26 de janeiro de 2009

Visita de Estudo a Queluz e Sintra - I




Foi na sexta-feira, dia 23 de Janeiro, que as turmas A, B, C, D e E do 11º ano se deslocaram a Queluz onde visitaram o Palácio e puderam assistir a uma dramatização que contou com a participação de dois alunos da escola.

Em Sintra efectuou-se o percurso Queirosiano (Eça de Queiroz) com a ajuda de um Guia da Câmara Municipal.

A visita de estudo decorreu no âmbito da disciplina do Português.

2 comentários:

CICL disse...

"Por uma empatia muito especial; percorri viagens nos romances e contos de Eça de Queiroz, não só em busca de prazer, mas principalmente em busca de algo que me despertasse uma curiosidade muito especial.
Desta maneira, iniciei uma longa caminhada sempre na companhia de personagens marcantes da obra queirosiana.
Naveguei com Teodorico até à cidade Santa, Jerusalém, em busca de A Relíquia para a sua querida Titi. Enjoei nos paquetes com Teodoro até à China em O Mandarim. Emocionei-me com os amores trágicos que envolveram o Padre Amaro e Amélia em O Crime do Padre Amaro, Luísa e Basílio em O Primo Basílio, Carlos Eduardo e Maria Eduarda em Os Maias, Vítor e Genoveva em A Tragédia da Rua das Flores. Visitei A Capital com Artur. Entediei-me na cidade de Paris, percorri as serras de Tormes e redescobri o riso com Jacinto em A Cidade e As Serras. Descobri a Torre de Gonçalo em A Ilustre Casa de Ramires. Sonhei e viajei em Os Contos, e por fim, descansei em “Um dia de chuva”.
Com estas leituras, o meu apreço pela escrita deste autor do século XIX cresceu e foi assim que a minha peregrinação à descoberta deste autor se iniciou."
in dissertação de mestrado
DA DECADÊNCIA À REGENERAÇÃO: JACINTO E O PERCURSO DE AUTO-DESCOBERTA EM A CIDADE E AS SERRAS

Sempre que necessitarem estou pronta para colaborar com vocês sobre este fantástico autor da Literatura Portuguesa.

EMD disse...

Drª Cristina,
Este seu comentário, que agradecemos, é demasiado precioso para ficar por aqui, como tal vai passar para o corpo do BREVES.
Bem-haja pela atenção e disponibilidade.
Elsa Duarte