11 de novembro de 2007

Aniversário de Saramago e de «Memorial do Convento»

«A fundação José Saramago vai celebrar durante o mês de Novembro os 85 anos do escritor e os 25 anos da publicação do livro "Memorial do Convento", que terá uma edição especial.

As comemorações vão decorrer em Espanha, a 16 de Novembro, data real do aniversário de Saramago, e em Portugal a 18 de Novembro, dia que consta dos seus documentos como sendo a data de nascimento, disse a esposa do escritor, Pilar del Rio, que preside à fundação.
Em Lisboa, no São Jorge, haverá um espectáculo com leitura de textos do "Memorial do Convento", em particular os que estão relacionados com o compositor italiano Domenico Scarlatti - cujos 250 anos da morte também se comemoram agora - que contará com a participação de uma companhia finlandesa.
"Unimos música e literatura com Memorial do Convento como pano de fundo", sublinhou Pilar del Rio, adiantando que a editorial Caminho e a editora espanhola Alfaguara estão associadas a estas celebrações.



Em Portugal, vai ser lançada uma edição especial de "Memorial do Convento" com uma capa que assinala os seus 25 anos e uma oferta de um opúsculo reunindo as críticas literárias que saíram na altura em que o livro foi publicado, adiantou Pilar del Rio.
"A Colômbia fez um ano inteiro de festa a propósito do aniversário de 'Cem Anos de Solidão' de Gabriel Garcia Marquez", (lançado há 40 anos), lembrou.
"Espero que Portugal não fique atrás da Colômbia (...)
Espero que em Portugal gostem tanto de Saramago como na Colômbia de Garcia Marquez e que digam do Memorial o que lá disseram de Cem Anos de Solidão. " »


Sem comentários: