23 de janeiro de 2009

O que os Outros Dizem de Nós - I

Estabelecimento de ensino da Covilhã está hoje em festa
Escola Campos Melo assinala 125 anos


"O aparecimento da Escola Industrial, que daria lugar à actual Secundária, é festejado com uma exposição, um debate e um jantar comemorativo.
A Escola Secundária de Campos Melo (ESCM) organiza hoje um conjunto de iniciativas destinado a assinalar os 125 anos da fundação da Escola Industrial, da Covilhã, nas instalações onde actualmente funciona. A efeméride é assinalada ao longo de todo o dia, com iniciativas que decorrem no espaço do estabelecimento de ensino e na sede da APAE – Associação dos Antigos Professores, Alunos e Estudantes da Escola Campos Melo, que contará com uma exposição de trabalhos dos alunos, a partir das 14h00.
Depois do painel de debate que se realiza à tarde, com o tema 'Ontem e Hoje, Dinâmicas e Envolvências', (16h00), segue-se a entrega de diplomas de RVCC (18h00), uma visita ao Museu Educativo da Escola (19h30) e um jantar de Homenagem a professores e funcionários aposentados (20h30). Eventos destinados a assinalar a existência de uma Escola de 'relevância na cidade e na região', segundo uma fonte do estabelecimento de ensino.
Foi através do Decreto de 3 de Janeiro de 1884, subscrito pelos Ministros das Obras Públicas e da Instrução Pública, respectivamente António Augusto de Aguiar e Hintze Ribeiro, que surge na Covilhã a Escola Industrial. O objectivo passava por 'ministrar o ensino apropriado às indústrias predominantes n aquella localidade, devendo este ensino ter uma forma eminentemente prática', como refere o documento governamental.
'O filantropo José Maria da Silva Campos Melo (1840-90) cede uma casa situada na Rua dos Tanoeiros (actual Fernão Penteado) para a instalação provisória da Escola, compra a expensas suas o mobiliário e custeia a preparação, em Lisboa, de um seu funcionário, José da Fonseca Teixeira, que virá a ser o primeiro Director', segundo relata a ESCM. As aulas começaram a 16 de Dezembro 1884, com a disciplina de Desenho Industrial."

In: diário XXI, de 09 de Janeiro de 2009.

Sem comentários: