10 de novembro de 2007

Lançamento do Ano Internacional do Planeta Terra em Portugal

10 de Novembro de 2007

«No dia em que se celebra o Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento, o Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, acolhe a cerimónia de lançamento em Portugal do «Ano Internacional do Planeta Terra» (AIPT).
No âmbito desta iniciativa vão ser realizados vários eventos em todo o país ao longo de três anos, subordinados ao tema «Ciências da Terra para a Sociedade».
Proclamado pela ONU e promovido pela UNESCO, o AIPT está centrado em 2008, mas abarca o triénio 2007-2009 e insere-se na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014).
Através desta iniciativa, a ONU pretende que o conhecimento sobre o potencial das Ciências da Terra e o seu contributo na vida dos cidadãos e na salvaguarda do planeta esteja na ordem do dia em todo o mundo durante os próximos doze meses.
Além de colóquios com investigadores, o lançamento do AIPT em Portugal inclui, ainda, vários seminários, módulos interactivos, ateliês e exposições, entre as quais uma sobre o primeiro geoparque português membro da rede mundial apoiada pela UNESCO.
A apresentação de uma proposta para a construção de um segundo geoparque português e uma exposição de fotografia das duas novas reservas da biosfera portuguesas (as ilhas do Corvo e Graciosa, nos Açores) são outros das actividades previstas.»


Fonte Diário Digital / Lusa
10-11-2007



«Como utilizar os recursos da Terra? Haverá diferenças entre a qualidade do ar que respiramos em casa e na rua? Sabia que o óleo que usa para fritar batatas pode ser reutilizado para fabricar sabão?
Os especialistas que vão esclarecer sobre estes temas no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva não têm mais de dezoito anos. Vêm de diferentes pontos do país para apresentar os seus projectos Ciência Viva perante um painel de cientistas e animar o debate com o público.


Para além de colóquios com investigadores em que poderá ficar a saber se há petróleo em Portugal e conhecer quem nos protege dos riscos sísmicos, o programa inclui ainda exposições, stands de projectos realizados por escolas dos ensinos básico e secundário, módulos interactivos e ateliês.
Os momentos musicais do evento estão a cargo de Pedro Abrunhosa e de Luísa Amaro, a partir das 18 horas.
O lançamento do AIPT em Portugal será um evento CarbonoZero, pelo que irão ser contabilizadas as emissões de gases com efeitos de estufa para posterior compensação em reflorestação.»



Sem comentários: