31 de março de 2011

Banquete no Convento - 7 de Abril

O núcleo de estágio de Português e o grupo 300 estão a organizar um Banquete no Convento, a realizar no dia 7 de Abril, na cantina da Escola, pelas 20 horas. Esta actividade insere-se na celebração do Dia dos Departamentos e pretende divulgar a sociedade retratada na obra Memorial do Convento, de José Saramago.


Contamos com a presença de todos!

As estagiárias Andreia e Nicole

29 de março de 2011

Visita de estudo a Évora - 12ºF e 12ºG

Nos dias 10 e 11 de Março, as turmas do 12º F e G, realizaram uma visita de estudo a Évora, no âmbito da disciplina de Área de Expressões. Das muitas coisas que fizemos e dos vários locais que visitámos, destacamos os seguintes: Museu de Évora; Centro Histórico; Teatro Garcia de Resende, onde além da visita guiada ao Teatro pudemos assistir a uma peça; associação do Imaginário e a Universidade de Évora, onde pudemos englobar a turma do 1º ano da Licenciatura em Teatro, realizar uma aula de Improvisação, englobar a turma do 1º ano da Licenciatura em Musica e realizar algumas actividades com instrumentos de percussão. Foi uma viagem muito positiva e permitiu aos alunos, o contacto com várias pessoas ligadas à área cultural, nas suas várias vertentes e a vivência de experiências únicas que serão sempre úteis no futuro.

A Professora Organizadora Paula Rocha



28 de março de 2011

Hands on Particles

No passado dia 19 de Março fomos à Masterclass de Física de Partículas que se realizou na UBI. Éramos 11 alunos (Ricardo Santos, Cristina Ribeiro e Miguel Vaz do 10º A, Ana Luísa Rocha, André Fernandes e Gabriel Gonçalves do 12º e Julie Pais, Renata Guerra, Mariana Gomes, Mariana Roberto e Filipa Brito do 11º A) e 3 professoras de Física (Rosa Simões, Ana Nave e Guida Silva). Foi um dia muito divertido. As palestras dadas pelos Professores Doutores Paulo Parada, António Tomé e Fernando Barão foram muito interessantes. Depois de um bom almoço servido na cantina da UBI fomos ter uma tutorial sobre “Identificar partículas num evento” e a seguir aplicámos os conhecimentos na análise de resultados obtidos pelo detector ATLAS do CERN. O dia acabou com a videoconferência entre CERN, UBI, IST e uma universidade de África do Sul e com a participação de todos num quiz sobre o CERN e Física de Partículas. A boa notícia é que o quiz foi ganho pelo Ricardo Santos e o seu colega de equipa que trouxeram para casa uma linda t-shirt com o Lagrangiano do Modelo Standard!

Professoras: Rosa Simões, Ana Nave e Guida Silva

26 de março de 2011

Visita de estudo a Aveiro - 8ºA e 8ºB

Aveiro – A Tradição do Mar
A visita de estudo das turmas do 8º ano a Aveiro constituiu um verdadeiro regresso ao passado, no tempo em que as actividades económicas da região estavam directamente associadas à exploração do mar.
Pela manhã, os alunos puderam apreciar um passeio nas embarcações típicas utilizadas na navegação através da ria, o saleiro ou mercantel e o moliceiro
; o primeiro utilizado no transporte de sal e o segundo no transporte de moliço que servia para a fertilização das terras na agricultura. O moliço era o nome dado ao conjunto das plantas e algas que cresciam na laguna costeira da ria de Aveiro. Durante o passeio nas embarcações observaram-se algumas espécies de peixes, tal como a tainha e a savelha.
O Navio-museu de Santo André foi o local da próxima paragem. Os alunos puderam conhecer de perto um dos navios pertencentes à frota portuguesa dedicada à pesca do bacalhau junto à Terra Nova (Canadá). Este navio utilizava a técnica do arrasto lateral para captura do peixe, sendo constituído por um porão com capacidade elevada, que permitia preparar, salgar e armazenar todo o bacalhau pescado durante a viagem de regresso.
No final das actividades sobrou ainda tempo para uma visita ao Museu de Ílhavo, testemunho da ligação das pessoas ao mar e à ria de Aveiro. Aqui foram visitadas as exposições permanentes. A primeira de pendor mais etnográfico, constituída por diferentes embarcações típicas da ria, com os seus tipos e cromatismos únicos; a sala dedicada à “Faina Maior”, lugar de memória à pesca do bacalhau por navios que utilizavam a arte do anzol; a Sala dos Mares constituída por miniaturas de embarcações e instrumentos de cariz náutico e a Sala das Conchas, com uma colecção doada ao Museu em 1965, por Pierre Delpeut, dedicada ao coleccionismo e com exemplares de beleza excepcional.

O professor de Ciências Naturais:
Steven Casteleiro





24 de março de 2011

Quatro novos Blogues

Lá vem um, lá vão dois, três, quatro Blogues….

Foram criados por alunos do 12º A & C, em Área de Projecto ( Psicologia), uns ainda no primeiro período e outros já no segundo.

Visitá-los está à distância de um clique.

Cliquemos, então, aqui:

http://www.4globaldiversity.blogspot.com/




Boa viagem !!!


Prof. Maria João Andrade

22 de março de 2011

91K - Actividade

No passado dia 20 de Março, primeiro aniversário do evento Limpar Portugal, a turma de Gestão Ambiental da ESCM não quis deixar de assinalar esta data e realizou actividades no âmbito do tema. Iniciou o dia com a recolha de resíduos simbólicos, nas próprias freguesias e nos locais pelos quais tem mais apreço, na Covilhã, num acto de educação para a cidadania, formação cívica, e sensibilização para a problemática do ambiente. O dia foi passado num clima de boa disposição e à vontade, conforme atestam as imagens.
No final da tarde, a turma assistiu, na companhia das suas docentes, ao V CONCERTO DE PRIMAVERA - CONCERTO REAL, realizado na Igreja de S. Francisco, actividade inserida no âmbito do plano de actividades da Banda da Covilhã. De referir que se tratou de um momento único, onde se ouviu tocar e bem, excelentes temas de música clássica.
A turma do 91K, CEF/TGA









video

20 de março de 2011

(N)O caminho do Acordo Ortográfico - Etapa IV

Hoje... sim. Vamos começar a divulgação das alterações introduzidas pelo Acordo Ortográfico.

Enquanto os mestres se preparam um bocadinho mais antes de iniciarem as suas 'postagens', para se ter uma ideia geral das mudanças, aqui deixamos o Guia Rápido do Expresso/Visão, publicado aqui, já vai para mais de um ano.



Elsa Duarte e Maria José Ivo - Professoras de Português do 10º Ano

Crédito: Agradecimentos a Diogo Moura, pela ajuda na publicação da infografia.

18 de março de 2011

AMANHÃ, SÁBADO - MAKE !T POSSIBLE

Make !t Possible
É um projecto que chama a atenção para os Objectivos do Milénio e que procura envolver os jovens em acções que contribuam para a sua concretização.
Cá na escola, os alunos do 12º F, do Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial, integraram este projecto e com a Gosia, a Anneta, a Oana e a Louise têm vindo a reflectir sobre problemas como a exclusão social, a pobreza, a fome, a mortalidade infantil e sobre possíveis formas de intervenção na comunidade local e global.
O evento previsto para amanhã, Sábado, dia 19 de Março, é uma chamada de atenção para os objectivos do Milénio e para a necessidade da participação de cada um no mundo que é de todos.
.
Participem.
Juntos, conseguimos!!!!!
E se não sabem bem que objectivos são estes, têm aqui uma oportunidade de vir a saber. Não a percam!!!!
.
drawingattention
Sábado-15:00-Quinta das Palmeiras
Covilhã
Make !t Possible
together we can
Maria João Andrade, Professora responsável pelo projecto na ESCM

17 de março de 2011

Visita de estudo à Renova e ao Centro Ciência Viva do Alviela

No passado dia 10 de Março realizou-se a visita de estudo do 11º ano das Turmas A, B e C1, no âmbito dos conteúdos programáticos das disciplinas de Física e Química A visitámos uma unidade industrial - a fábrica da Renova e como actividade de campo na Biologia e Geologia visitámos o Centro Ciência Viva do Alviela e fizemos um pequeno percurso pedestre para observarmos algumas formas características da paisagem cársica.
Regina Almeida, professora de Biologia e Geologia





15 de março de 2011

Visita de estudo ao Museu da Electricidade e ao Planetário Calouste Gulbenkian em Lisboa

Realizou-se no passado dia 24 de Fevereiro uma visita de estudo ao Museu da Electricidade e ao Planetário Calouste Gulbenkian em Lisboa, dinamizada pelo Núcleo de Estágio de Física e Química.
Participaram os alunos das turmas A e B do 10º ano e quatro professores de Física e Química. Como é fácil de concluir toda a visita se desenvolveu em volta de física e da química. Na antiga Central Tejo vimos várias maneiras de obter energia eléctrica, em particular através da queima de carvão. Havia também experiências interactivas, muito divertidas, que ilustravam vários fenómenos eléctricos. No Planetário, numa fenomenal cúpula, pudémos ver o céu com uma imensidão de estrelas e acompanhar o seu movimento.
No decorrer da visita os alunos demonstraram muito interesse, participando activamente em todas as actividades desenvolvidas, como se pode verificar nas imagens.
Paulo Soares





11 de março de 2011

Visita de Estudo a Castelo Branco 8ºs anos A e B

Na visita de estudo a Castelo Branco vimos e ficámos a saber melhor o nome dos instrumentos utilizados para medir a humidade do ar, a temperatura a uma certa profundidade do solo e um heliómetro que é um instrumento que diz as horas de sol descoberto (sem ter nuvens a tapá-lo). Ao fim do dia também ficámos a conhecer um novo instrumento que é o sismómetro e não o sismógrafo. A diferença é que o sismómetro apenas regista os sismos e os envia directamente para Lisboa por Internet e o sismógrafo apenas o regista e não envia.
João Rafael Carriço 8ºA










10 de março de 2011

Trabalhos teatrais do 12º F







No dia 22 de Fevereiro, os alunos da turma do 12º F apresentaram os seus trabalhos, na disciplina de Área de Expressões-vertente Dramática. O objectivo era a criação e a apresentação de um monólogo. Foram apresentados trabalhos de muita qualidade e criatividade e foi uma manhã muito dinâmica e variada. Foram trabalhados temas como a solidão, o remorso, a morte, a prostituição, o bem e o mal, entre outros. Muitos parabéns a todos os alunos!!
A professora de Área de Expressões
Paula Rocha