2 de fevereiro de 2009

Visita de Estudo dos Cursos CEF e Profissionais

Realizou-se na passada terça-feira, dia 27, uma visita de estudo a Lisboa e Torres Novas com os alunos dos cursos CEF Assistente Administrativo – 92E, Técnico Administrativo – 92ºJ, Operador de Informática – 92ºF e dos Cursos Profissionais de Serviços Jurídicos – 12ºG, Técnico de Contabilidade –11ºJ e 12ºH, acompanhados pelos seguintes professores: Ana Paula Fernandes, Celeste Alves, José Manuel Rodrigues, Maria de Lourdes Faria, Rui Marques e Sandra Gamboa.
.
A visita revelou-se interessante e educativa, proporcionando na Escola do Comércio de Lisboa um contacto com actividades realizadas por colegas de outros cursos no âmbito do ensino profissional.
Os alunos conheceram uma escola diferente, com forte ligação ao mundo empresarial e possuidora de espaços pedagógicos, nomeadamente loja de Moda, loja alimentar e montras.

Na visita à fábrica “Renova”, os alunos tiveram a oportunidade de observar todas as fases no processo de fabrico do papel e reciclagem, assim como as linhas de produção. Puderam também verificar como a organização e gestão dos postos de trabalho são importantes numa empresa.
Observaram também, a aplicação das tecnologias “Controlo e automação” nas diversas secções, nomeadamente o controlo das máquinas realizado por muitos computadores e a automação introduzida em toda a fábrica – máquinas robots que transportavam rolos enormes de papel por estradas desenhadas nos corredores e empilhadoras que transportavam, colocavam ou retiravam paletes de prateleiras a uma altura espantosa no armazém automatizado, evitando assim muita mão-de-obra.

.

.

Os alunos visitaram também a ETAR situada na fábrica, ficando assim sensibilizados para a não poluição das águas dos rios. Esta fábrica está situada junto à nascente do rio Almonda, que tem o maior caudal da Península Ibérica.
Na generalidade, esta visita contribuiu para o enriquecimento cultural e social dos alunos.
.

A Professora: Ana Paula Fernandes

3 comentários:

Anabela Magalhães disse...

Fico sempre satisfeita por ler estas notícias positivas que vão chegando daqui e dali referentes aos alunos dos Cursos de Educação e Formação.
Desejo-vos um excelente trabalho.

Anónimo disse...

Obrigada pela atenção dispensada.
Já vai sendo hábito na nossa Escola proporcionarmos aos alunos dos CEF estas vivências, para que fiquem mais enriquecidos ao contactarem com a realidade laboral.
Esta visita recomenda-se, pois foi muito interessante.
Bom trabalho

CICL disse...

o vosso blog tem uma surpresa no meu... Bom continuação de trabalho