24 de abril de 2013

Projeto Comenius


DIFFERENT NATIONS, ONE GOAL  -  TOGETHERNESS
Última Etapa : TARNOBREZG – POLÓNIA
Com a visita à cidade de Tarnobrzeg, uma cidade de características rurais no sul da Polónia, conclui-se o projecto “MANY NATIONS, ONE GOAL: TOGETHERNESS”, que tinha sido iniciado em Novembro de 2011, em Los Molares, Espanha.
Da visita a esta cidade, onde fomos recebidos pelas autoridades locais  que nos contaram um pouco da história da mesma, trazemos a simpatia e hospitalidade das famílias polacas que acolheram os nossos alunos, bem como uma perceção mais nítida de como as outras nacionalidades nos veem e assim, do  lugar que Portugal ocupa na Europa.
É difícil traduzir em palavras as emoções que invadem cada um dos alunos participantes. Eles tiveram, durante oito dias, a possibilidade de pertencer a um grupo de pessoas da sua idade e de três nacionalidades diferentes e, neste contexto, de se conhecerem a si próprios um pouco melhor, aprendendo a sobreviver fora do seio familiar e às vezes, a tomar decisões por sua conta e risco.
O enriquecimento cultural, social e individual de cada um dos participantes, a par de uma visão diferente sobre o papel da União Europeia, foram, na nossa opinião, os aspetos mais marcante destas visitas . Fundamental foi também a perceção, bem real, da importância de se falar uma língua estrangeira, neste caso o inglês. As línguas criam pontes fundamentais de comunicação e abrem portas para mundos que estão à nossa espera.
Straniszce na República Checa, Los Molares em Espanha, Tarnobrezg na Polónia e também a Covilhã, foram cidades europeias donde trouxemos um pouco da alma desses povos e onde, certamente, deixámos um pouco da nossa.
Obrigada a todos os que tornaram este fantástico projecto possível!
A Professora responsável: Maria Leonor Lobo


Sem comentários: