30 de novembro de 2007

29 de novembro de 2007

Vista ao Citeve

...
No dia 9 de Novembro os alunos das turmas do 10ºF (Curso Profissional Técnico de Análise Laboratorial) e do 12ºI (CEF Técnico de Gestão Ambiental) visitaram o CITEVE.



...
O objectivo da visita foi o conhecimento dos laboratórios que actualmente abrangem um alargadíssimo conjunto de ensaios nas mais diversas áreas desde o controlo e qualidade têxtil, efluentes, águas para consumo humano e microbiologia.

...
Professoras Cristina Lourenço e Guida Silva

"Convite" para Paris...

O Clube de Cinema em colaboração com o Projecto Educação
para a Saúde, levou ontem a efeito a terceira sessão de cinema
deste ano lectivo.
Estiveram presentes "30 emoções"!!!
em "Paris...je t'aime"

Paris je t' aime
Vinte bairros de Paris, 20 realizadores. A cidade da luz reinventada pelos maiores realizadores internacionais. Histórias de amores roubados, passageiros, vampirizados ou revelados. O Marais visto por Gus Van Sant, as Tulherias pelos irmãos Coen, a Place des Victoires pelo japonês Nobuhiro Suwa, entre muitos outros...

Clube de Cinema da ESCM

Torna-te membro do Clube acedendo
à plataforma Moodle da Escola

28 de novembro de 2007

Visita de estudo - DANONE e ETASA



"No dia 20 de Novembro de 2007 os alunos do 10ºF (Curso Profissional Técnico de Análise Laboratorial), 12ºI (CEF Técnico de Gestão Ambiental) e quatro alunas do 12ºC (no âmbito da Área de Projecto) realizaram uma visita de estudo à DANONE, em Castelo Branco e também à ETASA (Estação de Tratamento de Águas de Santa Águeda).
Na Danone iniciou-se a visita com a observação de um filme sobre o processo de fabrico dos iogurtes e posteriormente visitaram as instalações da fábrica, tendo observado as linhas de enchimento para iogurtes e os laboratórios.
Depois do almoço seguiram para a ETASA onde ficaram a conhecer todo o processo de tratamento das águas de consumo humano da população de Castelo Branco, do sul do Fundão, Idanha-a-Nova e em certas situações, de Vila Velha de Ródão."
Elaborado pelas alunas Ana Carolina Curto e Vanessa Dâmaso – 10ºF

27 de novembro de 2007

As artes da ESCM na "Mamãs e Bebés"

A organização da "Feira Mamãs Bébés", que decoreu no passado fim de semana no pavilhão da Anil, pediu a colaboração do Departamento de Artes da nossa escola, para a decoração do átrio de entrada.
Aqui ficam imagens dos trabalhos do 12ºF, executados nas disciplinas de Desenho e Oficina de Artes.
...


English Corner - Thanksgiving





Thanksgiving Day is a holiday celebrated in the United States and Canada on the 4th Thursday in November. It is a day set aside each year for giving thanks to God for blessings received during the year.





Núcleo de Estágio de Português e Inglês
Pedro Nave e Tatiana da Fonseca

A nossa Feira do Livro


Está a decorrer na Biblioteca, durante toda a semana, uma Feira do Livro patrocinada pela Editorial Caminho.

Aproveite os descontos e ponha as leituras em dia!

26 de novembro de 2007

Porque a SIDA existe...II

Os números em Portugal são alarmantes, colocando-nos como um dos países onde há mais novos registos de infecções diagnosticadas a nível europeu.

No continente africano continua a ser onde mais se morre no mundo por doenças associadas à infecção por HIV/ SIDA.

Porque a SIDA existe...

O Pojecto de Educação para a Saúde da escola encontra-se a assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a Sida, ao longo de toda a semana.

As actividades foram programadas e executadas através da disciplina de área- projecto do 9º ano de escolaridade e com o auxílio da disciplina de Educação Tecnológica.
As turmas do Ensino Básico e os 10º anos de escolaridade da vertente profissional terão a oportunidade de participar num "Jogo da Glória pela Prevenção" ao longo de toda a semana.
Informações da Associação Abraço
A Levi Strauss Europe propõe a actividade a nível europeu que aqui se descreve.

