28 de abril de 2013

O Maravilhoso Mundo dos Nanos no Dia das Ciências na ESCM



Mais uma vez, o NanoClube abriu portas à comunidade escolar participando no Dia das Ciências da ESCM, a 11 de Abril, com a dinamização da sala 22 sob o tema “O maravilhoso mundo dos NANOS”, cumprindo-se assim um dos objetivos centrais da sua criação.
Com a colaboração preciosa dos alunos da turma A do 11º ano, o NanoClube teve a oportunidade de apresentar várias atividades interativas, relacionadas com conceitos e aplicações da nanociência e das nanotecnologias, que constituem o seu Campos NanoKit. A manutenção, os melhoramentos e a inclusão de novas atividades no NanoKit foram sendo realizadas ao longo do ano pelos nanoclubistas com muito empenho e dedicação.
O sucesso foi enorme não só pelo de nº de visitantes registado como pelo interesse por eles manifestado. A todos, alunos, professores e funcionários, o nosso muito obrigado.
A todos aqueles que tornaram possível a concretização deste projeto, o Nanoclube deixa aqui um agradecimento muito especial e sincero, pela sua colaboração, apoio e disponibilidade, em especial ao Dr. Rui Miguel Conceição (Consultório Medicina Dentária), à Professora Doutora Amélia Rute dos Santos (UBI), que também nos presenteou com a sua visita, ao Sr. Zé Nuno e ao aluno Diogo Fernandes do 12ºH.
                  O Nanoclube: Ana Pais, João Janela e Marina Santos



27 de abril de 2013

Slackline | SlackAnimals - ESCM

"As Conquistas de Abril"

Hoje,26 de abril, o auditório encheu-se de alunos para ouvir Vasco Cardoso, antigo estudante e Presidente da Associação de Estudantes da ESCM, sobre "As Conquistas de Abril". Além de lembrar os valores do 25 de abril de 1974 e as conquistas que a Revolução dos Cravos trouxe aos Portugueses, Vasco Cardoso chamou a atenção para a importância da cidadania consciente e ativa na construção do país que todos nós ambicionamos. 

"Abril Sempre!"
Maria Cardoso:professora de Português

25 de abril de 2013

A verdade por detrás da ficção


No passado dia 17 de Abril de 2013, decorreu no Auditório da escola uma palestra cujo tema foi “A Polícia Judiciária e as Polícias Forenses”, tendo como oradora a Dra. Algina Monteiro. Esta palestra surgiu no plano de atividades do 12ºF, no âmbito dos conteúdos da disciplina de Análises Químicas, com a orientação da professora Marina Santos.
A Dra. Algina Monteiro é licenciada em Química Aplicada, Ramo de Biotecnologia, pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, e é responsável pela área da Química, desde 1996, e das áreas de Química e Física desde 2004 no Laboratório da Polícia Científica da Polícia Judiciária. Acresce ainda o facto de ser formadora de peritos e investigadores da PJ, GNR e PSP.
De uma forma simples e clara apresentou os diversos laboratórios do LPC, mostrando os métodos usados nas diversas áreas de investigação, tais como, Química, Física, Biologia e Toxicologia. Dentro destas grandes áreas apresentou vários exemplos de investigações sobre incêndios, explosões, homicídios, burlas, tráfico de droga, assaltos, etc., como forma de explicar as técnicas aplicadas na descoberta da verdade, salientando a importância da recolha de provas nos locais do crime.
Os alunos do 12ºF, responsáveis pela organização da palestra, agradecem aos alunos e professores presentes, mas principalmente deixam uma palavra especial à Dra. Algina Monteiro pela sua disponibilidade e simpatia.
A todos,
Bem Hajam


24 de abril de 2013

Projeto Comenius


DIFFERENT NATIONS, ONE GOAL  -  TOGETHERNESS
Última Etapa : TARNOBREZG – POLÓNIA
Com a visita à cidade de Tarnobrzeg, uma cidade de características rurais no sul da Polónia, conclui-se o projecto “MANY NATIONS, ONE GOAL: TOGETHERNESS”, que tinha sido iniciado em Novembro de 2011, em Los Molares, Espanha.
Da visita a esta cidade, onde fomos recebidos pelas autoridades locais  que nos contaram um pouco da história da mesma, trazemos a simpatia e hospitalidade das famílias polacas que acolheram os nossos alunos, bem como uma perceção mais nítida de como as outras nacionalidades nos veem e assim, do  lugar que Portugal ocupa na Europa.
É difícil traduzir em palavras as emoções que invadem cada um dos alunos participantes. Eles tiveram, durante oito dias, a possibilidade de pertencer a um grupo de pessoas da sua idade e de três nacionalidades diferentes e, neste contexto, de se conhecerem a si próprios um pouco melhor, aprendendo a sobreviver fora do seio familiar e às vezes, a tomar decisões por sua conta e risco.
O enriquecimento cultural, social e individual de cada um dos participantes, a par de uma visão diferente sobre o papel da União Europeia, foram, na nossa opinião, os aspetos mais marcante destas visitas . Fundamental foi também a perceção, bem real, da importância de se falar uma língua estrangeira, neste caso o inglês. As línguas criam pontes fundamentais de comunicação e abrem portas para mundos que estão à nossa espera.
Straniszce na República Checa, Los Molares em Espanha, Tarnobrezg na Polónia e também a Covilhã, foram cidades europeias donde trouxemos um pouco da alma desses povos e onde, certamente, deixámos um pouco da nossa.
Obrigada a todos os que tornaram este fantástico projecto possível!
A Professora responsável: Maria Leonor Lobo


19 de abril de 2013

Visita de estudo - 91C - Guarda

Os alunos do  Curso de Educação e Formação “Assistente Administrativo”também visitaram o Arquivo Distrital da Guarda e a empresa Gelgurte- Indústrias Alimentares, Ldª.

No âmbito das disciplinas da Formação Técnica, os alunos do Curso de Educação e Formação “Assistente Administrativorealizaram uma visita de estudo no dia 10 de abril, ao Arquivo Distrital da Guarda e à empresa “Gelgurte- Indústrias Alimentares, Lda “.
Os alunos e professores puderam observar como toda a documentação detida neste Arquivo é preservada e conservada, pela adoção de medidas de conservação tecnicamente adequadas.
Na empresa Gelgurte, antes de se observar  todo o processo de fabrico, foi realizado um enquadramento teórico da visita e a divulgação das novas marcas da Gelgurte: Glint e Nutrégi.
De seguida,  visitámos os vários setores de produção, nomeadamente: A preparação das matérias primas, através da programação informática, a linha de produção  e a expedição dos produtos. Todos estes setores,  estão equipados com alta tecnologia.
Os alunos foram também sensibilizados, para a observação das técnicas de atendimento presencial, utilizadas pelos diversos interlocutores com quem contataram.
Foi sem dúvida, uma visita muito interessante e proveitosa.
                      Os professores: Ana Paula Fernandes e José Manuel Rodrigues

12 de abril de 2013

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA – 2013 – Alunas apuradas na ESCM vão hoje à 2ª fase


Alunas selecionadas para a 2ªFase - Finais Distritais

3º CICLO DO ENSINO BÁSICO 
Maria Lopes Fael, 9ºB  
Maria Rita Garcia, 8ºB  
Rita Claro Costa, 8ºB 
SECUNDÁRIO  
Mariana Moura Almeida, 10ºA  
Mariana Rabasquinho, 10ºA  
Mariana Santos, 10ºA



Boa sorte a todas!!! Estamos a torcer por vocês!!!

5 de abril de 2013

Obra Completa de António Vieira

http://agencia.ecclesia.pt/semanario/netimages/revista_pagina/2capa14.jpg 
«Vieira global» é o projeto que, depois de 15 tentativas em 150 anos, publica a Obra completa do padre António Vieira. São 30 livros que até 2014 não querem deixar esquecer o jesuíta que no século XVII sonhou Portugal e a sua relação com a Europa e o mundo e não teve medo de enfrentar a sociedade, a realeza e a Igreja.
José Eduardo Franco, historiador e um dos coordenadores da edição, com Pedro Calafate, aponta a atualidade dos escritos do padre António Vieira que nos dias de hoje não teria medo de ir para a rua cantar a música «Grândola Vila Morena».

A publicação da obra completa do padre António Vieira é apresentada no contexto dos 405 anos de nascimento

(consultado em 04 de abril de 2013)
A professora de Português: Elsa Duarte

4 de abril de 2013

Sessão de Educação para a Saúde - Fatores de risco para o AVC


Sessão de educação para a saúde sobre os fatores de risco para o AVC: Tabaco, Alcool e outras drogas,  assinalando o Dia Nacional do Doente com AVC, no dia 2 de abril 2013, no Auditório da Escola Secundária Campos Melo.    





Agenda da ESCM - ABRIL

3 de abril de 2013

"Regresso às aulas" - Um bom 3º Período!


"Vencer a preguiça é a primeira coisa que o homem deve procurar, se quiser ser dono do seu destino."
Thomas Atkinson