25 de abril de 2013

A verdade por detrás da ficção


No passado dia 17 de Abril de 2013, decorreu no Auditório da escola uma palestra cujo tema foi “A Polícia Judiciária e as Polícias Forenses”, tendo como oradora a Dra. Algina Monteiro. Esta palestra surgiu no plano de atividades do 12ºF, no âmbito dos conteúdos da disciplina de Análises Químicas, com a orientação da professora Marina Santos.
A Dra. Algina Monteiro é licenciada em Química Aplicada, Ramo de Biotecnologia, pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, e é responsável pela área da Química, desde 1996, e das áreas de Química e Física desde 2004 no Laboratório da Polícia Científica da Polícia Judiciária. Acresce ainda o facto de ser formadora de peritos e investigadores da PJ, GNR e PSP.
De uma forma simples e clara apresentou os diversos laboratórios do LPC, mostrando os métodos usados nas diversas áreas de investigação, tais como, Química, Física, Biologia e Toxicologia. Dentro destas grandes áreas apresentou vários exemplos de investigações sobre incêndios, explosões, homicídios, burlas, tráfico de droga, assaltos, etc., como forma de explicar as técnicas aplicadas na descoberta da verdade, salientando a importância da recolha de provas nos locais do crime.
Os alunos do 12ºF, responsáveis pela organização da palestra, agradecem aos alunos e professores presentes, mas principalmente deixam uma palavra especial à Dra. Algina Monteiro pela sua disponibilidade e simpatia.
A todos,
Bem Hajam


Sem comentários: