16 de novembro de 2007

Escola sem fumo


Apesar da aparente consciencialização das pessoas sobre os malefícios do consumo de tabaco há demasiada gente que continua a fumar.
Os efeitos de deixar de fumar começam a sentir-se logo 20 minutos depois, mas só passados 10 a 15 anos é que o risco de ter doenças do coração fica igual ao de um não fumador, segundo os pneumologistas.
O Dia Mundial do Não Fumador assinala-se amanhã e os dados da Sociedade Portuguesa de Pneumologia indicam que bastam 20 minutos sem fumar para que a tensão arterial desça e que depois de 24 horas sem tabaco o risco de enfarte diminui.
A Escola Campos Melo é há alguns anos, uma escola sem fumo para toda a comunidade escolar em todo o seu recinto escolar.
Para informações sobre como deixar de fumar - Portal da Saúde (Min. da saúde)
Por fim, alguns compostos do cigarro:

2 comentários:

Anónimo disse...

"aparente consciencialização" gostei...
Pois parece que os esforços "nao valem" de quase nada...

Eu sou aluna da escola, e qual o meu espanto de hoje, durante a minha hora de almoço, estava num dos pátios da nossa escola e uma rapariga de apenas 13 anos (7ºano) que se aproximou do meu grupo de amigos e pediu-nos um cigarro!
É incrivel!
Por mais que se tente consciencializar os mais novos para os malefícios do tabaco, eles simplesmente ignoram!
É com a maior sinceridade que digo que fiquei chocada ao deparar-me com este cenário!

Agora pergunto:
Será que é preciso "sofrer na pele" os seus malefícios para se aprender???

smbc disse...

pois mas um caso não é a generalidade e parece que os dados recentes mostram que há menos gente a fumar (entre os mais novos). A generalização é inimiga para as soluções dos problemas.