PROGRAMA “ESCOLA ALERTA!” 2007/08



Sob o lema Sensibilizar a Escola e a Juventude / Interiorizar e Exercitar a Cidadania o Programa "Escola Alerta" tem por objectivo «sensibilizar as crianças e os jovens do Ensino Básico e do Ensino Secundário para as questões da deficiência, mobilizando-os para o combate à discriminação de que são alvo as pessoas com deficiências ou incapacidade, através da eliminação das barreiras urbanísticas, arquitectónicas e de comunicação que dificultam ou impedem a sua acessibilidade e o pleno gozo da sua cidadania.»

Este programa inclui uma componente concurso destinado a todos os alunos dos Ensinos Básico e Secundário que consiste «Na inventariação das barreiras existentes - sociais, de comunicação, urbanísticas e arquitectónicas - e na proposta de soluções para a sua eliminação.»
Os trabalhos deverão ser realizados em grupo e deverão conter textos descritivos, acompanhados de suportes visuais (desenhos, fotografias, colagens, CD, DVD, power point, cuja apresentação não pode exceder 10 minutos) ou outros.

Concurso Internacional de Literatura “Terminemos este Conto” – Edição I – 2007

O concurso "Terminemos este Conto", destinado a alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário, pretende premiar a melhor conclusão do conto de Lídia Jorge, "A casa dos animais". A organização e da União Latina em conjunto com a CPLP e o IILP.
As candidaturas deverão ser apresentadas até ao dia 15 de Janeiro de 2008.
O vencedor em Portugal terá como prémio uma viagem a Cabo Verde, com duração de uma semana, onde integrará um programa de carácter cultural.



O Regulamento do Concurso, Ficha de Inscrição e Conto "A Casa dos Animais", de Lídia Jorge estão disponíveis na página da DGIDC, em:


http://sitio.dgidc.min-edu.pt/PressReleases/Paginas/ConcursoInternacionaldeLiteratura.aspx

PARTICIPA!

Passatempo IPCB


O Instituto Politécnico de Castelo Branco e a agência de viagens Mundiclasse oferecem, mensalmente, um fim-de-semana num hotel de 4 estrelas para duas pessoas, no âmbito da iniciativa “Passatempos IPCB”.
Para ganhar, os participantes necessitam apenas de aceder ao sítio do IPCB
(http://www.ipcb.pt/) e responder correctamente a duas perguntas que aí são colocadas.
A iniciativa “Passatempos IPCB” oferece ainda, semanalmente, dois bilhetes duplos para o Cine S. Tiago.
Ainda no âmbito desta iniciativa prevê-se para breve o alargamento das parcerias no que resultará em novos e fantásticos prémios. Para isso basta concorrer.

Visita ao Estádio da Luz


No dia 22 de Novembro, os alunos dos cursos CEF Assistente Administrativo, CEF Informática, CEF Técnico Comercial e dos Cursos Profissionais de Contabilidade e de Serviços Jurídicos visitaram o Estádio da Luz e estiveram com a Águia “Vitória”.


Também passaram pela Dancake, onde tiveram de usar batas e tocas para entrar nas linhas de produção de bolachas e tortas.

Os professores: Ana Paula Fernandes, Celeste Alves, Sandra Gamboa, Lurdes Farias, Albertina Matos e José Manuel Rodrigues.

22 de novembro de 2007

Dia Nacional da Cultura Científica

No dia de aniversário de Rómulo de Carvalho a 24 de Novembro comemora-se também o Dia Nacional da Cultura Científica. Em Coimbra o Museu de Física da Universidade irá fazer o lançamento do concurso Física para todos, com poesia à mistura no dia 23 de Novembro.
Física para todos, com poesia à mistura é um duplo concurso, destinado a comunicadores de Ciência e a declamadores de poesia, em homenagem a Rómulo de Carvalho/António Gedeão. Rómulo de Carvalho deixou-nos uma vasta e variada bibliografia que inclui livros de divulgação, obras de História da Ciência e manuais escolares, para além da poesia.

Até ao dia 28 de Novembro as instituições científicas, universidades, escolas, associações e museus abrem as suas portas ao público proporcionando o contacto directo com o trabalho de investigação e promovendo iniciativas de divulgação científica, acessíveis a todos.

Apontamentos de Novembro no "English Corner"

...

Estes foram os apontamentos sobre aspectos culturais britânicos e norte-americanos publicados neste mês de Novembro.
...


Clique nas imagems para ler o texto.
...
Núcleo de Estágio de Português e Inglês
Pedro Nave e Tatiana da Fonseca

O escritor do mês









Aquilino Gomes Ribeiro nasceu a 13 de Setembro de 1885 em Carregal de Tabosa, concelho de Sernancelhe. Aos 10 anos, muda-se, juntamente com os seus pais, para Soutosa, acabando por aí completar a instrução primária. Posteriormente, vai para Lamego e Viseu, local onde chega mesmo a frequentar um seminário, que abandonou por falta de vocação.
Em 1906, instala-se em Lisboa, iniciando por essa altura a sua participação em jornais, através da escrita de artigos.
Neste período de grande agitação republicana, acaba por ser preso, em 1907, pelo rebentamento de uma bomba. Não aguentando a vida prisional, Aquilino Ribeiro consegue evadir-se e é obrigado a fugir do país. Assim, entre 1908 e 1914, adopta como residência as cidades de Paris e Berlim.
Com o eclodir da I Guerra Mundial, Aquilino regressa a Portugal e, em 1918, publica o seu primeiro romance intitulado “A Vida Sinuosa”, dedicado à memória do seu pai. Na sequência de um convite a si dirigido, a partir de 1919 entra para a Biblioteca Nacional e desse momento em diante dedica-se à escrita sem mais parar.
Revelou-se ainda um grande opositor da ditadura militar que entretanto se instala em Portugal, pelo que se viu obrigado a exilar-se, por duas ocasiões.
Entre as obras mais proeminentes deste autor, destacam-se algumas como: “O Romance da Raposa” (1924), “Andam Faunos Pelos Bosques” (1928), “O Arcanjo Negro” (1947), “O Malhadinhas” (1949), “Quando os Lobos Uivam” (1958).
Aquilino Ribeiro acaba por adoecer inesperadamente e morre no dia 7 de Maio de 1963, no Hospital da CUF, quando contava 78 anos.

Núcleo de Estágio de Português e Inglês
Pedro Nave e Tatiana da Fonseca

21 de novembro de 2007

Segurança na Escola - II

No passado dia 7 de Novembro, 4ªfeira, decorreu uma acção de formação sobre extintores de incêndios destinada aos F.A.A.E. Esta formação foi orientada pelo comandante dos B.V. da Covilhã, José Flávio Martins e teve uma componente teórica e uma prática.
Todos os F.A.A.E. aprenderam as características técnicas dos diferentes tipos de extintores e manusearam-nos em situação de fogo real. Foi para todos uma acção enriquecedora e necessária para as suas funções dentro do plano de emergência da Escola.

Concurso de Jornais Escolares do Público

Os resultados do Concurso de Jornais Escolares promovido pelo Público já foram divulgados.

Queremos "publicamente" felicitar todos os distinguidos, em particular o Jornal O Teixo, do Agrupamento de Escolas do Teixoso, de cuja equipa faz parte Rui Espinho, que há uns anos foi professor na ESCM e coordenador do Clube do Jornal da Campos Melo.



Menção honrosa no escalão 1 (Escolas Básicas) do Concurso Nacional de Jornais Escolares 2006/07, promovido pelo PÚBLICO na Escola





Os prémios serãos entregues no dia 28 de Novembro, em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, numa sessão presidida pela Ministra da Educação.
O júri, que integrou Maria Teresa Calçada, do Ministério da Educação; Ana Rita Rodrigues, Daniela Martins e Rosário Oliveira, da Ciência Viva; Paula Gris Grais, do Centro Português de Design; os docentes João Carlos Gonçalves e Felisbela Lopes e Eduardo Jorge Madureira, director pedagógico do PÚBLICO na Escola, atribuiu 26 distinções.

O Concurso Nacional de Jornais Escolares é uma iniciativa anual do projecto de educação para os media do jornal PÚBLICO, apoiada pelo Ministério da Educação, pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, pela Porto Editora e pelo Centro Português de Design.

20 de novembro de 2007

Gestão Ambiental na ValorSul



No âmbito das disciplinas de OETAR e OSTRS, realizou-se no passado dia 6 de Novembro de 2007 uma visita de estudo do 12º CEF – Técnico de Gestão Ambiental à empresa ValorSul, com o objectivo de conhecer o tratamento por Incineração, que os resíduos domésticos sofrem, desde a sua origem até ao destino final das cinzas e escórias.
Em linhas gerais o processo envolve a pesagem dos resíduos, encaminhamento para fossas de deposição, misturados e depositados nas tremonhas. Por gravidade são encaminhados aos fornos de combustão, onde são incinerados. As cinzas resultantes desta queima são enviadas para aterro, após separação dos materiais ferrosos. A energia resultante da queima serve para produção de energia eléctrica que abastece toda a unidade fabril, e o excedente é vendido à rede pública. Por sua vez, às cinzas resultantes da queima é-lhes dado outro aproveitamento, como por exemplo material de pavimento para estradas.
Os gases libertados no processo de combustão são devidamente tratados antes de serem expelidos, por forma a preservar o meio Ambiente.


Professora Cristina Lourenço

Artes no Porto: Da Vinci e Dali



Na quarta-feira, dia 24 de Outubro de 2007, os alunos de Artes da Campos Melo foram ao Porto visitar as exposições de Leonardo Da Vinci e Salvador Dali.
A exposição “Leonardo Da Vinci – O Génio” encontra-se no Palácio de Cristal, e inclui modelos em tamanho real, construídos a partir de desenhos e estudos de Da Vinci, tais como o submarino, o avião, o tear, o protótipo do pára-quedas, entre outros…
A exposição estava dividida em diversos sectores, tais como máquinas civis, terrestres, máquinas de guerra, aquáticas e estudos sobre anatomia e arte.
Para uma melhor compreensão do funcionamento e da finalidade dos inúmeros modelos, era possível o manuseamento de alguns deles.
Após o almoço, visitámos a exposição de mais de 280 obras de Salvador Dali, que estavam expostas no Palácio do Freixo.
Observámos esculturas como: “Mulher Nua Subindo a Escada” (“…subir é mais importante do que chegar ao topo…”), “Cavalo com Jóquei Tropeçando”, “Homem Sobre Golfinho,” “Perseo” e “Trajano a Cavalo”, “Dom Quixote Sentado”, “Elefante Cósmico”, “Gala Gradiva”, “Mercúrio” e “Divindade Monstruosa”.
Quanto aos trabalhos gráficos, destaca-se a “Bíblia Sagrada”, composta por 150 litografias, “Fausto” (12 litografias), “Gargantua e Pantagruel” (25 litografias) e “Tricórnio” (20 xilografias), que retratavam principalmente o nu surrealista. A litografia consiste na técnica, também conhecida como “Ponta Seca”, em que as obras eram produzidas numa pedra e prensadas no papel. Já a xilografia, que se assemelha à litografia, é feita na madeira em vez da pedra.

Luciana Teodósio – 10º Ano E

19 de novembro de 2007

João Rodrigues colaborador da FÓRUM ESTUDANTE

De entre as 443 instituições de ensino que recebem a FÓRUM ESTUDANTE, esta revista escolheu a Campos Melo como uma das 100 para implementar a sua mais recente iniciativa: a REDE PORUM.

No âmbito deste projecto, que visa uma maior aproximação e interacção com os leitores, a revista pretende criar uma rede de colaboradores, alunos do Ensino Secundário com «facilidade de comunicação e perfil dinâmico», cuja função consistirá em «enviar informações sobre iniciativas várias da Escola, motivos de cobertura por parte da revista, feedback mensal sobre a revista e sugestões diversas».

A ESCM escolheu como seu representante para esta iniciativa o aluno João Rodrigues, do 12º A, que tem vindo a colaborar com o Clube do Jornal da nossa escola.
Parabéns João e bom trabalho !


Foto de Arquivo
...
A FÓRUM ESTUDANTE acrescentou a esta oprtunidade mais dois incentivos: «No final do ano, a colaboração do aluno será premiada com uma visita de estudo ao Brasil e com um passe para um Festival da Verão».

(In)tolerância está na moda?

“A tolerância tem modas?”, “Como é que a moda se tornou tolerante?”, “Qual é o significado de Tolerância? Tem esta palavra conotação positiva ou negativa?”, “Os sinais exteriores no indivíduo, resultantes da sua cultura ou da pertença a subgrupos sociais, são hoje em dia tolerados por todos nós?”, “O que fez a moda para respeitar o ambiente e o Homem?”.
Estas foram algumas das questões que se colocaram ao longo do debate “As Modas da Tolerância”, decorrido no Café Covilhã Jardim pelas 22 horas do dia 16 de Novembro.
Espírito Santo, docente na Escola Secundária Campos Melo (ESCM), e Rui Miguel, docente do Departamento de Ciências e Tecnologias Têxteis, da Universidade da Beira Interior, foram os intervenientes no debate organizado pelo clube Agenda 21 da ESCM e pela turma 91 J.
No que tocou à Sociologia, Espírito Santo focou essencialmente a mudança do que é dado como tolerável ao longo do século XX, assim como as constantes “modas” que existiram na maneira de pensar, de agir e de se expressar artística e estilisticamente. Já Rui Miguel deu a conhecer a evolução da concepção do belo na produção do vestuário, a sua relação com a temática em discussão e o modo como a produção têxtil pode intervir na indulgência para com a ecosfera (elaboração de peças com tecidos biodegradáveis, com menos poluição, por exemplo).
Apelidado de conversa de café, este debate não deixou de o ser, dada a troca de opiniões sobre a tolerância a nível religioso, cultural e político. São exemplos a não permissão de lenços islâmicos nas aulas, em França, o desenvolvimento regional marcado pela mistura de culturas e a música como forma de expressão destas, que se modificou durante a história, em que os alvos da intolerância foram sendo substituídos. Espírito Santo, a partir da audição de temas musicais, comparou letras contrastantes, do mesmo autor sobre o mesmo assunto, separadas por cerca de 15 anos, concluindo-se como a tolerância pode ter “modas”.
A Campos Melo interveio assim na comunidade, não só escolar, mas principalmente exterior, através de uma iniciativa onde se puderam trocar ideias acerca de um assunto que na actualidade ganha importância, nos espaço/tempo pós-lectivos, visando não só a comemoração do Dia da Tolerância, como também a subjectividade relativa à definição desta palavra.

17 de novembro de 2007

Convite



O Grupo de Educação para a Saúde, da ESCM, convida a comunidade a visitar, este fim de semana, a campanha "O que está a dar é não fumar" e a exposição alusiva ao Dia Mundial do Não Fumador, no Serra Shopping.
...

16 de novembro de 2007

Escola sem fumo


Apesar da aparente consciencialização das pessoas sobre os malefícios do consumo de tabaco há demasiada gente que continua a fumar.
Os efeitos de deixar de fumar começam a sentir-se logo 20 minutos depois, mas só passados 10 a 15 anos é que o risco de ter doenças do coração fica igual ao de um não fumador, segundo os pneumologistas.
O Dia Mundial do Não Fumador assinala-se amanhã e os dados da Sociedade Portuguesa de Pneumologia indicam que bastam 20 minutos sem fumar para que a tensão arterial desça e que depois de 24 horas sem tabaco o risco de enfarte diminui.
A Escola Campos Melo é há alguns anos, uma escola sem fumo para toda a comunidade escolar em todo o seu recinto escolar.
Para informações sobre como deixar de fumar - Portal da Saúde (Min. da saúde)
Por fim, alguns compostos do cigarro:

Estas foram só para abrir o apetite da leitura

...
Foi hoje a última das sessões de contos conTApetes dedicadas às turmas de 7º ano.











Desta vez, ouvimos A Magia da Selva, um conto tradicional da América do Sul, e a conhecidíssima história de O velho, o rapaz e o burro.




Como disse o contador, Miguel Carmelo, «não há idade para gostar de ouvir histórias» e os alunos do 7º B provaram-no, aderindo com muita atenção e entusiasmo quer às narrativas quer aos tapetes, com os quais recriaram a sua versão das «estórias».

Todos os dias...

As Acções em defesa da tolerância
começam em cada um de Nós...




(Fotos gentilmente obtidas pelo Sr. José Nuno.)