11 de dezembro de 2010

PES - Mais um ano – Novos desafios

A equipa PES regressou ao trabalho no início do ano lectivo, com novos desafios, novos projectos e novos professores.
A aplicação da legislação no âmbito da Educação Sexual trouxe a necessidade de reestruturar as sessões PES. Os professores do ensino básico aceitaram bem este desafio e são eles, sob a orientação da equipa PES, a dinamizar as sessões nas suas turmas.
Graças à aprovação da candidatura ao programa “Cuida-te”, do IPJ, finalmente conseguimos concretizar um sonho antigo: o Projecto ESCM)!!!

PES – ESCM
esta Escola,
pela Saúde,
põe-te o Corpo
em Movimento


O lema do Projecto ESCM é então por o Corpo em Movimento para a promoção da Saúde.

Como vai funcionar??
Após uma avaliação inicial feita aos participantes, a nível da Composição Corporal, Hábitos Alimentares e Condição Física Geral, serão estabelecidos programas de exercício e, em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde, programas alimentares personalizados.

Quem vai participar??
Os alunos que se encontram fora da Zona Saudável de Aptidão Física e que, voluntariamente e com acordo dos seus Encarregados de Educação, desejem integrar o projecto e melhorar os seus índices de Condição Física.

Onde e quando??
- Na nossa Escola, num espaço-ginásio especialmente concebido para o Projecto, na galeria do Pavilhão Gimno-Desportivo.
- Em horário a combinar com os participantes.

Para além dos novos projectos e desafios, a equipa PES continua a trabalhar na Educação para a Saúde, com as actividades já habituais (Lanche Saudável, no passado dia 29 de Outubro; Sessões PES para todas as turmas) e algumas novidades, já realizadas:
- Participação de turmas do 10º e 11º de Cursos Profissionais na Peça de Teatro Participativo “16_Dezasseis”, no passado dia 11 de Novembro;
- Colaboração com a Associação Beira-Serra na dinamização de Sessões para turmas do 12º ano;
- Estabelecimento de uma parceria com o Grupo Instrução e Recreio Campos Melo, para realização de Sessões sobre a temática “Sexualidade na Adolescência”;
- Participação no III Congresso Nacional de Educação para a Saúde, com a apresentação de uma comunicação sobre o trabalho da equipa PES na nossa escola.
Para breve, mais uma actividade PES, em colaboração com o Departamento de Intervenção nas Toxicodependências de Cascais – Peça de Teatro “Sabes Dizer Não?”, para as turmas do 12º ano dos Cursos Profissionais, no próximo dia 16 de Dezembro às 10h10 e 15h05 no Auditório da nossa Escola.


A equipa de trabalho do PES

1 comentário:

Anónimo disse...

A peça de teatro prevista para o dia 16 não pode ser realizada por impedimento de uma das actrizes, mas será agendada para o início do 2º Período. Estejam atentos! :)