18 de maio de 2009

III - Exposição de Coleccionismo da ESCM

Este ano a III Mostra de Coleccionismo, patente no átrio da escola, conta com a participação de coleccionadores da cidade, nomeadamente a Liga dos Combatentes (núcleo da Covilhã).

Em conversa com as organizadoras, Professoras Ana Paula Fernandes e Lurdes Faria, foi dito que a iniciativa pretendeu alargar a participação de expositores à comunidade, mostrando que a arte do coleccionismo é universal.
Os tempos livres de adolescentes e jovens podem ser preenchidos iniciando e dando continuidade a uma coleccção, que exige tempo, dedicação, um critério de escolha, procura daquela peça em falta e posteriormente organização do material recolhido, que nunca está terminado. Uma actividade que constitui uma alternativa aos videojogos e que permite de forma indirecta, contribuir para melhorar as competências de cada um.
Entre os objectos expostos, muitos e variados, encontramos uma revista extinta, Flama, uma publicação de inspiração cristã dos idos anos 50, para além de chapéus, bijutaria, minerais, frascos de perfume, calendários, peças em miniatura, presépios, etc... Aqui ficam algumas imagens:
















Fotografias tiradas pelo Sr. josé Nuno

3 comentários:

M. Lourdes Faria disse...

o Clube do Jornal sempre online, rápido, eficaz e oportuno na divulgação dos eventos que vão animando a nossa Escola.
O texto aqui postado pelo Steven ultrapassa a simples função de divulgar o evento, ele exerce a função pedagógica de sensibilizar os alunos e outros leitores para a importância do coleccionismo, não só como ocupação de tempos livres, mas também como fonte importante de estudos e pesquisas, pois os objectos retratam sempre aspectos culturais, sociais, científicos, etc.
Estruturar uma colecção implica raciocinar, criar, imaginar, pesquisar, estudar e observar regras, além de relacionar-se com terceiros.
Parabens ao Steven pelo texto, ao Sr. Nuno pelas fotos.
M. Lourdes Faria

Anónimo disse...

Belos coleccionismos!

Anónimo disse...

Adorei especialmente a colecção de chávenas do Sr. Reinito, tanto até porque eu já fiz coleccionismo de chávenas e faço no entanto de canetas.
Cumprimentos e uma boa continuação para este tipo de eventos