26 de março de 2011

Visita de estudo a Aveiro - 8ºA e 8ºB

Aveiro – A Tradição do Mar
A visita de estudo das turmas do 8º ano a Aveiro constituiu um verdadeiro regresso ao passado, no tempo em que as actividades económicas da região estavam directamente associadas à exploração do mar.
Pela manhã, os alunos puderam apreciar um passeio nas embarcações típicas utilizadas na navegação através da ria, o saleiro ou mercantel e o moliceiro
; o primeiro utilizado no transporte de sal e o segundo no transporte de moliço que servia para a fertilização das terras na agricultura. O moliço era o nome dado ao conjunto das plantas e algas que cresciam na laguna costeira da ria de Aveiro. Durante o passeio nas embarcações observaram-se algumas espécies de peixes, tal como a tainha e a savelha.
O Navio-museu de Santo André foi o local da próxima paragem. Os alunos puderam conhecer de perto um dos navios pertencentes à frota portuguesa dedicada à pesca do bacalhau junto à Terra Nova (Canadá). Este navio utilizava a técnica do arrasto lateral para captura do peixe, sendo constituído por um porão com capacidade elevada, que permitia preparar, salgar e armazenar todo o bacalhau pescado durante a viagem de regresso.
No final das actividades sobrou ainda tempo para uma visita ao Museu de Ílhavo, testemunho da ligação das pessoas ao mar e à ria de Aveiro. Aqui foram visitadas as exposições permanentes. A primeira de pendor mais etnográfico, constituída por diferentes embarcações típicas da ria, com os seus tipos e cromatismos únicos; a sala dedicada à “Faina Maior”, lugar de memória à pesca do bacalhau por navios que utilizavam a arte do anzol; a Sala dos Mares constituída por miniaturas de embarcações e instrumentos de cariz náutico e a Sala das Conchas, com uma colecção doada ao Museu em 1965, por Pierre Delpeut, dedicada ao coleccionismo e com exemplares de beleza excepcional.

O professor de Ciências Naturais:
Steven Casteleiro





Sem comentários: