15 de dezembro de 2010

Palestra - “Probabilidades” - Prof. José Paulo Viana





No passado dia 30 de Novembro, os alunos da Campos Melo tiveram o prazer de assistir a uma palestra orquestrada pelo Sr. Dr. José Paulo Viana, subordinada ao tema “Probabilidades”. Entusiasta das matemáticas recreativas, principalmente nesta área, e autor da secção “Desafios” no jornal Público, tem sido um extraordinário divulgador de Matemática através de conferências e sessões em escolas, quer para alunos, quer para professores um pouco por todo o país.
Começámos por assistir a uma coincidência matemática a que todos estamos sujeitos, em que José Viana demonstrou que os nossos dados biográficos como a nossa data e hora de nascimento se relacionam irremediavelmente com o número π (pi), um dos mais importantes no mundo da matemática. Aquela que, para alguns se adivinhava uma dissertação densa e laboriosa, acabou por se mostrar, desde cedo uma palestra engraçada que todos nós podíamos ter com amigos num ambiente informal.
Para além de conhecimentos e noções matemáticas nesta área tão importante da derradeira Ciência, vimos a aplicação da mesma em situações engraçadas e do quotidiano, que não associamos às probabilidades e no entanto, à luz dos ensinamentos do professor, tornou-se claro tratar-se pura e simplesmente matemática.
Foi visível, também a paixão do Sr. Dr. José Viana, não só pela matemática em geral, mas principalmente neste ramo, uma vez que conseguiu cativar todo o auditório com todo o seu discurso e apresentação.
Um matemático exímio com uma palestra que excedeu, no ponto de vista de todo os interessados as expectativas. Sem dúvida um convite ao estudo da matemática; uma experiência a repetir.
João Calheiros Moura
12ºB Nª12

Sem comentários: