23 de junho de 2009

Afinal os nossos avós tinham razão

.

Por Ana Carolina Teodózio, Ana Rita Arcão, Ana Rita Santos, Marta Jacob

Escola Secundária/3º CEB Campos Melo

Biologia 12º Ano Turma A

2008/2009

Resumo Neste artigo apresenta-se o relato de uma actividade que pretendia comprovar que as especiarias conservam alimentos pelas suas propriedades antimicrobianas. Construiu-se um meio de cultura que continha a bactéria Lactobacillus casei, onde foram colocadas diferentes especiarias. Observou-se que as culturas de bactérias se desenvolveram longe das especiarias, excepto do pimentão e do tomilho. Assim, concluiu-se que grande parte das especiarias evita a contaminação de alimentos e prolonga a sua conservação.

.

Introdução

Antigamente, algumas especiarias eram utilizadas na conservação de alimentos. Nos dias de hoje, utilizam-se novas e modernas técnicas para este fim, que recorrem, por exemplo, ao controle de condições ambientais ou à adição de componentes artificiais.

Com este trabalho, pretendeu-se verificar a capacidade antimicrobiana de certas especiarias na conservação de alimentos e comprovar a eficácia dos métodos de conservação mais antigos. Para isso, utilizou-se uma bactéria que se fez crescer em placas favoráveis ao seu desenvolvimento e nas quais se colocaram as especiarias em estudo.

Desenvolvimento

A conservação dos alimentos tem como principal objectivo, como o próprio nome indica, preservar a qualidade do alimento após a sua produção e antes do seu consumo.

A deterioração dos alimentos geralmente dá-se como resultado da actividade de enzimas autolíticas, presentes nos mesmos, ou como resultado da actividade de microrganismos, entre eles os micróbios.

É importante evitar que o alimento seja contaminado por estes últimos, pois muitos podem ser patogénicos e, consequentemente, nefastos à saúde humana. Daí que seja indispensável uma manipulação asséptica dos alimentos e a adopção de certas medidas que previnam a alteração do produto pela actividade microbiana.

Frequentemente recorre-se ao uso de especiarias e ervas naturais que possuem características antimicrobianas e conferem estabilidade à manutenção da qualidade inicial dos alimentos. Para estudar esta acção antimicrobiana, criou-se um meio de cultura favorável ao desenvolvimento de bactérias Lactobacillus casei, obtidas a partir do medicamento Antibiophilus, em caixas de Petri. De seguida, fizeram-se nestas pequenos poços relativamente equidistantes, onde se colocaram as seguintes especiarias: tomilho, cominho, pimentão, orégão, pimenta, alho, sal e louro. Os resultados obtidos, passados cinco dias, podem ser observados nas seguintes imagens:


.

Verificou-se que o louro, o cominho, os orégãos, a pimenta branca, o sal e o alho exercem uma forte acção antimicrobiana, podendo servir como uma alternativa aquando a escolha do método de conservação de um alimento. Já o tomilho, apesar de também ter apresentado características antimicrobianas, não revelou uma acção tão eficaz como as especiarias mencionadas anteriormente. Por fim, o pimentão mostrou não possuir qualquer eficácia no impedimento da contaminação por microrganismos, tendo ficado todo ele rodeado por colónias de bactérias.

Bibliografia

  • SILVA, Amparo Dias da; SANTOS, Maria Ermelinda; MESQUITA, Almira Fernandes; BALDAIA, Ludovina; FÉLIX, José Mário. Terra, Universo de Vida – Biologia 12ºAno. 1ª Edição, Porto Editora, 2008
  • http://www.inf.ufrgs.br/~mirella/Dicas.html (consultado a 27/05/2009)
  • http://eden.dei.uc.pt/~ctp/papers.htm (consultado a 27/05/2009)
  • http://www.cesnors.ufsm.br/projetos/textos-academicos/EXEMPLO%20DE%20UM%20ARTIGO%20CIENTIFICO%20(%20Modelo%20Paper).doc/view (consultado a 27/05/2009)

Nota: um dos trabalhos de final de ano do 12º ano, elaborados no âmbito da disciplina de Biologia, leccionada pela professora Regina Conceição


Sem comentários: