22 de março de 2013

Visita de Estudo ADoP


No âmbito da disciplina de Análise Químicas, os alunos da turma F do 12º ano do Curso Profissional Técnico de Análise Laboratorial acompanhados pela professora Marina Santos deslocaram-se, no passado dia 18 de fevereiro de 2013, a Lisboa, ao Estádio Universitário.
O grupo foi amavelmente recebido na ADoP pelo Dr. Jorge Sena e Silva que realizou uma pequena palestra alusiva ao tema da luta contra o doping no desporto, não só em Portugal como a nível internacional, com foco especial no desporto de alta competição. De forma simples e agradável, foi apresentada a legislação relativa à dopagem no desporto, foram explicados os procedimentos para recolha das amostras para controlo de doping em competição e fora de competição e foram referidos os malefícios para a saúde dos atletas resultante do consumo de substâncias psicotrópicas.
Seguidamente, os alunos foram apresentados ao Dr. João Ruivo que os conduziu ao Laboratório da Autoridade Antidopagem de Portugal onde teve oportunidade de mostrar e explicar os métodos e técnicas laboratoriais usados pela entidade para análise de amostras de urina e sangue dos atletas.
A visita foi considerada por todos como muito interessante e profícua por terem sido alcançados todos os objetivos inicialmente traçados, sendo o mais importante a consolidação de conhecimentos sobre métodos óticos, métodos cromatográficos e técnicas hifenadas, tais como Cromatografia Gás-Líquido, HPLC e Espectrofotometria de Massa, entre outras, assim como técnicas de amostragem.
Os alunos do 12ºF

Sem comentários: