30 de junho de 2009

Fio Condutor Nº 3


Amanhã na Escola e quinta-feira nas bancas.


26 de junho de 2009

Ninho de Poetas

As actividades lectivas já terminaram, mas a inspiração continua...


Sonho

Do sonho à realidade,
Há um instante que
Quero que agarres,
Te leve em pura
Felicidade por todos
Os caminhos que
Conquistares.





Prepara

Prepara o teu olhar mais meigo,
O teu sorriso mais verdadeiro,
O teu beijo mais quente,
O teu abraço maior e mais envolvente
Para receberes a magia e ternura
De um beijo meu.



Choro….


Mas não sei porque choro,
E tão grande esta dor que sinto
e uma dor que não se aguenta
Cá dentro do meu peito…
Por isso choro…
Choro para desabafar esta dor
Que invadiu o meu peito,
uma dor que e tão grande mas tão
Grande que se criou no dia que partis te,
no dia que me deixas te,
no dia que não te consegui dar um abraço,
que sempre me deste para
me ajudar, aquele abraço que me dava conforto,
Carinho e por um gesto tudo significa em ti todo o
Amor que me tentas te dar...
Por isso choro em silêncio para escutar o imenso
Barulho das lágrimas que caem do meu rosto.




Reflexo

Nos teus olhos vejo meu reflexo,
Nos teus lábios os meus beijos…
No teu corpo quente uma chama que
Se acende ao longo do tempo…
As tuas mãos passam no meu corpo,
O teu corpo junto do meu uma
Chama que se acende forte e quente.
Não sei que hei-de fazer ,
Não sei se é paixão
Ou se é amor ...
Deste nosso calor …

Distância

A distância
pode separar
dois olhares
mas nunca
separa
dois corações.



Quero-te

Quero-te, mas
só posso amar-te.
Quero esquecer-te
mas vives na minha mente.
Não quero ouvir
mas gritas
no meu
coração ...
Fazes parte de mim...




Escolha...

Se algum dia tiveres que
escolher entre mim e o
mundo pensa bem!
porque se escolheres o
mundo, perdes-me a
mim, mas se me
escolheres a mim
eu te darei o mundo!
Se pudesse ser uma
parte de ti,
escolhia ser as tuas
lágrimas, porque
são elas concebidas
no teu coração .
Nascem nos teus
olhos, vivem na
tua face e morrem
nos teus lábios.


Natércia Carvalho, 10ºE

25 de junho de 2009

Ocupação de Tempos Livres

.

Clique para aumentar

Inscrições nos Serviços Administrativos da Escola

24 de junho de 2009

Tomada de Posse da Srª Directora da Escola Secundária Campos Melo



Teve lugar hoje, pelas 18h30mn, a tomada de posse da nova Directora da ESCM, numa cerimónia que teve lugar no Auditório da escola. Estiveram presentes entidades oficiais e parceiros da escola, convidados, professores e funcionários que aceitaram o convite, para estarem presentes, aberto a toda a comunidade escolar. O presidente do Conselho Geral Transitório deu as boas vindas aos presentes e após discursar, ofereceu um momento músical, da autoria do nosso aluno Afonso Santos. Seguiu-se o discurso da Drª Isabel Fael e a tomada de posse propriamente dita, registada em acta, lida, aprovada e assinada pelos membros do Conselho Geral Transitório. Seguiu-se um porto de honra oferecido aos convidados.
O Presidente do Conselho Geral Transitório, Cessante
João Boléo Matos Silva

O que dizem de nós - Mural de S. Silvestre

.
O que dizem de nós...

"Como a história de uma cidade pode ser recontada através dos seus emblemáticos edifícios.Parabéns aos alunos e professores de Artes da Escola Secundária Campos Melo.Excelente recuperação de fachada."

23 de junho de 2009

Afinal os nossos avós tinham razão

.

Por Ana Carolina Teodózio, Ana Rita Arcão, Ana Rita Santos, Marta Jacob

Escola Secundária/3º CEB Campos Melo

Biologia 12º Ano Turma A

2008/2009

Resumo Neste artigo apresenta-se o relato de uma actividade que pretendia comprovar que as especiarias conservam alimentos pelas suas propriedades antimicrobianas. Construiu-se um meio de cultura que continha a bactéria Lactobacillus casei, onde foram colocadas diferentes especiarias. Observou-se que as culturas de bactérias se desenvolveram longe das especiarias, excepto do pimentão e do tomilho. Assim, concluiu-se que grande parte das especiarias evita a contaminação de alimentos e prolonga a sua conservação.

.

Introdução

Antigamente, algumas especiarias eram utilizadas na conservação de alimentos. Nos dias de hoje, utilizam-se novas e modernas técnicas para este fim, que recorrem, por exemplo, ao controle de condições ambientais ou à adição de componentes artificiais.

Com este trabalho, pretendeu-se verificar a capacidade antimicrobiana de certas especiarias na conservação de alimentos e comprovar a eficácia dos métodos de conservação mais antigos. Para isso, utilizou-se uma bactéria que se fez crescer em placas favoráveis ao seu desenvolvimento e nas quais se colocaram as especiarias em estudo.

Desenvolvimento

A conservação dos alimentos tem como principal objectivo, como o próprio nome indica, preservar a qualidade do alimento após a sua produção e antes do seu consumo.

A deterioração dos alimentos geralmente dá-se como resultado da actividade de enzimas autolíticas, presentes nos mesmos, ou como resultado da actividade de microrganismos, entre eles os micróbios.

É importante evitar que o alimento seja contaminado por estes últimos, pois muitos podem ser patogénicos e, consequentemente, nefastos à saúde humana. Daí que seja indispensável uma manipulação asséptica dos alimentos e a adopção de certas medidas que previnam a alteração do produto pela actividade microbiana.

Frequentemente recorre-se ao uso de especiarias e ervas naturais que possuem características antimicrobianas e conferem estabilidade à manutenção da qualidade inicial dos alimentos. Para estudar esta acção antimicrobiana, criou-se um meio de cultura favorável ao desenvolvimento de bactérias Lactobacillus casei, obtidas a partir do medicamento Antibiophilus, em caixas de Petri. De seguida, fizeram-se nestas pequenos poços relativamente equidistantes, onde se colocaram as seguintes especiarias: tomilho, cominho, pimentão, orégão, pimenta, alho, sal e louro. Os resultados obtidos, passados cinco dias, podem ser observados nas seguintes imagens:


.

Verificou-se que o louro, o cominho, os orégãos, a pimenta branca, o sal e o alho exercem uma forte acção antimicrobiana, podendo servir como uma alternativa aquando a escolha do método de conservação de um alimento. Já o tomilho, apesar de também ter apresentado características antimicrobianas, não revelou uma acção tão eficaz como as especiarias mencionadas anteriormente. Por fim, o pimentão mostrou não possuir qualquer eficácia no impedimento da contaminação por microrganismos, tendo ficado todo ele rodeado por colónias de bactérias.

Bibliografia

  • SILVA, Amparo Dias da; SANTOS, Maria Ermelinda; MESQUITA, Almira Fernandes; BALDAIA, Ludovina; FÉLIX, José Mário. Terra, Universo de Vida – Biologia 12ºAno. 1ª Edição, Porto Editora, 2008
  • http://www.inf.ufrgs.br/~mirella/Dicas.html (consultado a 27/05/2009)
  • http://eden.dei.uc.pt/~ctp/papers.htm (consultado a 27/05/2009)
  • http://www.cesnors.ufsm.br/projetos/textos-academicos/EXEMPLO%20DE%20UM%20ARTIGO%20CIENTIFICO%20(%20Modelo%20Paper).doc/view (consultado a 27/05/2009)

Nota: um dos trabalhos de final de ano do 12º ano, elaborados no âmbito da disciplina de Biologia, leccionada pela professora Regina Conceição


22 de junho de 2009

As últimas do PES

.

Pequenos-almoços saudáveis
.
Demos por terminado mais um ano de actividades do PES (Projecto de Educação para a Saúde). Nenhum ano é igual ao anterior, e este não fugiu à regra.

As sessões PES no secundário foram uma novidade, tal como os Menus Saudáveis no bar dos alunos, os Pequenos-Almoços Saudáveis e o Gabinete de Atendimento ao Aluno, entre outras.
A colaboração de todos foi importantíssima para o desenrolar de todas as actividades.
Os Alunos acolheram-nos nas suas aulas, os Professores disponibilizaram tempo das suas disciplinas para o desenvolvimento das actividades, os Directores de Turma auxiliaram na coordenação das actividades, os Funcionários “carregaram” material, arrumaram, cozinharam, e o Conselho Executivo revelou-se um parceiro/conselheiro sempre disponível. Angariámos também novos parceiros, Cruz Vermelha, Beira Serra e o Núcleo de Alcoólicos Anónimos da Covilhã.
.Festa da Fruta
.
Depois deste ano lectivo é com toda a certeza que poderemos afirmar que na nossa Escola, a palavra PES não é reconhecida como uma parte do corpo humano nem como um jogo para a Play Station, mas sim como um Projecto que continuará a trabalhar para que a CAMPOS MELO seja UMA ESCOLA SAUDÁVEL.

A Equipa PES: Professores Regina Conceição, Nilza Duarte, Margarida Gama,
Cristina Ribeiro, Joaquim Nave, Hugo Barreiros, Luís Paiva
.
Marcha pela Saúde


21 de junho de 2009

Mimos de Final de Ano-III

.
.
Curso Técnico de Apoio Psicossocial - 1oº G

Decorriam no Auditório as apresentações dos trabalhos do 10º G, relativamente à disciplina de Animação Sociocultural, diga-se, em abono da verdade, bons trabalhos e apresentações muito criativas.
O Sr. José Nuno estava por perto com a máquina fotográfica a jeito e o momento ficou registado!
Para mais tarde recordar!
Já estamos com saudades!

.

Um momento de solidariedade da professora para com a nossa querida Iolanda que teve de fazer a sua apresentação de muletas, mas correu bem! E já não precisa delas!
Parabéns a todos!

A professora M. Lourdes Faria

20 de junho de 2009

Oficina de Teatro

.
A turma do 8º A apresentou no dia 8 de Junho a peça, escrita pelos alunos, realizada na disciplina de Oficina de Teatro.
Foi muito interessante e o resultado foi muito positivo tendo em conta que o 2º turno é sempre mais pequeno e o trabalho tem de ser realizado de uma forma mais intensa.
Parabéns!

Prof Paula Rocha

19 de junho de 2009

Mimos de Fim de Ano-II

.
12ºG - Curso Profissional de Serviços Jurídicos

.
Foram meus alunos desde o 10º e este ano acabam o curso.
Partilho aqui a alegria de ver que deixei alguma "marca" nestes jovens.
.

POEMA AO 12º G


Calhou-me na “rifa” há 3 anos
O 12º Turma G
Foi assim uma experiência
Algo diferente…já se vê !!

Apenas sete…e nada mais,
O número de alunos da turma.
Serviços Jurídicos Profissional
Até aqui….menos mal !!

Mas que sete me saíram eles!!
Todos tão diferentes
Pareciam escolhidos a dedo !!
E sempre impacientes!!

Bruno Carvalho o primeiro,
De sorriso bem simpático!!
Bom rapaz, sincero e honesto
Mas nos testes fica apático !!

Estudar…não gosta muito,
Assiduidade?! Palavra difícil!!
E então o Inglês!!....
É como se fosse Chinês !!

Bruno Vaz vem a seguir,
Ai!! Este, então, é o maior
O Inglês…faz “na boa”!!
Economia…é que é pior!!

E as faltas, como é?
Nem ele sabe muito bem!!
Às vezes não lhe apetece,
E por isso…não aparece!!

O David, o número três,
Eu nunca vou esquecer!!
Por ter um coração grande
E não o poder esconder !!

David tens muito valor,
Não desperdices essa riqueza!!
Luta pelo que queres
E vencerás, com certeza!!

Diana a loirinha,
Mas que espertinha!!
Ela sabe convencer,
E a sua fazer valer!!

Aprender não é problema,
E estudar também não,
O pior são os transportes,
Da Covilhã ao Fundão !!

Inês, tem sempre pronta
A resposta automática
Ainda está a pensar…
E já está a falar!!

Fazer os Módulos não foi problema
Foi fazendo tudo certinho !!
Até mesmo o Inglês,
Em vez do “Espanholinho”

A Natália é pequenina,
Mas com grande atenção
Fez tudo certinho
E alguma dedicação!!

Às vezes conversadora
Ela e a sua amiga Inês !!
O Inglês…é que as pagava!!
E também o Português!!

Vanessa de sorriso meigo
Muito certinha e organizada !!
Sabe sempre o número da lição,
É a nossa secretária privada !!

Ela gosta de ouvir,
Perguntar e registar !!
É assim mesmo que se aprende,
Para mais tarde recordar!!

Vou dar-vos esta pulseira
Para que vos faça lembrar:
Quando ela se partir
Têm que me telefonar !!

Sejam muito felizes!!


Um xi- coração da vossa professora, DT e amiga:
Ana Moura
Covilhã,13 de Maio de 2009


Uma palavra de reconhecimento, em nome dos alunos e meu, para o colega GABRIEL ADRIANO que muito contribuiu, com a sua discrição sabedoria e sensatez, para a formação e aprendizagem destes jovens.

Também um muito obrigada aos colegas: Lourdes Faria; Susana Rabaça; Lídia Lourenço; Rui Marques; Rui Esteves; Carlos Neves; João Bessa e João Patrício. Pelo vosso empenho, profissionalismo e capacidade de proporcionar um bom ambiente de trabalho.

Nota: Não há Avaliação que avalie ou valorize estas coisas, as que nos fazem acreditar que, apesar de tudo, ainda vale a pena ser professora!!

18 de junho de 2009

Final do Torneio 3x3 Compal Air

.

Equipa de Juniores Femininos

Vencida a fase local do Torneio 3x3 Compal Air, realizada na nossa Escola, as equipas do escalão Infantis B Masculinos e a do escalão Juniores Femininos disputaram a fase distrital, em Castelo Branco, onde a primeira obteve o 3º lugar e a segunda o 1º, tornando-se esta campeã distrital.


Na fase regional realizada em Viseu, os rapazes alcançaram o 3º lugar, tendo um dos atletas ganho a competição dos lançamentos livres nesse escalão, e as raparigas sagraram-se campeãs regionais.


Nos dias 5,6 e 7 de Junho estas equipas deslocaram-se a Lisboa onde se disputou a fase final e nacional do torneio. De referir que é a primeira vez que a nossa escola se vê representada na Final por uma equipa de Infantis B Masculinos a terceira por uma equipa do escalão Juniores Femininos.

Estas equipas foram acompanhadas em todas as fases da competição pelo professor Carlos Oliveira.


A todos eles parabéns pela sua prestação.


.
Equipa de Infantis B Masculinos
.


17 de junho de 2009

Mimos de Final de Ano - I

.

Hoje iniciamos uma série de postes que intitulámos «Mimos de Final de Ano». São três textos que nos chegaram ao correio pedindo publicação aqui, em que os autores manifestam a sua afectividade entre colegas, e entre alunos e professores. Começamos pelo mais antigo enviado no final do 2º período pela Sofia Andrade do 10º B.

. Gostava de fazer uma homenagem a esta turma!

São das melhores pessoas que eu conheço. Obrigado pelo apoio e pala vossa amizade.
Com vocês sei que nunca estou mal.
Já me ajudaram em momentos difíceis, em situações desagradáveis e sei que posso sempre contar com vocês...

Só nos conhecemos este ano, nunca tínhamos falado nem sequer visto, mas de repente veio logo uma cumplicidade de todas as partes :)

Unimo-nos, lutámos e hoje somos o que somos. Uma turma unida e junta para tudo! 25 alunos, 25 vozes, 25 corações...

Sei que isto não é nada, mas quero que toda a gente saiba o quão unida é a nossa turma!


Não está toda a gente na foto mas o texto aplica-se a todos!

E isto tudo só para dizer.. OBRIGADA !! Unidos para sempre...

Aluno(a) do 10ºB (2008/2009)

16 de junho de 2009

Encerramento do Ano Lectivo

.
.

.
Um regresso ao passado.
É assim que se pode caracterizar o ambiente vivido na escola na tarde do último dia de actividades lectivas do 7º, 8º e 10º anos com a Feira Medieval, realizada no pátio de baixo.

Numa tentativa de recriação da época pão, salada e carne do porco, assado inteiro no espeto durante a tarde, constituíram o repasto servido a alunos, encarregados de educação, funcionários e professores.

A escola recebeu ainda a visita de crianças e adolescentes da Casa do Menino Jesus que também participaram no evento.

No final e para ajudar à digestão, nada melhor que a música ambiente e um pé de dança, com o Grupo de Danças Regionais da Escola, que animou o serão.

Para os nossos alunos que já acabaram o ano lectivo desejamos Boas Férias!

Exames

.

Começam daqui a instantes os exames nacionais, cujo calendário pode ser consultado aqui.

Aos nossos alunos desejamos tranquilidade e bom trabalho.

12 de junho de 2009

"Sabes dizer não?"

No âmbito do projecto Abraça a Escola, a associação Beira Serra promoveu dia 29 de Maio uma sessão de teatro no auditório da escola Campos Melo. A peça denominada “sabes dizer não?”, produzida e interpretada pelo gabinete de intervenção nas toxicodependências (GTOX) de Cascais, abordou de forma divertida e descontraída, temas relacionados com os comportamentos de risco nos adolescentes, fazendo referência às saídas nocturnas, ao consumo de álcool, tabaco e de algumas drogas ilegais. Após a sessão, foi proporcionado um espaço de partilha de opiniões, onde Pais, Professores e Alunos puderam expor duvidas, receios e experiências."



10 de junho de 2009

Dia de Camões e de Portugal

.
Celebremos o Príncipe dos poetas.


Cá nesta Babilónia, donde mana
Matéria a quanto mal o mundo cria:
Cá onde o puro Amor não tem valia,
Que a Mãe, que manda mais, tudo profana;

Cá, onde o mal se afina, e o bem se dana,
E pode mais que a honra a tirania;
Cá, onde a errada e cega Monarquia
Cuida que um nome vão a desengana;

Cá, neste labirinto, onde a nobreza
Com esforço e saber pedindo vão
às portas da cobiça e da vileza;

Cá neste escuro caos de confusão,
Cumprindo o curso estou da natureza.
Vê se me esquecerei de ti, Sião!

Luís de Camões , Rimas - ed. de 1616
Em Camões:Babilónia=mal presente; Sião=tempo passado


Com admiração e agradecimento à Professora Amélia Pinto Pais
pelo "valeroso" trabalho no seu AO LONGE OS BARCOS DE FLORES

9 de junho de 2009

Comemoração do 10 de Junho no mundo virtual

.

Da parceria entre a Museu da Presidência e a Comunidade Cultural Virtual (CCV), resultou a programação das comemorações oficiais do 10 de Junho em Second Life!
.

Espaço 10 de Junho da Presidência da República no mundo virtual Second Life

Num cenário em que predomina a ecologia e a harmonia com o ambiente, combinam-se elementos da nossa história e cultura com linhas arquitectónicas futuristas, recriados em 3D e Multimédia. A Ilha é envolta em espaços verdes e recriações de animais como golfinhos, baleias, pássaros, com os quais será possível interagir de várias formas.

A Ilha está organizada em 5 áreas principais: Auditório Armilar, Exposição "Portugal 12.21 Identidade", Museu da Presidência da República, Miradouro da Poesia e Espaço "Tesouro Passado e Futuro".



Mais informação aqui

Fontes: Tempo de Teia e Discursos do Outro Mundo

8 de junho de 2009

Dia Mundial dos Oceanos




Desde a Conferência sobre Ambiente e Desenvolvimento em 1992 no Rio de Janeiro, que esta data é assinalada por milhares de pessoas em todo o mundo. No ano passado, reconhecendo a urgência de preservar este recurso as Nações Unidas oficializaram este dia.
Os oceanos e mares são responsáveis pela absorção de 30 a 50% do dióxido de carbono emitido no planeta e produzem mais de metade do oxigénio que respiramos. Literalmente, se os nossos oceanos morrerem, com eles desaparece a vida na Terra. Este ano o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon convoca-nos com o tema “Nossos Oceanos, Nossa Responsabilidade” e lembra que a responsabilidade de salvaguardar este pulmão planetário é de todos nós.
Anualmente, cerca de 27 milhões de toneladas de vida marinha são novamente devolvidas ao mar já sem vida, como consequência da pesca destrutiva e indiscriminada. Este desperdício é o equivalente a afundar cerca de quarenta navios Titanic, com lotação máxima por semana, mais de 5 navios por dia! Este é apenas um exemplo das inúmeras ameaças que o ambiente marinho enfrenta.Neste momento, existem mais de 3,5 milhões de embarcações de pesca a navegar nos nossos oceanos. Ao mesmo tempo que o perigo de colapso dos recursos provenientes do mar começa a ser amplamente divulgado, surge cada vez mais oferta para um mercado de peixe sustentável, demonstrando que é possível alterar a indústria da pesca.
Fonte: GreenPeace

5 de junho de 2009

ENCONTRO MARCADO COM O PLANETA

Hoje…
e para muitos,
apenas hoje,
chega a lembrança que é
o Dia Mundial do Ambiente.

O Dia Mundial do Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Ambiente catalisa a atenção e acção política de povos e países para aumentar a consciencialização e a preservação ambiental. O tema do Dia Mundial em 2009 é “O Seu planeta precisa de Si: Unidos contra as mudanças climáticas”. Este ano, o México será a sede mundial das comemorações do Dia Mundial do Ambiente.

Também hoje, se apresenta HOME, o filme realizado por Yann Arthus-Bertrand e produzido por Luc Besson. O HOME será apresentado em cerca de 100 Países, em todos os continentes, e traduzido em mais de 23 línguas.
O filme conta com imagens de 120 locais de um conjunto de 54 países, recolhidas em mais de 217 dias de filmagens, durante 18 meses. As mais de 733 cassetes de vídeo gravadas integram 500 horas de filmagens, que deram origem a 90 minutos de um filme único e arrebatador, que retrata a Terra com imagens recolhidas do ar, e que mostram o planeta de uma forma como nunca foi visto, até agora.
Este filme é um tributo à preservação do planeta. Na sequencia da “Verdade Inconveniente” de Al Gore, mas sem recorrer a argumentos políticos, HOME pretende sensibilizar a opinião pública mundial sobre a necessidade de alterar modos e hábitos de vida, a fim de evitar uma catástrofe ecológica planetária.
HOME será projectado simultaneamente no dia 5 de Junho, em cinemas, televisões, internet e espaços públicos de referência, nas principais capitais do mundo,também podendo ser visto AQUI.

Professor José António Farias
Clube de Cinema da ESCM.

Ninho de Poetas

APAIXONA-TE

Apaixona-te
Pelos teus pontos fortes,
Mesmo que os fracos insistam em ficar na mente,
Apaixona-te por ti,
Por alguém.
O amor fortalece-nos
A vontade de viver e de ser
Mais feliz.


MÃOS

Se minhas mãos não Te podem tocar
Que Te acariciem as minhas palavras,
Te abracem meus pensamentos
Que todos os dias Te beijarei
Em meu pensamento…


POR TI

Por ti era capaz de
Ir até ao fim do mundo,
Descer ao mar Profundo,
Dizer o que nunca disse,
Fazer o que nunca fiz …
Por tu seres assim,
Esqueço-me de mim…


LIVRE

Livre é o vento;
Livre é o horizonte;
Alegre é a primavera:
Fantástico é o mar;
Mas natural…
É a pessoa Maravilhosa que tu és!

Natércia Carvalho, 10ºF

4 de junho de 2009

O Regresso à Infância

Actividade desenvolvida pelos alunos da turma F do curso de Técnico de Apoio Psicossocial no âmbito da disciplina de Psicologia, a propósito do tema "Processos Cognitivos, Emocionais e Motivacionais". Amanhã conclui-se a actividade com a recepção dos meninos da "Casa do Menino Jesus" e "Casa de Santa Zita" que participaram activamente na produção dos desenhos expostos
.



(Na Foto não está a Sónia, o Miguel e os Pedros, mas eles também participaram).

A professora lembra-lhes que com empenho, vontade e algum engenho é possível um bom trabalho!
A Professora Maria João Andrade.

A Música Rock e a Matemática



É já nesta sexta-feira, 5 de Junho, que o Professor Jaime Carvalho e Silva da Universidade de Coimbra vem à nossa escola fazer uma palestra sobre a música rock e a Matemática. A sessão será no auditório da escola, pelas 10:30 e destina-se, sobretudo, a alunos do ensino secundário. O Professor vem a convite do Departamento de Matemática.

Eleições para o Conselho Geral


Estão a decorrer até ao final da tarde, as eleições para o Conselho Geral da Escola Secundária Campos Melo.

3 de junho de 2009

Exposição de Área- Projecto 12º














375 alunos participantes, cerca de 100 projectos em exposição e muitos alunos visitantes. São estes os numeros do 3º Encontro Regional de trabalhos de Área-Projecto, do 12º ano, que decorreu ontem, ao longo do dia, na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.
Um dos trabalhos da nossa escola, efectuado na área da Biologia, acabou por arrecadar o primeiro prémio atribuído pelo juri. O trabalho premiado foi desenvolvido pelos alunos, Ana Vitória Dias, Tiago Dias e Guilherme Monteiro, do 12ºB e teve como objectivo planificar a reflorestação de uma parte da Serra da Estrela.
Aqui ficam algumas fotografias do evento, que foi organizado pela UBI, com a colaboração da Escola Secundária Campos Melo (Professora Regina Almeida).