem, num dos espaços da escola desconhecido da maioria da comunidade escolar. Fiquem atentos aos próximos dias.

11 de fevereiro de 2009

Vamos Gigglar?

«A Revista Giggle é uma nova publicação mensal em formato digital, que pretende ir ao encontro das crianças e jovens e dos seus interesses através de um instrumento que eles conhecem e dominam muito bem: o computador.
Esta acção destina-se a promover hábitos de leitura, pois a experiência de ler a revista em formato digital é muito parecida com a de folhear e ler uma revista de papel, mas num suporte interactivo e, por isso mesmo, mais apelativo para os nossos alunos.
.
Giggle é uma iniciativa inovadora e quer mostrar simultaneamente que é bom ler e estar alerta para causas sociais e ambientais, porque um dos seus objectivos é ser uma empresa neutra em emissões de carbono. A marca tem um sítio na Internet e duas revistas on-line, uma dirigida às crianças e adolescentes e outra dirigida aos pais e famílias, ambas com sugestões sobre moda, música, leitura, desporto, passeios, viagens, festas, actividades, apresentando entrevistas, informação e propostas de ocupação de tempos livres.
..
O PNL, a RBE e a Revista Giggle convidam todas as escolas que irão receber a revista a divulgá-la aos seus alunos através do passatempo “Vamos Gigglar?” que propõe a participação directa dos alunos na construção da revista. Desta forma estaremos não só a promover a leitura, mas também a pesquisa de informação e a escrita.
O passatempo prevê duas categorias: participação individual e participação de grupo/turma.
Os alunos interessados poderão participar com textos individuais ou de grupo/turma em três rubricas distintas da revista:

Repórter X - rubrica ideal para a participação da turma:
– reportagem sobre a localidade onde moram, sobre um museu ou um monumento, ou seja, um texto que leve as pessoas a ir visitar esse local;
– entrevista ou artigo sobre uma personalidade conhecida que tenha contribuído para a história da terra onde vivem.

Tratando-se de uma reportagem ou entrevista, propõe-se que o texto seja acompanhado de vídeo sobre o local ou sobre a personalidade abordados.
Nº máximo de caracteres para o texto: 2.850.

Giggle Opina - rubrica ideal para a participação individual:
– artigo de opinião sobre um espectáculo, um museu, uma exposição, um filme, um cantor ou grupo musical, um CD ou DVD, um jogo de computador ou Playstation, um programa de TV, um restaurante, etc.
Estes textos podem ser acompanhados de fotografias sobre o assunto abordado.
Nº máximo de caracteres para o texto: 250.

Clube do livro - rubrica ideal para a participação individual:
– artigo de opinião sobre um livro que tenham lido e cuja leitura recomendem.
Nº máximo de caracteres para o texto: 250 por livro.

Os quatro melhores trabalhos em cada uma das rubricas serão premiados e publicados a partir da revista de Junho (publicada no final do mês de Maio).
Os trabalhos devem ser enviados até ao dia 3 de Maio de 2009 para o endereço
bibliotecas@giggle.pt
.
in e-mail da Comissária do PNL e da Coordenadora da RBE

10 de fevereiro de 2009

“Prática em Contexto de Formação Interna”

CEF – 92ºE – ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

.
Para que os alunos se familiarizem com o trabalho realizado nas áreas administrativas, estão a realizar o projecto “Prática em Contexto de Formação Interna”, que consiste em desenvolverem tarefas nos diversos sectores da nossa Escola de forma rotativa, uma vez por semana, no período da manhã ou da tarde, até ao final do mês de Maio.
.
Os objectivos são os seguintes:
Integrar os conhecimentos teóricos adquiridos em situação de desenvolvimento de tarefas nos Serviços Administrativos, SASE/Cantina, Telefone, Biblioteca e Papelaria/Reprografia ;
Contactar com a realidade laboral;
Observar a organização e gestão de um posto de trabalho.
.



























.
Os alunos estão muito satisfeitos com esta experiência, pois é uma preparação para o estágio, que se irá realizar em Junho/Julho em empresas do concelho.
Estão também muito gratos, para com as funcionárias de cada sector, que os têm orientado nas diversas tarefas.
.
A Coordenadora de Curso/Directora de Turma: Ana Paula Fernandes

A ESCM em Avaliação Externa


Decorre entre os dias 10 e 11 de Fevereiro de 2009 a avaliação externa da Escola Secundária Campos Melo, procurando "(...) conhecer a realidade da escola e dos seus contextos, dos seus problemas, potencialidades e limites, contribuindo para a qualidade do debate público e para uma crescente participação dos cidadãos nas tarefas da Educação". (In: mensagem do Inspector Geral).
O programa de trabalho começou pelas 09:00h com a sessão de apresentação da Escola pela Direcção e primeira interpelação da Equipa de Avaliação Externa realizada no auditório da escola, onde estiveram presentes representantes da comunidade educativa.

9 de fevereiro de 2009

Preso na Rede - Provas de Amor

O dia dos namorados está a chegar.
Embora todos saibamos que a data é apenas uma estratégia comercial para nos fazer gastar mais uns cobres, pois para estas coisas dos sentimentos não há (?) dias nem horas, o facto é que a moda pegou!
Assim sendo, porque não casá-la com a tradição genuinamente portuguesa?
Cá fica a sugestão, trazida de um blogue da disciplina de Oficina de Artes e Ofícios Têxteis, da Escola Luísa Todi, da autoria da professora Fátima Pais.
.

8 de fevereiro de 2009

A Matemática é uma Ciência para Todos II

.

No próximo dia 13 de Fevereiro, entre as 19 e as 20.30h, terá lugar uma nova sessão de «Matemática é uma Ciência para Todos», desta vez animada pelos pequenos mestres do 8º Ano.
A iniciativa faz parte do Plano da Matemática e pretende proporcionar aos pais e encarregados de educação momentos para apreciarem os seus educandos na dinamização de actividades de Matemática, mostrando que esta área da Ciência pode transpor a sala de aula e ser realizada com gosto.
Por outro lado, permite que encarregados de educação e pais reconheçam a importância da sua vinda à escola e da sua participação na vida escolar dos seus educandos.
.
Professora Teresa Moniz

7 de fevereiro de 2009

Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

As inscrições vão a bom ritmo.

Aqui apresentamos os sites onde podes treinar para teres uma boa prestação nas eliminatórias:

Podes saber mais no site:
http://ludicum.org/cnjm/cnjm5/

Na biblioteca da nossa escola, tens material à disposição para jogares com os teus amigos, bem como as regras dos jogos.

O Núcleo de Estágio de Matemática

6 de fevereiro de 2009

O que os Outros Dizem de Nós - II

Escola Campo Melo com défice de auxiliares
A Escola Secundária Campos Melo (ESCM) festejou na passada sexta-feira 9, o seu 125º aniversário. A Instituição nasceu com o Decreto de 3 de Janeiro de 1884, subscrito pelos ministros das Obras Públicas e da Instrução Pública, que criou na Covilhã uma Escola Industrial com a finalidade de “ministrar o ensino apropriado às indústrias predominantes n’aquella localidade, devendo este ensino ter uma forma eminentemente prática”. “Vivemos o presente num permanente desafio às nossas capacidades de adaptação, e às novas realidades que estão em constante mutação”, afirma Isabel Fael, presidente do Conselho Executivo (CE), durante a sessão de abertura das comemorações, referindo-se, sobretudo, aos cursos de educação e formação que a Escola lecciona “de forma a encontrar as melhores respostas para o nosso público jovem”. Mas também à associação da Escola com o Estabelecimento Prisional da Covilhã, desde 2003, ou no Centro das Novas Oportunidades (CNO) criado na ESCM. “Ministramos, na prisão, cursos de nível básico e secundário, e procuramos que os nossos alunos, que não prosseguem estudos universitários, o façam nos cursos de especialização tecnológica. Desde 2006 somos CNO, e temos vindo a trabalhar com várias escolas e instituições para elevar o nível de qualificação da população adulta”, refere a presidente. Mas em dia de celebração, Isabel Fael não quis esconder os problemas que assombram a Instituição. “Necessitamos de ver reforçado o nosso corpo de auxiliares de acção educativa, progressivamente reduzido num tempo em que as exigências são cada vez maiores. À Câmara Municipal, pedimos, uma vez mais, uma particular atenção ao reordenamento da envolvência à entrada principal da Escola e dos nossos acessos que por ali se fazem”.

