30 de março de 2013

Feliz Páscoa!!




O significado da Páscoa...



A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz,  o seu corpo foi colocado num sepulcro, onde ali permaneceu, até à sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam em  cerimônias religiosas.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do facto de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

"Feliz Páscoa" em diferentes idiomas:
                                                                                                                                                   daqui

Páscoa (do hebraico Pessach), significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa do Cristianismo. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 dC. A Páscoa pode cair em uma data, entre 22 de março e 25 de abril. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.
                                                                                                                                                 Wikipedia

29 de março de 2013

Prevenção de Incêndios Florestais

Como forma de assinalar o Dia Mundial da Floresta, a aluna Susana Carvalho proferiu no final do segundo período, uma palestra sobre Incêndios e prevenção de fogos florestais, para os alunos dos 7º anos da escola.
         A aluna frequenta a escola no curso de Gestão Ambiental e é bombeira nos Bombeiros Voluntários da Covilhã. A sessão foi muito apreciada junto dos mais novos que colocaram muitas questões à nossa bombeira estudante, tais como o que deveriam fazer para também eles um dia poderem ser bombeiros voluntários. A palestra foi proposta no âmbito da disciplina de HSST (Higiene, saúde e Segurança no Trabalho) e foi integrada na semana da Leitura, promovida pela biblioteca escolar BE/CRE.

O Professor Steven Casteleiro




23 de março de 2013

Visita de Estudo INSA Dr. Ricardo Jorge


No âmbito da disciplina de Análise Químicas, os alunos da turma F do 12º ano do Curso Profissional Técnico de Análise Laboratorial acompanhados pela professora Marina Santos deslocaram-se, no passado dia 20 de fevereiro de 2013, ao Porto, à Unidade de Água e Solo do Instituto Nacional da Saúde Dr. Ricardo Jorge.
O grupo foi amavelmente recebido no INSA Dr. Ricardo Jorge pela Dra. Isabel Mesquita, Dra. Cristina Pizarro, Dra. Catarina Mansilha e Dra. Carla Coelho que realizaram uma pequena palestra alusiva ao tema da Amostragem e Análise de Águas, relativamente às técnicas laboratoriais de Microbiologia, Química e respetiva legislação.
Seguidamente, os alunos foram visitar os laboratórios de Microbiologia e de Química tendo tido oportunidade de realizar uma pequena atividade laboratorial.
Os objetivos da visita foram amplamente superados tendo sido considerada por todos como bastante interessante e profícua.
O bom comportamento dos alunos durante a visita foi recompensado com a oferta de uma pequena lembrança no final da mesma.
Os alunos do 12ºF

22 de março de 2013

Visita de Estudo ADoP


No âmbito da disciplina de Análise Químicas, os alunos da turma F do 12º ano do Curso Profissional Técnico de Análise Laboratorial acompanhados pela professora Marina Santos deslocaram-se, no passado dia 18 de fevereiro de 2013, a Lisboa, ao Estádio Universitário.
O grupo foi amavelmente recebido na ADoP pelo Dr. Jorge Sena e Silva que realizou uma pequena palestra alusiva ao tema da luta contra o doping no desporto, não só em Portugal como a nível internacional, com foco especial no desporto de alta competição. De forma simples e agradável, foi apresentada a legislação relativa à dopagem no desporto, foram explicados os procedimentos para recolha das amostras para controlo de doping em competição e fora de competição e foram referidos os malefícios para a saúde dos atletas resultante do consumo de substâncias psicotrópicas.
Seguidamente, os alunos foram apresentados ao Dr. João Ruivo que os conduziu ao Laboratório da Autoridade Antidopagem de Portugal onde teve oportunidade de mostrar e explicar os métodos e técnicas laboratoriais usados pela entidade para análise de amostras de urina e sangue dos atletas.
A visita foi considerada por todos como muito interessante e profícua por terem sido alcançados todos os objetivos inicialmente traçados, sendo o mais importante a consolidação de conhecimentos sobre métodos óticos, métodos cromatográficos e técnicas hifenadas, tais como Cromatografia Gás-Líquido, HPLC e Espectrofotometria de Massa, entre outras, assim como técnicas de amostragem.
Os alunos do 12ºF

16 de março de 2013

Grupo de Tertúlianos da Liga dos Combatentes visitaram a ESC

     No dia 7 de Fevereiro de 2013, um grupo de ex-alunos,  membros da Liga de Combatentes, visitaram a nossa Escola,  que  fez reviver o passado de alguns.

     Foi com alguma admiração que verificaram  ter havido grandes alterações, nomeadamente o Museu Educativo, o Pavilhão Gimnodesportivo e a Biblioteca.
     Foi muito bom ter partilhado estes momentos, voltem sempre, serão bem vindos!...
A Professora: Ana Paula Fernandes





10 de março de 2013

Cursos Profissionais de Técnico de Secretariado e Técnico de Receção Contactam com o mundo empresarial de Turismo Feira Internacional de Turismo F


No passado dia 1 de março de 2013, os alunos dos Cursos Profissionais Técnico de Secretariado e Técnico de Receção, no âmbito das disciplinas da formação técnica, acompanhados pelos professores: Ana Paula Fernandes, Rosa Macedo e José Manuel Rodrigues, deslocaram-se a Lisboa e começaram por visitar toda a zona cultural de Belém, nomeadamente: Mosteiro dos Jerónimos, Centro Cultural, Padrão dos Descobrimentos e como não podia faltar, a antiga confeitaria dos Pastéis de Belém.
Seguidamente, dirigiram-se para o Parque das Nações onde foram visitar a Feira Internacional de Turismo,  a maior feira de turismo realizada em Portugal, que se realizou na FIL.
Os alunos tiveram a oportunidade de observar e vivenciar  o mundo empresarial no ramo do turismo, segundo vários aspetos:
·         Como se procede para que se estabeleçam novos contactos e se promova os melhores negócios;
·         Observar também, a capacidade de inovação e de antecipação das necessidades do mercado, porque antes de se fazer uma viagem é importante recolher o máximo de informação sobre o destino que se deseja visitar.
·          Descobrir quais são os maiores pontos de interesse, conhecer a sua história, saber o tipo de oferta disponível, ouvir opiniões dos operadores turisticos;
·         Os diversos tipos de animação que as unidades hoteleiras podem oferecer aos seus clientes;
·         Os diversos tipos de marketing ali utilizado pelas diversas unidades hoteleiras, para cativar futuros clientes, nomeadamente: jogos, sorteios, distribuição de brindes, animações diversa, etc...
·         Novas motivações turísticas através de apresentações multimédia.

Foi uma visita muito interessante e proveitosa para todos, pelas experiências vividas, tendo em conta as competências Socioprofissionais que os cursos Profissionais de Secretariado e de Receção exigem.

Os professores: Ana Paula Fernandes, Rosa Macedo e José Manuel Rodrigues

1 de março de 2013

Projeto "We Grow"

 
Hoje, no âmbito do projeto "We Grow", vários alunos e professores da Escola Campos Melo lançaram balões coloridos a partir do anfiteatro do parque da Goldra para assinalar a passagem de jovens estrangeiros pela nossa escola e por esta cidade.