15 de março de 2010

92E e 92C - Visita de Estudo a Oleiros

No dia 11 de Março de 2010, os alunos das turmas 92E e 92C do Curso de Educação e Formação Operador de Fotografia deslocaram-se à Vila de Oleiros, a uma Visita de Estudo, organizada pelo professor Alexandre Saraiva e dinamizada pelos professores Fátima Jacinto e Fernando Santos.
Esta visita teve como objectivo o registo fotográfico do património edificado, bem como costumes agrícolas e as “gentes” do concelho de Oleiros e a reflexão do equilíbrio entre as características naturais e o tipo de actividades humanas desenvolvidas. Através destes registos fotográficos pretende-se a participação no IV Concurso de Fotografia Ambiental: “Ruralidades – Traços de uma Identidade”, promovido pelo Gabinete Técnico Florestal do Município de Oleiros.
A partida da Escola Secundária Campos Melo deu-se por volta das 8:30. A chegada à Vila de Oleiros foi por volta das 10:30. Dirigimo-nos ao Posto de Turismo da Vila, para que um funcionário nos acompanhasse à Aldeia de Álvaro, situada nos meandros do rio Zêzere, classificada como Aldeia de Xisto e parte integrante do Geopark Naturtejo Museta Meridianal, classificada pela Unesco. A aldeia é conhecida pelo seu património histórico e natural e pelas suas paisagens deslumbrantes. A chegada a Álvaro deu-se por volta das 11 horas e foi iniciado um percurso pedestre pela aldeia, orientado pelo Guia Turístico, elucidando os alunos para os aspectos mais relevantes. Os alunos mostraram bastante interesse e empenho e começaram os registos fotográficos, aplicando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas técnicas do curso.

A aldeia de Álvaro é dotada de um património histórico valioso, do qual sobressaem os edifícios religiosos. Visitámos duas Igrejas e foram fotografados alguns pedaços da história da freguesia. Fomos ainda encontrando pelo caminho algumas “Alaminhas”, que foram também registadas pelos alunos. Contemplámos também a bela paisagem envolvente, com uma vista magnífica para a albufeira do rio Zêzere, onde se encontra uma piscina fluvial. Percorremos também o “Caminho de Xisto de Álvaro”, que nos leva pelas encostas junto à aldeia, num passeio tranquilo, sob o olhar da natureza e de algumas manifestações humanas mais antigas, nomeadamente caminhos, muros e pontes romanas. Ao longo do percurso vislumbraram-se algumas quedas de água, compondo ainda mais este cenário idílico.
Por volta das 12:30, dirigimo-nos à Escola Secundária de Oleiros, onde nos foi servido o almoço, na cantina da mesma. Os alunos ainda tiveram algum tempo de confraternização com alguns elementos daquela comunidade escolar.
Findo o almoço na escola, era tempo de conhecer um pouco esta vila, que tão bem nos acolheu. Destacou-se a praia fluvial, junto ao parque de campismo, envolta de uma paisagem fantástica.
Visitamos ainda o exterior do Santuário do Cristo Rei, situado no Alto das Sesmarias, uma obra em pedra de granito, propriedade da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Oleiros.
Por volta das 16 horas, deu-se a partida desta agradável Visita de Estudo, e regressámos à Covilhã.

A Professora: Fátima Jacinto


4 comentários:

AMM disse...

Estou cheia de inveja desse passeio tão giro!! Parabéns aos professores e aos alunos dos CEF de Operador de Fotografia!
Agora,vamos ver se o concurso de fotografia também corre a favor!!Fotos há...muitas e...bonitas!!
Continuem o vosso trabalho sempre com empenho e dedicação.
Abraço

92C disse...

Foi uma visita muito "bacana"!!
O Grupo era muito divertido e as paisagens espectaculares!
Tivemos oportunidade de conhecer coisas novas e de fotografar imenso.
A praia fluvial é o máximo!! Ficámos com vontade de repetir.
A turma do 92C

Anónimo disse...

visita mt "FIXE" LOOL.......

Luis Messias disse...

a visita de estudo correu bem o pessoal estavão todos entusiasmado.....vimos sitios lindos gostei da estatua do CRISTO REI.tava bonito.....adorei a visita....estamos a espera da proxima....xD .... 92C "melhor turma de sempre" rsrsrsrsrsrs