“A rua é estreita, não podemos deitar as casas a baixo”

João Esgalhado, vice-presidente da Câmara da Covilhã, presente na sessão, surpreendeu-se com a questão, “mas já que a partida me foi feita, digo que está prevista uma intervenção urbanística que vai melhorar a primeira parte do troço do arruamento de acesso à Escola.
Ficará com duas faixas de circulação, nos dois sentidos, com passeio e estacionamento”, garante, de forma divertida. “No que respeita à outra parte, que liga a Casa do Menino Jesus até à Santa Zita, a rua é estreita, não podemos deitar as casas a baixo e é difícil resolver o problema, grave, de acessibilidade do percurso até à porta de entrada.
Também o estacionamento será uma obra complexa. Os estudos demonstram que o preço por cada lugar são cinco vezes superiores aos mil gastos nos estacionamentos do centro”, expõe. Fael diz que está à espera de ver o problema resolvido “com a celeridade que a Câmara puder”, assegurando que por ali passam “milhares de pessoas todos os dias”. Para o futuro, a presidente do CE gostaria de ver criados dois espaços desportivos de área descoberta. “Para a criação de um deles necessitávamos da cedência de um terreno por parte da Câmara. Para o outro espaço, já temos informações, da Parque Escolar, que as obras devem arrancar em 2011”, finaliza.

O dia de aniversário foi também aproveitado para a entrega de 157 certificados aos alunos das Novas Oportunidades. “Congratulamo-nos com o trabalho desenvolvido nesta nova frente que é o CNO. Hoje entregamos os certificados do trabalho realizado no ano passado por estes alunos. 55 do 12º ano e 102 do Ensino Básico”, explica Isabel Fael. Em média, um aluno do Secundário, demora dez meses até receber a certificação. Tempo que varia dependendo do percurso do aluno anteriormente. “Pode ser mais se o aluno nunca estudou no Ensino Secundário, ou menos de somente lhe faltam duas ou três disciplinas. AS Novas Oportunidades vieram responder a uma lacuna que havia para a qualificação dos adultos”, defende a directora. Cristina Lopes Dias, directora regional – adjunta da Direcção Regional da Educação do Centro (DREC) sublinha os “frutos alcançados” com a aposta da ESCM na mudança da escola pública. “A nossa meta é qualificar, jovens e adultos, com as Novas Oportunidades. Queremos que todos tenham o 9º ano, mas que depois continuem e que consigam o 12º. Temos que lhes dar ferramentas para poderem ter empregabilidade”, atesta.
In Notícias da Covilhã de 14 de Janeiro de 2009

5 de fevereiro de 2009

DOIS (afectos) EM UM (post)

Vivemos num tempo sem tempo para quase nada.
Resolvemos apenas o imediato, subvertemos prioridades, desencontramo-nos do outro e de nós próprios.
Desejosos todos de fugir desta crise que, como se não bastasse!, não abrange apenas o que é material, de entre opções diversas há quem procure novos caminhos ou descubra um ponto de fuga - do opressivo aqui e agora - pelos fiozinhos e cliques da net. É o caso dos blogueiros, em que nos semi-incluímos.
(Que introdução esta para uma entrada que devia ser festiva!)
Ele há-os para todos os gostos e feitios. Alguns seduzem-nos pelas ideias, pelas palavras, por quem mostram ser. Uns poucos contam com a nossa atenção frequente. Raros são os que quotidianamente visitamos, neste corre-corre a que não escapam as relações virtuais.
.
Tudo isto para anunciar que, recentemente, o BREVES recebeu dois prémios de amigos virtuais, num gesto ditado certamente mais pela afeição do que pela valia do que por aqui se faz.
.
Assim, respeitando a ordem de chegada:
Obrigada pelo “Blogue de Ouro” Anabela Magalhães, dona do blogue do mesmo nome,
amiga virtual de há meses e regular comentadora, “escorpiona azul” que tanto pugna pela dignificação dos professores como pela dos alunos, CEFs em particular;
.

De igual modo agradecemos o Troféu Pedagogia do Afecto à Cristina Bernardes, amiga mais nova mas já muito presente, repartidora de experiências educativas no seu Fascínio das Palavras e guia de excepção na Floresta das Leituras.
Em ambos a Cristina prova que o tempo gasto na leitura, e na escrita, não é tempo desperdiçado.

Bom, vamos lá tentar cumprir os regulamentos, que o tempo urge!
Regras comuns a ambos os prémios:
1- exibir os selos √
2- enlace para o blogue de onde veio a nomeação √
3- deixar um comentário aos eleitos, para que saibam que foram premiados e quem os premiou √
Quanto a regras diferentes:
Escolher seis mulheres a quem entregar o "BLOGUE DE OURO";
O Toféu Pedagogia do Afecto deve ser oferecido a 10 blogues que tenham compromisso e afecto com a Educação .
.

E agora? A equipa deixou-me os meninos nos braços!
Como não sou tão viajada nem tão comentarista, como alguns pensam, vou tentar fazer a dobradinha. Desculpem-me se for tendenciosa e não cumprir as metas fixadas. É que ninguém é infalível, para além de que o meu tempo não é elástico, não dá para frequentar assiduamente todos os blogues que admiro. Escuso-me também a justificar as escolhas, o caro leitor avalie por si…
.
Ora os nomeados para “Blogue de Ouro” e “Troféu Pedagogia do Afecto” são, por ordem alfabética:

.
Anabela Magalhães -
http://anabelapmatias.blogspot.com/
Ao longe os barcos de flores – http://barcosflores.blogspot.com/
Blogicamente – http://blogicament.blogspot.com/
Fascínio das palavras – http://fasciniodaspalavras.blogspot.com/
Floresta das Leituras - http://florestadasleituras.blogspot.com/
Revisitar a Educação – http://revisitaraeducacao.blogspot.com/
Tempo de Teia – http://tempodeteia.blogspot.com/

.

Nota: A regra que falta

5 - O blogue que receber 5 vezes o troféu “Pedagogia do Afecto” deve ir à página http://pedagogiadoafeto.blogspot.com/ deixar um comentário com o e-mail, para receber uma nova homenagem.

4 de fevereiro de 2009

Peça do mês de Fevereiro


Peça utilizada para a medição da pressão.

Novidades na BE/CRE

A BE/CRE informa que tem novidades editoriais, entre as quais publicações dirigidas aos Cursos Profissionais.
Convidamos a uma visita para ver estas novidades!
.

2 de fevereiro de 2009

Visita de Estudo dos Cursos CEF e Profissionais

Realizou-se na passada terça-feira, dia 27, uma visita de estudo a Lisboa e Torres Novas com os alunos dos cursos CEF Assistente Administrativo – 92E, Técnico Administrativo – 92ºJ, Operador de Informática – 92ºF e dos Cursos Profissionais de Serviços Jurídicos – 12ºG, Técnico de Contabilidade –11ºJ e 12ºH, acompanhados pelos seguintes professores: Ana Paula Fernandes, Celeste Alves, José Manuel Rodrigues, Maria de Lourdes Faria, Rui Marques e Sandra Gamboa.
.
A visita revelou-se interessante e educativa, proporcionando na Escola do Comércio de Lisboa um contacto com actividades realizadas por colegas de outros cursos no âmbito do ensino profissional.
Os alunos conheceram uma escola diferente, com forte ligação ao mundo empresarial e possuidora de espaços pedagógicos, nomeadamente loja de Moda, loja alimentar e montras.

Na visita à fábrica “Renova”, os alunos tiveram a oportunidade de observar todas as fases no processo de fabrico do papel e reciclagem, assim como as linhas de produção. Puderam também verificar como a organização e gestão dos postos de trabalho são importantes numa empresa.
Observaram também, a aplicação das tecnologias “Controlo e automação” nas diversas secções, nomeadamente o controlo das máquinas realizado por muitos computadores e a automação introduzida em toda a fábrica – máquinas robots que transportavam rolos enormes de papel por estradas desenhadas nos corredores e empilhadoras que transportavam, colocavam ou retiravam paletes de prateleiras a uma altura espantosa no armazém automatizado, evitando assim muita mão-de-obra.

.

.

Os alunos visitaram também a ETAR situada na fábrica, ficando assim sensibilizados para a não poluição das águas dos rios. Esta fábrica está situada junto à nascente do rio Almonda, que tem o maior caudal da Península Ibérica.
Na generalidade, esta visita contribuiu para o enriquecimento cultural e social dos alunos.
.

A Professora: Ana Paula Fernandes