30 de setembro de 2008

Dia Europeu das Línguas - Dia das Línguas

O Dia Europeu das Líguas, comemorado na sexta-feira, começou com a palestra «Aprendiz de Jornalista, uma experiência contada na primeira pessoa».
Perante uma plateia de alunos de 8º e 9º anos, o nosso ex-aluno João Rodrigues, que é caloiro em Medicina, relatou a sua experiência de colaboração com o Clube do Jornal da ESCM, a Fórum Estudante e o Urbi et Orbi online. Mostrou os recortes dos textos publicados e um dos vários relatórios que fez enquanto animador da Fórum.
Foi nesta qualidade que, de entre 100 colaboradores, foi um dos 11 convidados pela revista para fazer uma viagem de oito dias ao Brasil, como demos conta em entrada anterior.
Desta aventura mostrou fotos e contou peripécias que muito divertiram o jovem público.
.
.
Não deixando de valorizar esta oportunidade como uma excelente recompensa de todo o seu trabalho, o João salientou que ao aceitar o desafio não ia em busca de nenhum prémio e que ver os seus textos publicados já foi para ele muito gratificante.
Incentivou os presentes à leitura e à escrita, bem como a aproveitarem bem todas as experiências que as actividades extra-curriculares proporcionam.
.
Ao longo do dia estiveram expostos por toda a escola cartazes de divulgação sobre os usos e costumes linguísticos e culturais das línguas que fazem parte dos currículos escolares.
.
A meio da tarde, realizou-se o Lanche Internacional, buffet de especialidades espanholas, francesas, inglesas e portuguesas, desta vez acompanhado pela divulgação das respectivas receitas.
Neste momento de descontração, alunos e professores puderam degustar as iguarias, preparadas pelos docentes dos Departamentos de Línguas, e quebrar o stress do início do ano lectivo.
Uma menção aos alunos do 8º B que muito ajudaram nos preparativos deste concorrido lanche.
Aqui fica o álbum de fotos.

.




As actividades encerraram com a conferência do Dr. Carlos M. Silva sobre o tema «Desenvolver estratégias de sucesso em alunos com DEALE (Disléxia/Disgrafia)», dirigida a docentes e encarregados de educação.


.

29 de setembro de 2008

Dia Mundial do Coração

A escola Campos Melo comemora hoje o Dia Mundial do Coração.
A iniciativa é promovida pelo grupo de trabalho PES (Projecto de Educação para a Saúde) em colaboração com o Centro de Saúde da Covilhã. As actividades decorrem no átrio da escola durante toda a manhã.
Vão ser efectuados check ups a quem o desejar, por uma equipa técnica e serão ainda projectados pequenos filmes de sensibilização sobre a promoção da saúde do coração e do sistema cardiovascular.
Mais informações - FPC (Fundação Portuguesa de Cardiologia)



A medição da tensão arterial e a explicação do funcionamento do coração aos alunos feitos pela equipa técnica do Centro de Saúde.

28 de setembro de 2008

Escola Campos Melo distinguida pelos bons resultados nos últimos 7 anos

.
O MEP (Movimento Esperança Portugal) distinguiu as 20 escolas que, nos últimos 7 anos, evidenciaram um progresso e uma melhoria acima da média, a partir da análise dos resultados dos exames nacionais.
.
Em cerimónia realizada no Palácio da Independência, em Lisboa, no passado dia 25 de Setembro, a Escola Campos Melo recebeu o diploma que a coloca entre as 20 escolas do país cujos resultados dos exames nacionais do 12º ano mais evoluíram, entre 2001 e 2007, com base no ranking elaborado pela SIC.
.
Sob o lema “Melhor é possível”, o MEP promoveu a reflexão sobre as boas práticas que conduziram a estes resultados, reconhecendo o esforço a dedicação e o mérito pelo trabalho desenvolvido.

26 de setembro de 2008

Dia Europeu das Línguas


Como já vem sendo tradição, o Dia dos Departamentos de Línguas Germânicas e Românicas da ESCM festeja-se hoje, Dia Europeu das Línguas.
.
O objectivo das actividades é sensibilizar a comunidade educativa para a importância da aprendizagem das línguas, nomeadamente através da divulgação dos usos e costumes linguísticos e culturais de outros povos.
.
Eis o programa das actividades:
...
Afixação de cartazes elaborados por alunos e professores.
...
10:10 - no Auditório - Actividade interpares: «Aprendiz de jornalista», relato de experiência em primeira pessoa.
..
13:00 - Almoço Internacional na Cantina.
...
16:30 - Lanche internacional – Buffet constituído por especialidades espanholas, francesas, inglesas e portuguesas com a respectiva divulgação de receitas.
...
18:00 - no auditório - palestra com o Dr. Carlos M. Silva: Desenvolver estratégias de sucesso em alunos com DEALE (Disléxia/Disgrafia).
.
Participa!

24 de setembro de 2008

Avaria no simulador do "Big Bang"

Acelerador de partículas não funcionará antes da Primavera O LHC (Large Hadron Collider), o acelerador de partículas mais potente do mundo, avariou e não poderá recomeçar a funcionar antes da Primavera, anunciou a Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN).



23 de setembro de 2008

ESCM distinguida com o Prémio MEP

Na próxima quinta-feira, a nossa escola vai receber um troféu atribuído pelo Movimento Esperança Portugal (MEP) por ser, tal como diz o texto abaixo, uma das 20 escolas cujos "resultados nos Exames Nacionais, nos últimos 7 anos, evidenciam um progresso e uma melhoria acima da média".
.
.
.
Estamos, pois, no bom caminho e de parabéns!

22 de setembro de 2008

A partir de hoje...



...está oficialmente aberta a estação de Outono!


20 de setembro de 2008

Estamos babados...


BREVES_ONLINE
«Pelo excelente trabalho de divulgação dos trabalhos dos seus alunos e dos seus professores.»
.
Foi com estas palavras que o professor Raul Martins, no seu POR UM MUNDO MELHOR justificou a distinção que atribuiu ao nosso blog.
Um gesto que significa a amizade de um leitor atento mas também o apreço de um professor, que pessoalmente nem conhecemos, pelo trabalho que se faz na nossa Escola.
Sabe tão bem o aconchego dos pares, particularmente nestes tempos...
.
As regras do prémio ditam que o agraciado nomeie outros sete blogues brilhantes.
Vamos reunir e deliberar. Até lá...

19 de setembro de 2008

Começou a 10 de Setembro...

Sim, a maior experiência em Física de Partículas alguma vez realizada pelo Homem! O LHC (Large Hadron Colider) começou a acelerar protões no CERN!

"Tudo nesta experiência é ENORME: o número de físicos de todo o mundo envolvidos no projecto – cerca de dez mil cientistas; o tamanho dos detectores – o ATLAS tem o tamanho de um prédio de 10 andares e o CMS pesa tanto como a Torre Eiffel; a quantidade de dados experimentais que a experiência vai produzir... Foram precisos vinte anos para conceber, projectar e construir as experiências, e outros quinze a vinte anos serão necessários para as explorar completamente!
É natural que este dia tenha sido aguardado com ansiedade e muito festejado por toda a comunidade científica!
Aqui fica uma fotografia “Eu no CERN” que tirei, dentro do ATLAS, em Setembro de 2007, quando ainda estava em construção".
Professora Rosa Simões

16 de setembro de 2008

Resultados do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior - 1ª FASE

Totais:
.
Alunos que apresentaram candidatura ―143
Foram colocados na 1ª fase ― 139 (97%)
Opção média de colocação ― 1,83
.
1- Colocados por opção:
.


.
.
.
.
.
.
.
.
.
2- Colocados por curso de colocação (15 mais frequentes)
.












.Fonte: ENES 2008
.
A Escola Campos Melo congratula-se com os 97% de colocações dos nossos alunos e deseja a todos as maiores venturas na nova etapa das suas vidas.

15 de setembro de 2008

Recepção aos Alunos

Iniciam-se hoje as actividades na ESCM.
Dia 15 de Setembro - Recepção aos alunos de 7º e 10º anos de escolaridade.
Dia 16 de Setembro - Inicio das actividades escolares para todos os anos.
Os horários das turmas e a lista dos professores das turmas encontram-se afixados no átrio principal da escola.

13 de setembro de 2008

Bye, Bye, Brasil...

.

A esta hora o "nosso" João Rodrigues deve estar a despedir-se de Porto Seguro...
O João encontra-se no Brasil, desde o passado domingo, numa viagem-prémio concedida pela revista FórumEstudante.
Com ele estão mais 11 jovens estudantes portugueses que, no decurso do passado ano lectivo, foram correspondentes da Revista, nela publicando reportagens diversas sobre o quotidiano das respectivas escolas
O regresso é já na segunda-feira, no dia seguinte ao do anúncio das colocações no ensino superior.
Não faltam motivos ao João para se sentir entusiasmado.
.
Depois nos contará...
.
O João foi, no último ano, um colaborador activo do Clube do Jornal e deste jornal online, assinando como Nessuno.
É também autor do blogue Estado d'Arte, com enlace aqui ao lado.
Não queremos perder a portunidade de lhe dar os parabéns e desejar-lhe felicidades na nova etapa de vida que se avizinha.
.
.
E porquê Porto Seguro?
.
«Em 9 de março de 1500, zarpam de Lisboa os treze navios que formaram a esquadra comandada pelo fidalgo Pedro Álvares Cabral.
Em 22 de abril do mesmo ano ele aportou em terras até então desconhecidas para os europeus. A princípio, os portugueses acreditaram que o local era apenas um monte em uma ilha, e ali rezaram a primeira missa em terra firme desde o princípio da viagem.
O lugar recebeu o nome de Monte Pascoal (hoje Porto Seguro, na Bahia).
Após algumas explorações no novo território, surgiu entre os portugueses uma dúvida: o lugar era apenas uma ilha, ou se tratava de uma porção de terra muito maior? A princípio, acreditaram tratar-se de fato de uma ilha, que recebeu o nome de Ilha de Vera Cruz. Ao descobrir que a terra era muito mais extensa, seu nome foi mudado para Terra de Santa Cruz. Apenas após a descoberta da madeira cor de brasa do pau-brasil (principal produto explorado nos primeiros anos da colonização) é que a terra recebeu o nome de Brasil.»
Excerto daqui
.
Para ter um cheirinho mais intenso daquela grande nação irmã, aqui fica a letra e aqui a música de Chico Buarque, à qual "roubámos" o título desta entrada.

12 de setembro de 2008

Dia do Diploma


Decorreu hoje à tarde no auditório da escola o Dia do Diploma, com a entrega do diploma de conclusão do 12º ano aos 166 alunos do ano lectivo transacto, pertencentes aos cursos profissionais e cursos científico-humanísticos.
A aluna Joana Ramos Rodrigues do 12º A do curso de Ciências e Tecnologias recebeu para além do diploma, um prémio de mérito de 500 euros instituído pelo Ministério da Educação (ME), por ser a aluna da escola com melhor média de conclusão do ensino secundário ( que no seu caso foi superior a 18 valores).
.

O aluno João Rodrigues do 12º A recebeu também um prémio de reconhecimento, uma viagem ao Brasil, atribuído pela revista Fórum Estudante, pelo trabalho de colaboração que desenvolveu entre o Clube do Jornal da escola Campos Melo e a revista Fórum, através da publicação de inúmeras reportagens sobre o dia-a-dia da escola ao longo deste último ano lectivo.
O Dia do Diploma foi presidido pela Senhora Presidente do Conselho Executivo, Dra. Isabel Fael e teve como objectivo reconhecer o esforço dos alunos que concluíram a sua formação no nível secundário.
A Presidente do Conselho Executivo felicitou todos os alunos pelo sucesso alcançado e incentivou os presentes a que procurassem investir na sua formação ao longo de toda a vida. Salientou o esforço da ESCM na disponibilização de ofertas educativas diversificadas, o que se traduziu numa elevada taxa de conclusão do ensino secundário. Fez, ainda, alusão aos diversos projectos que a Escola tem dinamizado e que têm constituído excelentes oportunidades para o desenvolvimento de outras competências, para além das exercitadas durante a actividade lectiva.
Através da instituição do Dia do Diploma o ME pretende valorizar a importância da conclusão do 12º ano, encarando-o como a habilitação mínima de formação para a população portuguesa nos próximos anos.
O Breves_online deseja as maiores felicidades a todos os alunos no seus futuros percursos profissionais e/ou académicos.

Professor

O Professor é um segredo...
.
O professor compra uma agenda nova, um caderno bonito, uma caneta verde. Prepara-se com expectativa (com esperança?) para o que o novo ano lhe trará. O Professor é um aluno que não quis deixar a escola. O professor zanga-se, "congelado", longe da família, horário mau, vida difícil. Faz promessas e juras: não gasta nem mais um minuto no fim de semana, nada de projectos loucos, nem mais um tostão do bolso, nem mais um tinteiro, uma folha de papel, gota de tinta, gota de sangue, gota de suor. Espreitem uns dias depois. O professor está, outra vez, a fazer a festa com os alunos. A festa é, quase sempre, muito maior.
.
O Professor tem forma de coração com memória fraca.
.
O professor não tem endereço electrónico. Não escreve textos no computador. Não quer. Diz que não, que não gosta, que não percebe. O professor insiste que prefere lápis e papel. Nunca, nunca conseguirá. Diz que não vale a pena. E depois... O professor pede ajuda ao filho. O professor faz formação. Aceita a mão de outro professor. O professor dá mais um passo.
.
O Professor é um caderno já muito cheio, onde encontramos sempre muitas folhas brancas.
.
O professor fala de saúde, futuro, matemática, inglês, poesia, estudo, música, informática, livros. Sabe fazer projectos, jornais, cartazes, desenhos, receitas, teatro. Cura feridas, ampara tristezas, acalma medos. Escuta segredos, dá conselhos, conta anedotas, prepara passeios, monta exposições. Dirige a escola, dirige um grupo, escreve regulamentos, prepara oficinas, constrói materiais. O Professor não sabe o que quer ser quando crescer. O professor faz muitas perguntas, por dentro e por fora dele. O professor gosta que lhe façam perguntas. O professor ensina que as perguntas são a melhor maneira de aprender. O professor acha mais difícil fazer uma boa pergunta do que dar uma má resposta. O professor ensina a perguntar. O professor não sabe todas as respostas.
.
O Professor é um ponto de interrogação com muitas respostas possíveis.
.
O professor tem medo. De não conseguir, de não ser capaz, de errar, de acertar, de se perder, de perder alguém. Tem medo de ter medo. Medo de não ter medo. Medo de avançar depressa, de avançar devagar. Medo de ficar parado. O professor tem medo que não aconteça nada.
.
O Professor usa o medo como meio de transporte.
.
O professor chora, ri. O professor sofre, mastiga desgostos, partilha-os se forem maiores do que ele próprio. Tem sonhos, tem desejos. Às vezes pinta, às vezes canta, outras escreve. Planta flores, cria borboletas, namora, ama, tem filhos, não tem filhos, representa, dança, vai ao cinema. O professor é feliz, é menos feliz, é feliz outra vez. O professor fica parado a pensar no que sente. O professor é de todas as cores por dentro e por fora. Mais do que o arco-íris. Mais do que a maior caixa de lápis de cor do mundo. Mais do que todas as cores que se podem imaginar.
.
O Professor do avesso é tão colorido como do direito.
.
O professor recomeça tantas tantas vezes, que desiste do prefixo "re". O professor caminha numa estrada que dá voltas e voltas e voltas... Não se lembra de ontem. Não sabe o amanhã. Oferece o tempo que tem.
.
O Professor não tem princípio nem fim.
.
O professor tem uma magia só dele. Um feitiço que lhe foi lançado, não se sabe quando nem por que fada. Ele é Bela ou Monstro, Princesa Adormecida, Gata Borralheira, Capuchinho Vermelho, Branca de Neve. As madrastas, os lobos, as bruxas, as trevas vão andar sempre por aí. Ele luta, história a história, contra todos eles. O Professor tem de ser o final feliz de todas as histórias, para que o mundo se salve. Por entre o som das palavras, o professor é cheio de silêncios que poucos conhecem. Silêncios que falam, muitas vezes, uma língua que quase ninguém se lembra de ter ouvido.
.
O Professor é um segredo que se deve contar em voz alta, para toda a gente ouvir.
.
Teresa Martinho Marques
Texto publicado no Correio da Educação, CRIAP ASA, nº232, 3 de Outubro 2005 e aqui.

4 de setembro de 2008

Voltámos!

Foto daqui


Foi-se o Sol!

Hoje o dia amanheceu cinzento com cheiro a terra molhada. Prenúncios de Outono e do começo das aulas.

Os leitores fiéis que nos perdoem por ficarmos assim parados, com as árvores, desde o já longínquo Julho, sem ao menos uma explicação, os votos de boas férias, um adeus ou até breve.
Às vezes o silêncio também é revelador.
Neste caso ele traduziu a multiplicidade de tarefas a desempenhar, monopolizaradoras de todo o nosso tempo, a par da exaustão com que chegámos ao fim do ano.
Entretanto... os raios de Sol estival recarregaram as nossas baterias e ... cá estamos prontos para recomeçar. Serenamente e de mansinho, como diz o nosso amigo prof. Raul. Que o ano que aí vem promete muito stress...

Bom ano lectivo!