30 de janeiro de 2010

Ninho de Poetas

Parabéns à Natércia!!!
(pelo aniversário e pelos poemas)

Paz

Veio pelo mundo
Anunciar a liberdade.
Entrou e nunca
Mais saiu!
Vem encher os
Nossos corações,
Vem encher a
Natureza,
Vem espalhar a
Paz por todo o
Mundo.

Noite

Os sons da natureza...
O ar gelado no corpo,
A noite calma e fria .
As estrelas no céu..
Vem noite até mim!
Vem noite brilhante!
Vem encher com o teu
Brilho a magia do ar!
Enche as estrelas
Mais brilhantes .
Mas não enchas o céu
De tempestade!
E que haja sempre
Brilho no céu!

Natércia Carvalho, 11ºF (Poema dedicado à minha Professora de Português)

29 de janeiro de 2010

English Corner

Na Campos Melo a Língua Inglesa está sempre "à vista" no English Corner.
Os trabalhos expostos têm sido de vários temas. Desde o 7º ao 12º ano, os alunos têm-nos mostrado a sua criatividade e o que vão aprendendo na aula de Inglês.
Este ano lectivo já foram expostos trabalhos dos 11ºs anos sobre O Ambiente, dos...

12ºs anos sobre Os Direitos Humanos








....e dos 7ºs anos sobre Os Adjectivos

Continuem a aprender, a trabalhar e a.....expor!!
Nós....gostamos de ver!!

28 de janeiro de 2010

Somos alunas do 12º ano e estamos a desenvolver um trabalho na disciplina de Área de Projecto sobre os comportamentos relacionados com os graffitis.
Recentemente criámos um blogue para dar a conhecer o nosso trabalho.

Visitem os Comportamentos Pintados em


Ana Sofia Martins, Beatriz Antunes e Joana Tavares, do 12º A

23 de janeiro de 2010

Visita ao Museu Educativo da ESCM


No âmbito do concurso “A Matemática e os Têxteis” tivemos o prazer de receber no passado dia 20, pelas 12h, no Museu Educativo da nossa Escola, um grupo de 50 alunos acompanhados por 5 professores, da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo de Leiria.

A visita decorreu com grande entusiasmo, pois os visitantes apreciaram com muito interesse as peças expostas e manifestaram muita curiosidade pela história da nossa Escola, tendo colocado questões acerca da mesma.

As professoras: Ana Paula Fernandes e Mª de Lourdes Faria

21 de janeiro de 2010

Comemorações do 125º aniversário da ESCM - V

O dia 8 de Janeiro, dia do encerramento das Comemorações do 125º Aniversário da Escola Secundária Campos Melo – Covilhã, foi escolhido para a cerimónia de entrega de diplomas aos adultos que concluíram o processo de RVCC, através deste Centro Novas Oportunidades.


Neste dia, 305 adultos, 140 do Nível Básico de Educação e 165 do Nível Secundário da Educação, receberam o seu diploma e viram publicamente reconhecido o seu esforço tendo em vista um nível mais elevado de qualificação.

No decurso da cerimónia, proferiram algumas palavras, o Presidente da Agência Nacional para a Qualificação, Professor Luís Capucha, a Directora Regional Adjunta da Educação do Centro, Drª. Cristina Lopes Dias, a Directora do Agrupamento de Escolas A Lã e a Neve, Drª. Carina Franco, o Avaliador Externo, Dr Leopoldo Rodrigues, a Directora da Escola Secundária Campos Melo, Drª. Isabel Fael e a Coordenadora Pedagógica do CNO da ESCM, Drª. Maria Rosa Macedo. Estiveram também presentes, alguns representantes de Instituições, onde o CNO da ESCM tem itinerâncias e a responsável pelos CEFA da DREC, Drª. Teresa Silva.

Do trabalho desenvolvido, deram testemunho alguns adultos que hoje receberam o seu diploma merecendo, referência especial, um deles, Júlio Santos, por ser o mais velho do País, nesta situação, com a linda idade de 88 anos cumpridos no dia 6 do corrente mês.

Em fim de festa, participou um grupo de cantares e adufes, que integram a itinerância do Paul.

Professora Rosa Macedo


Comemorações do 125º aniversário da ESCM - IV

Fim das Comemorações As comemorações prosseguiram com a entrega dos diplomas dos quadros de excelência, valor e mérito, relativos ao ano lectivo de 2008/2009, a entrega de certificados aos Formandos do CNO (ver poste seguinte), uma vista ao Museu Educativo, a actuação do Grupo de Danças Regionais e terminaram com um Porto de Honra.


Comemorações do 125º aniversário da ESCM - III

Sessão de Encerramento

As actividades levadas a cabo no âmbito das comemorações dos 125 anos da Escola Secundária Campos Melo culminaram no dia oito com uma Sessão de Encerramento onde estiveram presentes várias individualidades ligadas ao ensino, antigos professores e alunos, representantes dos órgãos autárquicos, entre outros.


Tomaram da palavra os Ex.mos representantes da ANQ, da DREC e o Senhor Presidente da Câmara Municipal, tendo centrado os seus discursos na importância desta Escola secular no desenvolvimento da cidade e da região e nas constantes adaptações aos desafios que os tempos têm vindo a impor, elogiando a nossa escola que, por isso, se orgulha do seu passado, reflecte sobre o presente e vai construindo o futuro.

Houve ainda lugar para a apresentação e lançamento da Revista comemorativa dos 125 anos da nossa escola.



O Grupo de Jograis também nos brindou com a sua voz que deu eco à história da nossa escola ao longo destes 125 anos.

20 de janeiro de 2010

Comemorações do 125º aniversário da ESCM - II

Exposição 125 Anos, 125 Fotografias

Antes da Sessão de Encerramento das comemorações dos 125 anos da ESCM, efectuou-se-se a inauguração da exposição 125 Anos, 125 Fotografias, que ficou patente ao público na Biblioteca da ESCM .



Na cerimónia estiveram presentes o Professor Doutor Luís Capucha, Director da ANQ, a Drª Cristina Lopes Dias, sub-directora regional da DREC, Carlos Pinto, Presidente da Câmara da Covilhã, D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, representantes da Associação de Professores, alunos e Funcionários da Escola Campos Melo (APAE), do Estabelecimento Prisional da Covilhã e da Associação de Encarregados de Educação, para além de actuais e antigos professores e alunos da nossa escola.

Comemorações do 125º aniversário da ESCM - I

Peddy-paper



Na manhã do passado dia 8 de Janeiro, aquando do encerramento do centésimo vigésimo quinto aniversário da nossa escola, realizou-se um "Peddy-paper" organizado pela Associação de Estudantes com o apoio da Direcção da escola.
Nesta actividade participaram quinze equipas, que tinham como tarefa responder a um questionário sobre a História da Escola.
A equipa vencedora é constituída por alunos do 8º ano das turmas A e B: Alícia Brasil, Fábio Guerra, José Antunes e Samuel Corono.

Para eles os nossos parabéns!


Notícia elaborada pelo 8º A e enviada por Diana Esteves, Delegada de Turma



Peddy Paper

19 de janeiro de 2010

João Marques no Campeonato do Mundo de Juniores de Esqui Alpino em Megeve (França)

O nosso aluno João Marques, de 17 anos, esquiador da Selecção Nacional / FDI -Portugal, já voltou ao ritmo das competições.
Após os treinos de Verão em Hitertux (Áustria), em Dezembro fez as primeiras provas da temporada no Tirol Italiano, atingindo sua melhor marca na disciplina de Slalom, 240,65 pontos FIS.


No Open de Esqui Alpino alcançou o 2º lugar e prepara-se para representar Portugal nos Campeonatos do Mundo de Juniores, em França, onde espera obter a sua melhor classificação de sempre.

Bom trabalho e boa sorte, João!

Mais informação na página pessoal do João, aqui.

15 de janeiro de 2010

Concurso Nacional de Leitura










No passado dia seis de Janeiro, realizou-se pelo quarto ano consecutivo o Concurso Nacional de Leitura. Aderiram a esta iniciativa vinte e cinco candidatos: onze do Terceiro Ciclo (sete alunos do 7º A e quatro do 8ª B), e catorze do Secundário (dez do 10º A e quatro do 10ºC).
Este ano, para o Terceiro Ciclo, as obras a concurso eram os contos «O Retrato», de Manuel da Fonseca e «Uma esplanada sobre o mar», de Vergílio Ferreira; para o Ensino Secundário, os alunos tiveram de ler os romances Inês de Portugal, de João Aguiar e O Leitor, de Bernhard Schlink.
Ficaram apuradas para a segunda fase (distrital) do concurso três candidatas do 7º A - Mariana Almeida, Madalena Baía e Margarida Barbosa - e duas do 10º ano: a Telma Vicente, do 10ºC e a Mariana Gomes, do 10º A. A Mariana Gomes é, aliás, uma repetente nestas andanças.
A todas as concorrentes muitos parabéns e desejos de uma excelente prestação na próxima fase do concurso.

Pela Equipa da Biblioteca
Prof. Olga Fonseca

13 de janeiro de 2010

Projecto "Escola Electrão"

O Projecto "Escola Electrão" - http://www.escolaelectrao.pt/ - é um projecto da AMBBE, com o apoio do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente, do qual a nossa Escola é parte integrante.

Consiste numa iniciativa que inclui uma acção de recolha de Resíduos Eléctricos e Electrónicos em fim de vida (que não devem ser depositados no lixo comum, por possuírem componentes altamente prejudiciais para o meio ambiente. Trata-se de um concurso no qual participam 382 escolas de todo o país, cujo regulamento e prémios podem ser vistos no sítio da internet acima mencionado.

O ponto electrão, contentor para recolha desses equipamentos, será colocado na nossa Escola (junto ao portão de baixo, no antigo depósito de gás) entre os dias 19 de Janeiro e 8 de Fevereiro.

Vamos todos colaborar!


Cada elemento da nossa comunidade escolar deve contribuir, "livrando-se" de um ou mais equipamentos referidos em (1), em desuso, de forma ambientalmente correcta.

Os referidos equipamentos podem ser trazidos para a nossa escola e colocados, a partir de hoje, junto ao pavilhão desportivo, em frente à sala 33, aguardando a chegada do contentar ponto electrão. Caso haja dificuldades de transporte ou surjam dúvidas é favor contactar um dos professores responsáveis por esta iniciativa (Cristina Lourenço, João Paulo Patrício ou Américo Mendes) através do telefone da nossa escola 275310880, ou aihdao Sr Silva ou o Sr João Paulo.
Em nome da Escola Secundária Campos Meio e do ambiente, bem-haja pelo interesse e participação.

Covilhã, 5 de Janeiro de 2010

(1) São considerados equipamentos eléctricos e electrónicos os aparelhos que necessitem de corrente, eléctrica para o, seu funcionamento (quer, seja a corrente de 220V ou a pilhas). São exemplo arcas-congeladoras, frigoríficos, máquinas de lavar louça ou roupa, televisores, aparelhagens de som ou vídeo, computadores, monitores, impressoras, fotocopiadores, torradeiras... varinhas mágicas, brinquedos/enfim, todo e qualquer aparelho que funcione à pilhas ou ligado à corrente eléctrica, como se referiu.
Também as lâmpadas são consideradas REEE, embora devam ser colocadas em caixas próprias e à parte dos equipamentos atrás referidos.

11 de janeiro de 2010

Neve

Hoje a escola está encerrada devido ao nevão que cobre a nossa região.

7 de janeiro de 2010

Alunos distinguidos no ano lectivo de 2008/09


.

Quadro de Valor

Luciana Maia Teodózio

.

Quadro de Mérito

Alexandra Filipa Milhano dos Santos
Ana Carolina Maia Teodózio
Ana Cláudia Duarte Galvão
Ana Filipa Ramos Barata
Ana Luísa Delgado Botelho Rocha
Ana Margarida Santos Fonseca
André Alçada Fernandes
Carolina Fonseca Matos Silvestre
Cláudia Fael farias
Diana Miguel Mendes Taborda
Elodie Fernandes dos Reis
Fábio Filipe Lopes Pais
Guilherme Carvalho Monteiro
Helena Regina Gadanho Simões
Joana Elvira Gil Roberto
João Carlos Calheiros de Brito Moura
João Luís Silva Canaveira Tourais
Juliana Lourenço Caetano
Laurie Anne Oliveira
Leonor Soares Neves da Gama
Luciana Maia Teodózio
Mafalda Martins Baptista
Margarida Duarte Patrício Tejada Nunes
Maria Carolina Bonina Cariano
Mariana de Brito Serra
Mariana Silva Roberto
Sara Filipa Martins Nicolau
Sara Inácio Felício
Sofia Moura Costa
Teresa Margarida Teixeira Bernardo

6 de janeiro de 2010

Dia da Escola


Celebra-se depois de amanhã, dia 8, o Dia da Escola.

Como já vem sendo hábito, o programa comemorativo, que divulgaremos em breve, inicia-se com um Peddy-paper, cujo regulamento é o seguinte:

Regulamento

  1. Poderão participar neste jogo todos os alunos da Escola que se inscreverem até às 15:00h do dia 7 de Janeiro (limite de inscrições a doze equipas).
  2. As fichas de inscrição estão junto do funcionário do telefone. Deverão preenchê-las correctamente e entregá-las ao funcionário que estiver no telefone do átrio.
  3. A participação só poderá ser feita em equipa. Cada uma terá no máximo 4 elementos que poderão ser de turmas diferentes.
  4. A prova começará às 10:00h no átrio. Quando responderem às primeiras 5 questões, entregam-nas no átrio e levam outro grupo de cinco questões.
  5. A equipa vencedora será aquela que errar menos respostas e fizer a prova em menos tempo.
  6. A prova decorre dentro do recinto escolar.

5 de janeiro de 2010

Novas do Desporto Escolar


Calendário das Provas de Basquetebol, de Natação e de Ginástica, Corta-Mato Escolar e tudo o mais que diz respeito ao Desporto...
aqui.

4 de janeiro de 2010

Visitas no Museu

No dia 23 de Dezembro de 2009, pelas 14h, tivemos o prazer de receber no Museu Educativo da nossa Escola, um grupo de formandos e formadores oriundos de Coimbra, que representavam o Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios e Vestuário do Centro.
A visita decorreu com grande entusiasmo, pois os visitantes apreciaram com muito interesse as peças expostas e manifestaram possuírem conhecimentos e alguma sensibilidade pela área têxtil.
Esta visita, esteve integrada no concurso “A Matemática e os Têxteis”. É uma iniciativa conjunta da Delegação Regional Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática (DRC-SPM) e da Universidade da Beira Interior (UBI), com a colaboração do Museu de Lanifícios da UBI e do Museu Educativo da Escola Secundária Campos Melo.
O concurso visa a criação de uma exposição sobre o tema: “A Matemática e os Têxteis” e destina-se a fomentar a participação de alunos, de todos os níveis de ensino não superior, na concepção e elaboração de trabalhos que explorem um ou mais temas do programa de Matemática do ensino básico e secundário.
Os grupos inscritos para participar no concurso terão a possibilidade de realizar uma visita gratuita ao Museu de Lanifícios da UBI e Museu Educativo da Escola Secundária Campos Melo, com a principal finalidade de recolher motivos inspiradores para o trabalho a desenvolver ao longo do ano lectivo 2009/2010 com o apoio dos respectivos professores de Matemática.

A professora: Ana Paula Fernandes

1 de janeiro de 2010

Começa hoje o ano

Nada começa: tudo continua.
Onde ‘stamos, que vemos só passar?
O dia muda, lento, no amplo ar;
Murmura, em sombras, flui a água nua.

Vêm de longe,
Só nosso vê-las teve começar.
Em cadeias do tempo e do lugar,
É abismo o começo e ausência.

Nenhum ano começa. É eternidade!
Agora, sempre, a mesma eterna idade,
Princípio de Deus sobre o momento,

Na curva do amplo céu o dia esfria,
A água corre mais múrmura e sombria
E é tudo o mesmo: e verbo o pensamento.

Fernando Pessoa (1888-1935)

roubadinho daqui