31 de dezembro de 2010

27 de dezembro de 2010

English Corner - Natal - 8ºs A e B

Neste Natal, mais uma vez, o English Corner esteve "revestido" de lindos postais, cartões...trabalhos muito criativos dos alunos de Inglês dos 8ºs A e B.
Ora vejam:








24 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL

"Uma boa consciência é um Natal constante." Benjamin Franklin

A ESCM DESEJA UM FELIZ NATAL A TODA A COMUNIDADE ESCOLAR E SUAS FAMÍLIAS.

21 de dezembro de 2010

Prémio de Pintura - Margarida Barbosa 8ºA


A aluna Margarida Barbosa do 8ºA venceu o X Certamen Cultural Ibérico Jóvenes Artistas Cáceres 2010, na modalidade plástica de pintura, categoria A (dos 13 aos 17 anos). A Margarida concorreu com o trabalho “Sueño de chica” ao certame de âmbito ibérico, promovido pela Câmara Municipal de Cáceres, Espanha, onde foi receber o prémio.
Rui Dias, Professor de Espanhol

19 de dezembro de 2010

Marco Daniel Duarte (ex-aluno da ESCM)

De todos os cantos do País e do Mundo nos chegam notícias dos nossos ex-alunos. O Marco Daniel foi um aluno que passou pela ESCM e que deixou muitas saudades, pela sua capacidade de trabalho, pelos valores que sempre marcavam a sua conduta e pela sua simpatia contagiante que não deixava ninguém indiferente. Hoje, é um profissional de sucesso que a todos nós (ex-professores e não só) enche de orgulho.
Um grande abraço e muitos parabéns Marco Daniel!!

Profª Ana Maria Moura

Boletim Informativo de 7 de Dezembro de 2010, 10:30

Funcionário do Santuário de Fátima distinguido com prémio da Academia Portuguesa da História com trabalho realizado sobre o Município de Tábua

A Academia Portuguesa da História distinguiu Marco Daniel Duarte,
responsável pela secção Arte e Património e pelo Museu do Santuário de Fátima, com o Prémio Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, instituído naquela academia pela Fundação Eng. António de Almeida.
Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, de 33 anos de idade, fala da alegria com que recebeu o anúncio de que era vencedor.
“Recebi a notícia com grande júbilo, sem dúvida. Fiquei surpreendido pelo facto de a obra ter sido distinguida com tão importante prémio. Não conheço os restantes trabalhos a concurso, mas estou seguro de que são de grande valia, pois assim é o timbre dos membros da Academia. Por outro lado, pareceu-me importante que uma obra sobre história local tivesse sido distinguida, pois, muitas vezes, mesmo na comunidade científica, existe um preconceito relativamente a este tipo de trabalho que é, de facto, de uma exigência muito grande”, afirma.
O concurso aos prémios da Academia é realizado através de uma obra de investigação histórica que tenha sido publicada no ano anterior.
“O trabalho premiado trata-se de um estudo monográfico sobre a história do concelho de Tábua, desde os primeiros indícios de ocupação humana naquela região até aos inícios do século XXI, sem descuidar os testemunhos artísticos e a identidade histórica daquela região, perscrutável através da memória colectiva vinculada a importantes figuras que ali nasceram ou desenvolveram a sua acção. O trabalho, com a chancela da Câmara Municipal de Tábua, foi editado com o título «Tábua: história, arte e memória» ”.
Em 2009, Marco Daniel Duarte concluiu esta investigação sobre o concelho de Tábua, realizada, durante cerca de três anos, a pedido daquela autarquia e no contexto de um Centro de Investigação ao qual pertence como colaborador, o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra.
O prémio ser-lhe-á entregue na sessão extraordinária da Academia Portuguesa da História, no dia 8 de Dezembro, dia em que a Academia completa 290 anos, por se considerar herdeira da Academia Real da Historia Portugueza, fundada por D. João V, em 1720, por conseguinte, a mais antiga academia científica de Portugal.
Encarado como um estímulo pessoal à investigação, este prémio é para Marco Daniel Duarte uma honra que significa também grande responsabilidade.
“Se por uma parte me sinto muito honrado, esta distinção traz-me também grande responsabilidade, sobretudo pelo patrono do prémio ser um dos mais insignes historiadores de Portugal. Procurarei continuar a honrar esta distinção. Encaro-a como um estímulo a prosseguir na investigação histórica e como um lembrete de que, ainda que a investigação seja uma tarefa árdua, merece o esforço, sobretudo quando se coloca ao serviço da Comunidade que não pode alhear-se da sua consciência histórica e artística."
Marco Daniel Duarte é natural da Covilhã, cidade onde estudou até ingressar no ensino superior, em Coimbra, onde se licenciou em História, variante de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, à qual se encontra ligado como doutorando desde 2001. Entre outras agremiações científicas e culturais, pertence à Academia Portuguesa da História, desde Fevereiro de 2007.
É funcionário do Santuário de Fátima desde Janeiro de 2008, data em que integrou o Serviço de Estudos e Difusão, como responsável do Museu do Santuário, ao mesmo tempo que se constituía a secção de Arte e Património.
Em relação e este seu trabalho em Fátima, Marco Daniel Duarte refere que
“muito me apaixona pelo contributo que pretende dar em ordem ao ambiente estético que o Santuário tem proposto aos seus peregrinos”.

LeopolDina Simões, Sala de Imprensa

17 de dezembro de 2010

Visita de Estudo - Campeonato Europeu das Profissões








Alunos da área Administrativa visitam o Campeonato Europeu das Profissões

No âmbito das disciplinas da área Administrativa, os alunos do 11º G “Curso Profissional de Técnico de Secretariado” e do 91C CEF “Assistente Administrativo” deslocaram-se, no dia 9 de Dezembro à FIL - Lisboa, onde puderam assistir ao Campeonato Europeu das Profissões –EuroSkills 2010.
Os alunos foram acompanhados pelos professores José Manuel Rodrigues, Mª de Lourdes Faria, Ana Paula Fernandes e Sandra Gamboa e tiveram a oportunidade de observar o desempenho dos concorrentes de várias áreas profissionais de diversos países europeus.
Esta actividade foi muito interessante e contribuiu para o enriquecimento profissional, cultural e social.


As Professoras: Ana Paula Fernandes e Mª de Lourdes Faria

15 de dezembro de 2010

Palestra - “Probabilidades” - Prof. José Paulo Viana





No passado dia 30 de Novembro, os alunos da Campos Melo tiveram o prazer de assistir a uma palestra orquestrada pelo Sr. Dr. José Paulo Viana, subordinada ao tema “Probabilidades”. Entusiasta das matemáticas recreativas, principalmente nesta área, e autor da secção “Desafios” no jornal Público, tem sido um extraordinário divulgador de Matemática através de conferências e sessões em escolas, quer para alunos, quer para professores um pouco por todo o país.
Começámos por assistir a uma coincidência matemática a que todos estamos sujeitos, em que José Viana demonstrou que os nossos dados biográficos como a nossa data e hora de nascimento se relacionam irremediavelmente com o número π (pi), um dos mais importantes no mundo da matemática. Aquela que, para alguns se adivinhava uma dissertação densa e laboriosa, acabou por se mostrar, desde cedo uma palestra engraçada que todos nós podíamos ter com amigos num ambiente informal.
Para além de conhecimentos e noções matemáticas nesta área tão importante da derradeira Ciência, vimos a aplicação da mesma em situações engraçadas e do quotidiano, que não associamos às probabilidades e no entanto, à luz dos ensinamentos do professor, tornou-se claro tratar-se pura e simplesmente matemática.
Foi visível, também a paixão do Sr. Dr. José Viana, não só pela matemática em geral, mas principalmente neste ramo, uma vez que conseguiu cativar todo o auditório com todo o seu discurso e apresentação.
Um matemático exímio com uma palestra que excedeu, no ponto de vista de todo os interessados as expectativas. Sem dúvida um convite ao estudo da matemática; uma experiência a repetir.
João Calheiros Moura
12ºB Nª12

11 de dezembro de 2010

PES - Mais um ano – Novos desafios

A equipa PES regressou ao trabalho no início do ano lectivo, com novos desafios, novos projectos e novos professores.
A aplicação da legislação no âmbito da Educação Sexual trouxe a necessidade de reestruturar as sessões PES. Os professores do ensino básico aceitaram bem este desafio e são eles, sob a orientação da equipa PES, a dinamizar as sessões nas suas turmas.
Graças à aprovação da candidatura ao programa “Cuida-te”, do IPJ, finalmente conseguimos concretizar um sonho antigo: o Projecto ESCM)!!!

PES – ESCM
esta Escola,
pela Saúde,
põe-te o Corpo
em Movimento


O lema do Projecto ESCM é então por o Corpo em Movimento para a promoção da Saúde.

Como vai funcionar??
Após uma avaliação inicial feita aos participantes, a nível da Composição Corporal, Hábitos Alimentares e Condição Física Geral, serão estabelecidos programas de exercício e, em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde, programas alimentares personalizados.

Quem vai participar??
Os alunos que se encontram fora da Zona Saudável de Aptidão Física e que, voluntariamente e com acordo dos seus Encarregados de Educação, desejem integrar o projecto e melhorar os seus índices de Condição Física.

Onde e quando??
- Na nossa Escola, num espaço-ginásio especialmente concebido para o Projecto, na galeria do Pavilhão Gimno-Desportivo.
- Em horário a combinar com os participantes.

Para além dos novos projectos e desafios, a equipa PES continua a trabalhar na Educação para a Saúde, com as actividades já habituais (Lanche Saudável, no passado dia 29 de Outubro; Sessões PES para todas as turmas) e algumas novidades, já realizadas:
- Participação de turmas do 10º e 11º de Cursos Profissionais na Peça de Teatro Participativo “16_Dezasseis”, no passado dia 11 de Novembro;
- Colaboração com a Associação Beira-Serra na dinamização de Sessões para turmas do 12º ano;
- Estabelecimento de uma parceria com o Grupo Instrução e Recreio Campos Melo, para realização de Sessões sobre a temática “Sexualidade na Adolescência”;
- Participação no III Congresso Nacional de Educação para a Saúde, com a apresentação de uma comunicação sobre o trabalho da equipa PES na nossa escola.
Para breve, mais uma actividade PES, em colaboração com o Departamento de Intervenção nas Toxicodependências de Cascais – Peça de Teatro “Sabes Dizer Não?”, para as turmas do 12º ano dos Cursos Profissionais, no próximo dia 16 de Dezembro às 10h10 e 15h05 no Auditório da nossa Escola.


A equipa de trabalho do PES

8 de dezembro de 2010

GRUPO DE DANÇAS E CANTARES DA ESCM





No dia 5 de Dezembro, “Dia Internacional do Voluntário” pelas 21h 30m no Restaurante “Quinta das Flores” o Grupo de Danças e Cantares da ESCM participou no I Encontro de Voluntários do Centro Hospitalar Cova da Beira.
Mais uma vez, a nossa Escola esteve muito bem representada, este grupo actuou com grande profissionalismo e satisfação.
No final da actuação pudemos saborear o apetitoso bolo do aniversário.

Ana Paula Fernandes

6 de dezembro de 2010

Dia dos Clubes - Clube de Robótica



No passado 20 de Outubro realizou-se aqui na ESCM o Dia dos Clubes. E como era de esperar o Clube de Robótica participou também neste dia com o objectivo de dar a conhecer à Comunidade Educativa alguns dos projectos realizados e recrutar mais elementos.
O dia começou com os alunos e o professor a preparar o seu “estaminé”, na sala nº21, para as demonstrações e apresentações orais perante as turmas que iriam passar por lá ao longo da manhã. Tendo em conta que as turmas teriam alunos do 7º ano ao 10º ano, havia alguma expectativa por parte dos elementos do Clube, quem é que iria aderir ao Clube, se seriam caloiros de 7º ano para começar tudo do zero e construir uma equipa de longa duração como é o caso da ESCMRoboteam ou se viriam alunos de 10º ano que, apesar de ficarem numa situação normal ficarem só metade do tempo, possuem muito mais conhecimentos do que os de 7ºano. Posto isto não há muito mais a dizer, o dia correu normalmente e na quarta-feira seguinte apareceram os resultados, dois novos alunos inscreveram-se no Clube, Luís Afonso e Guilherme Matos ambos do 10ºB, para se juntarem aos dois novos que se tinham inscrito logo no inicio do ano, Artur Gama e Ricardo Correia do 11 I. Sendo assim o Clube de Robótica além de ter a ESCMRoboteam com os alunos André Rodrigues e Ricardo Santos do 10ºA e Rúben Nascimento do 10ºC tem agora uma nova equipa compostos pelos elementos novos, os alunos Luís Afonso e Guilherme Matos do 10ºB e os alunos Artur Gama e Ricardo Correia do 11º I. Por fim, já com o objectivo de arranjar novos elementos concluído, ambas as equipas vão arregaçar as mangas e começar a
preparar-se para o Concurso Nacional de Robótica a realizar no próximo mês de Abril.

Rúben Nascimento 10ºC nº 22

4 de dezembro de 2010

À descoberta da Biblioteca Escolar - Bibliopaper

No início do ano lectivo, as turmas B e C do 10º Ano realizaram uma visita guiada à Biblioteca Escolar (BE).
A iniciativa conjunta da disciplina de Português e da Coordenadora da BE teve como objectivos dar a conhecer o espaço e testar a capacidade dos alunos na procura dos recursos existentes na Biblioteca.
Antes da visita, na sala de aula, os alunos ouviram uma breve explicação da professora de Português, Elsa Duarte, sobre algumas regras da BE, que os alunos desconheciam – deixar as mochilas à entrada, ou pedir uma chave para guardá-las num cacifo – e receberam instruções para a realização do Bibliopaper.
“ É importantíssimo para os alunos conhecerem a biblioteca, o seu horário e modo de funcionamento, uma vez que muitos são novos na escola e vão precisar da biblioteca ao longo do seu percurso escolar” afirmou a professora Elsa Duarte.

Ao chegar à BE as turmas foram recebidas pela sua coordenadora, Drª Isabel Lino, que explicou minuciosamente o funcionamento da biblioteca e o modo como se pode usufruir dela.
Os livros estão organizados de acordo com a Classificação Decimal Universal, pelo que cada disciplina corresponde a um número: o 0 corresponde à Generalidade; o 1 à Filosofia; o 3 às Ciências Sociais; o 4 não existe para a eventualidade de se poder “encaixar” uma nova disciplina; o 5 corresponde à Matemática e às Ciências Naturais; o 6 às Ciências Aplicadas; o 7 às Artes e Desporto; o 8 à Língua. Linguística e à Literatura; e, por fim, o 9 à História, à Geografia e às Monografias. Esta classificação ajuda a encontrar melhor a obra que se pretende.
Na BE encontram-se livros com etiqueta vermelha, que não se podem levar para casa, por serem livros raros ou com um só um exemplar, e outros com etiqueta amarela, que podem ser requisitados pelo prazo de cinco dias úteis. Oferece também uma grande variedade de obras, desde autobiografias, romance, comédia, aventura, livros técnicos, publicações periódicas, etc.


Para além das obras em papel, a Biblioteca dispõe ainda de meios audiovisuais e computadores com acesso à internet, onde os alunos podem estudar, fazer pesquisas ou simplesmente passar momentos de lazer jogando, lendo revistas e jornais. Os DVDs, cassetes e CDs podem também ser requisitados durante três dias úteis.

Por fim, os alunos realizaram um Bibliopaper, elaborado pela professora de Português. Os grupos, previamente organizados na sala de aula, receberam o questionário, que consistia na descodificação de enigmas e na execução de tarefas, tendo em vista o conhecimento de temáticas variadas: conteúdos disciplinares, cultura geral, funcionamento e valências da BE, …
A actividade decorreu em clima de entusiasmo e entreajuda, causando a menor perturbação possível. Pode-se afirmar que a visita foi um sucesso!

Texto-Colagem elaborado com base nas notícias previamente redigidas pelos seguintes alunos: Ana Fonseca, Ângela Fonseca, Daniela Canário e Inês Varanda do 10º C e Adriana Estrela, Adriana Prata, Carina Tavares, Inês Duarte, Leonardo Viegas, Mariana Rebelo, Marina Paraíso, Micael Santos, Miguel Vaz, Miguel Ferreira, Pedro Abrantes e Susana Carvalho do 10º B







2 de dezembro de 2010

Campanha de Solidariedade




A turma 91K - Técnico de Gestão Ambiental e a BE/CRE uniram-se para recolher bens essenciais.
Assim, deixam uma mensagem a todos que queiram colaborar nesta iniciativa de carácter humanitário:

“Se tiveres roupa, jogos, brinquedos, livros e alimentos que possas dar, entrega na Biblioteca da Escola. Estes serão entregues a quem realmente precisa. Participa nesta recolha e ajuda-nos a ajudar os outros!”

A Turma 91K