20 de novembro de 2007

Gestão Ambiental na ValorSul



No âmbito das disciplinas de OETAR e OSTRS, realizou-se no passado dia 6 de Novembro de 2007 uma visita de estudo do 12º CEF – Técnico de Gestão Ambiental à empresa ValorSul, com o objectivo de conhecer o tratamento por Incineração, que os resíduos domésticos sofrem, desde a sua origem até ao destino final das cinzas e escórias.
Em linhas gerais o processo envolve a pesagem dos resíduos, encaminhamento para fossas de deposição, misturados e depositados nas tremonhas. Por gravidade são encaminhados aos fornos de combustão, onde são incinerados. As cinzas resultantes desta queima são enviadas para aterro, após separação dos materiais ferrosos. A energia resultante da queima serve para produção de energia eléctrica que abastece toda a unidade fabril, e o excedente é vendido à rede pública. Por sua vez, às cinzas resultantes da queima é-lhes dado outro aproveitamento, como por exemplo material de pavimento para estradas.
Os gases libertados no processo de combustão são devidamente tratados antes de serem expelidos, por forma a preservar o meio Ambiente.


Professora Cristina Lourenço

Sem comentários: