5 de março de 2010

Visita a Madrid e Cáceres


No passado dia dezoito de Fevereiro, alunos e professores do curso de Artes, 10º, 11º e 12º E, Curso Profissional de Design 10º e 11º H e 12º I, efectuaram a visita de estudo a Madrid e Cáceres – Malpartida, durante três dias.


No primeiro dia de viagem, a chegada a Madrid aconteceu a seguir ao almoço, conforme previsto, e de imediato dirigimo-nos ao Museu Rainha Sofia onde pudemos visitar a colecção permanente, bem como as exposições itinerárias. De realçar a exposição patente numa das salas referente ao período da Bauhaus da responsabilidade de Oskar Schlemmer que continha, para além dos desenhos, esculturas e protótipos de figurinos, criados por si, para o grupo de teatro da referida escola de arte alemã do início do séc. XX. Para além deste, os alunos puderam apreciar a vasta colecção de obras de arte, pinturas, desenhos, esculturas e instalações, presentes quer no interior quer no exterior do museu, de um vasto conjunto de artistas da vanguarda do séc. XX.



No final da visita ao museu os alunos ficaram alojados no Hotel e ainda houve tempo para passear pelas ruas madrilenas em seu redor. No dia seguinte a grande expectativa foi a Feira ARCO onde estivemos desde as 12H até às 17H. Pudemos desfrutar, ao longo do dia, das mais diversas tendências artísticas apresentadas pelas várias galerias aí representadas e as obras de arte de referência com técnicas, meios, suportes e hapennings.

Já em Cáceres ao final do dia, alojámo-nos no hotel onde jantámos. Na manhã seguinte, após o pequeno almoço, partimos em direcção a Malpartida para visitar o Museu Wolf Vostell onde apreciámos obras conceptuais do artista, para além de toda a beleza exterior do antigo lavadouro de lãs inserido na rota da transumância, da qual a Covilhã e o actual museu de lanifícios há muito estabeleceram laços.

No âmbito da disciplina de Espanhol todos os objectivos foram alcançados visto que foi proporcionado aos alunos o contacto com a língua e cultura espanholas assegurando o seu uso como meio para comunicar. Os alunos conheceram referências culturais referentes ao país em geral e às cidades de Madrid e Cáceres em particular. Em geral tomaram consciência da identidade linguística e cultural que a língua espanhola e a sua cultura veiculam. De uma forma geral cruzaram-se harmoniosamente o saber, o saber-ser, saber-estar e o saber-fazer na cultura do meio envolvente.
Das informações recolhidas, já no regresso, constatámos que os alunos apreciaram bastante esta visita de estudo, tendo ficado surpreendidos com a qualidade, tanto dos museus como da feira ARCO. No final foi pedido aos professores acompanhantes que a visita do próximo ano fosse a Berlim ou Amesterdão.

Os Professores Acompanhantes
João Boléo, Sulamita Lopes, Ana Valentim


Sem comentários: