13 de setembro de 2008

Bye, Bye, Brasil...

.

A esta hora o "nosso" João Rodrigues deve estar a despedir-se de Porto Seguro...
O João encontra-se no Brasil, desde o passado domingo, numa viagem-prémio concedida pela revista FórumEstudante.
Com ele estão mais 11 jovens estudantes portugueses que, no decurso do passado ano lectivo, foram correspondentes da Revista, nela publicando reportagens diversas sobre o quotidiano das respectivas escolas
O regresso é já na segunda-feira, no dia seguinte ao do anúncio das colocações no ensino superior.
Não faltam motivos ao João para se sentir entusiasmado.
.
Depois nos contará...
.
O João foi, no último ano, um colaborador activo do Clube do Jornal e deste jornal online, assinando como Nessuno.
É também autor do blogue Estado d'Arte, com enlace aqui ao lado.
Não queremos perder a portunidade de lhe dar os parabéns e desejar-lhe felicidades na nova etapa de vida que se avizinha.
.
.
E porquê Porto Seguro?
.
«Em 9 de março de 1500, zarpam de Lisboa os treze navios que formaram a esquadra comandada pelo fidalgo Pedro Álvares Cabral.
Em 22 de abril do mesmo ano ele aportou em terras até então desconhecidas para os europeus. A princípio, os portugueses acreditaram que o local era apenas um monte em uma ilha, e ali rezaram a primeira missa em terra firme desde o princípio da viagem.
O lugar recebeu o nome de Monte Pascoal (hoje Porto Seguro, na Bahia).
Após algumas explorações no novo território, surgiu entre os portugueses uma dúvida: o lugar era apenas uma ilha, ou se tratava de uma porção de terra muito maior? A princípio, acreditaram tratar-se de fato de uma ilha, que recebeu o nome de Ilha de Vera Cruz. Ao descobrir que a terra era muito mais extensa, seu nome foi mudado para Terra de Santa Cruz. Apenas após a descoberta da madeira cor de brasa do pau-brasil (principal produto explorado nos primeiros anos da colonização) é que a terra recebeu o nome de Brasil.»
Excerto daqui
.
Para ter um cheirinho mais intenso daquela grande nação irmã, aqui fica a letra e aqui a música de Chico Buarque, à qual "roubámos" o título desta entrada.

Sem comentários: