6 de janeiro de 2009

Testemunho do Ricardo Silva

Por portas e travessas da Net descobrimos aqui, há uns tempos, o rasto de um dos nossos ex-alunos, o Ricardo Silva, que frequenta em Liverpool – berço dos Beatles – um PhD em “Geophysics” e estava, à época, na Austrália.
Comentário puxa e-mail, ideia gera ideia, ficou prometida uma entrada sobre ele aqui no BREVES e combinada uma entrevista para o Fio, a fazer quando viesse passar o Natal cá à santa terrinha.
Mas a coisa não ficou por aí. O Ricardo prontificou-se, de imediato, a vir à sua escola secundária falar com “os alunos acerca da sua experiência na ciência e das suas andanças”.

.



































.
Foi o que fez hoje com as turmas de 12º ano, no âmbito da Área de Projecto de Biologia, Psicologia e Sociologia. A quem contou o seu percurso:
Acabado o secundário na ESCM em 1998/99, licenciou-se em Geologia, na Universidade de Coimbra, em 2003. Fez um estágio profissional de um ano na Câmara do Fundão. Seguiu-se o mestrado em Geodinâmica Externa na Universidade de A Corunha, na Galiza, em 2005-2006. Iniciou o doutoramento em finais de 2006, na Universidade de Liverpool, e esteve, recentemente, um mês na Geoscience Australia, divisão de Petróleo e Geologia Marinha do Governo Australiano.
O testemunho dado hoje pelo Ricardo, um misto de audácia e perseverança, suscitou a curiosidade da jovem plateia, a quem desvendou um pouco sobre a sua área de investigação.
Deixamo-lo, caro leitor, com as palavras do próprio Ricardo:
.

Penso que já ouviram falar algo sobre a tectónica de placas, aquele puzzle de continentes à deriva que se afastam e empurram uns aos outros, numa escala temporal para além da nossa fugaz passagem “por cá”. A dinâmica responsável pelo afinamento e eventual ruptura dos continentes que, posteriormente leva à formação dos oceanos, é um dos pontos a que eu me dedico, mas não só.
A passagem do que é verdadeiramente crosta continental e o que é, indubitavelmente, crosta oceânica é uma das maiores questões a ser respondida tanto pelo mundo académico como pela indústria petrolífera, sendo a identificação da transição-continente-oceano o meu “Holy Grail”.
Neste momento, a margem Angolana e a Brasileira são o meu laboratório do Atlântico Sul e a conjugada Austrália-Antárctica fazem parte do meu próximo projecto (a seguir quem sabe!). Estas áreas são as famosas margens de rifte, locais que fazem crescer, não só água na boca às petrolíferas, como também, os custos de exploração. O meu objectivo consiste em desenvolver e testar metodologias geodinâmicas e de exploração geofísica, para margens continentais com muitos sedimentos (os sedimentos são basicamente a “tralha” que os agentes de erosão transportam para bacias sedimentares e aí se acumula).
O fixe de estar nesta área é a possibilidade de viajar pelo mundo, ir a conferências e conhecer aqueles “tipos” que reconhecíamos dos livros, conhecer culturas muito diferentes da nossa e chegar à conclusão que este mundo não é assim tão grande.

Sem comentários: