20 de novembro de 2007

Artes no Porto: Da Vinci e Dali



Na quarta-feira, dia 24 de Outubro de 2007, os alunos de Artes da Campos Melo foram ao Porto visitar as exposições de Leonardo Da Vinci e Salvador Dali.
A exposição “Leonardo Da Vinci – O Génio” encontra-se no Palácio de Cristal, e inclui modelos em tamanho real, construídos a partir de desenhos e estudos de Da Vinci, tais como o submarino, o avião, o tear, o protótipo do pára-quedas, entre outros…
A exposição estava dividida em diversos sectores, tais como máquinas civis, terrestres, máquinas de guerra, aquáticas e estudos sobre anatomia e arte.
Para uma melhor compreensão do funcionamento e da finalidade dos inúmeros modelos, era possível o manuseamento de alguns deles.
Após o almoço, visitámos a exposição de mais de 280 obras de Salvador Dali, que estavam expostas no Palácio do Freixo.
Observámos esculturas como: “Mulher Nua Subindo a Escada” (“…subir é mais importante do que chegar ao topo…”), “Cavalo com Jóquei Tropeçando”, “Homem Sobre Golfinho,” “Perseo” e “Trajano a Cavalo”, “Dom Quixote Sentado”, “Elefante Cósmico”, “Gala Gradiva”, “Mercúrio” e “Divindade Monstruosa”.
Quanto aos trabalhos gráficos, destaca-se a “Bíblia Sagrada”, composta por 150 litografias, “Fausto” (12 litografias), “Gargantua e Pantagruel” (25 litografias) e “Tricórnio” (20 xilografias), que retratavam principalmente o nu surrealista. A litografia consiste na técnica, também conhecida como “Ponta Seca”, em que as obras eram produzidas numa pedra e prensadas no papel. Já a xilografia, que se assemelha à litografia, é feita na madeira em vez da pedra.

Luciana Teodósio – 10º Ano E

Sem comentários: