21 de março de 2010

Participação nos XIV Colóquios Juvenis de Artes

No passado dia 10 de Março, participámos mais uma vez, nos XIV Colóquios Juvenis de Artes que este ano se realizou em Beja, e durou três dias. O ambiente agradavel em que decorreram os trabalhos, que vão desde as apresentações das várias escolas participantes, aos workshops organizados para o evento – Banda Desenhada, Teatro, Ilustração e Gravura, constituíram um grande motivo de interesse destes colóquios. Em simultâneo os participantes foram divididos em grupos e realizaram um périplo pelos locais de interesse da cidade – Núcleos museológicos, Igrejas, Ermidas, Pousada, Castelo e outros. No final do primeiro dia ainda houve tempo para assistir a um Festival de Bandas do secundário, e de seguida fomos para um merecido descanso.
No segundo dia assistimos a uma apresentação do investigador Florival Baiôa, sobre azulejaria de S. João Baptista, em seguida foram feitas às apresentações das escolas, pudemos apreciar o trabalho desenvolvido pelos alunos do 12º I, do curso profissional de Design – variante de Equipamento, que recebeu uma valente salva de palmas dos presentes. Durante a tarde tivemos direito a visitas guiadas à Zona Histórica da cidade e visita às exposições dos trabalhos dos alunos participantes nos colóquios que estiveram patentes na Escola Secundária de Diogo de Gouveia, a escola anfitriã.
No último dia assistimos a uma palestra do Mestre António Inverno. “…emoções artísticas” sem dúvida um momento alto destes colóquios. O mestre soube transmitir de uma forma muito agradável o panorama vivido nas artes em Portugal antes, durante e depois do 25 de Abril - a liberdade da liberdade do (s) artista (s).
Depois do almoço fez-se o balanço dos três dias das actividades concluindo-se que a qualidade dos trabalhos realizados tinha sido muito boa e desta forma saímos todos com forte sentido de missão cumprida. Foram ainda entregues lembranças e os certificados de participação.
A escola que irá organizar os XV’s Colóquios Juvenis de Artes será a Escola Secundária Santa Maria Maior de Viana do Castelo, onde com toda a certeza, a nossa escola ira estar mais uma vez presente.






Sem comentários: