5 de junho de 2009

ENCONTRO MARCADO COM O PLANETA

Hoje…
e para muitos,
apenas hoje,
chega a lembrança que é
o Dia Mundial do Ambiente.

O Dia Mundial do Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Ambiente catalisa a atenção e acção política de povos e países para aumentar a consciencialização e a preservação ambiental. O tema do Dia Mundial em 2009 é “O Seu planeta precisa de Si: Unidos contra as mudanças climáticas”. Este ano, o México será a sede mundial das comemorações do Dia Mundial do Ambiente.

Também hoje, se apresenta HOME, o filme realizado por Yann Arthus-Bertrand e produzido por Luc Besson. O HOME será apresentado em cerca de 100 Países, em todos os continentes, e traduzido em mais de 23 línguas.
O filme conta com imagens de 120 locais de um conjunto de 54 países, recolhidas em mais de 217 dias de filmagens, durante 18 meses. As mais de 733 cassetes de vídeo gravadas integram 500 horas de filmagens, que deram origem a 90 minutos de um filme único e arrebatador, que retrata a Terra com imagens recolhidas do ar, e que mostram o planeta de uma forma como nunca foi visto, até agora.
Este filme é um tributo à preservação do planeta. Na sequencia da “Verdade Inconveniente” de Al Gore, mas sem recorrer a argumentos políticos, HOME pretende sensibilizar a opinião pública mundial sobre a necessidade de alterar modos e hábitos de vida, a fim de evitar uma catástrofe ecológica planetária.
HOME será projectado simultaneamente no dia 5 de Junho, em cinemas, televisões, internet e espaços públicos de referência, nas principais capitais do mundo,também podendo ser visto AQUI.

Professor José António Farias
Clube de Cinema da ESCM.

Sem comentários: