25 de novembro de 2009

PES da Campos Melo é notícia

O Projecto Educação para a Saúde (PES), que de há três anos a esta parte vem sendo desenvolvido na nossa escola, participou, hoje em Coimbra, no Intercâmbio Regional de Experiências da Associação para o Planeamento da Família e teve, ontem, honras de destaque no Expresso Online, na secção Educação e Ciência.
Aqui transcrevemos a notícia:


Alunos do 12º esclarecem os mais novos

Numa escola secundária da Covilhã, os alunos do 12º ano juntam-se aos professores nas sessões de esclarecimento sobre sexualidade.

Na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, os alunos de 12.º ano de Biologia e Psicologia juntam-se aos professores em sessões de esclarecimento dos colegas mais novos sobre sexualidade. O objectivo é prevenir comportamentos de risco.

O projecto foi convidado para o Intercâmbio Regional de Experiências da Associação para o Planeamento da Família (APF), amanhã, no auditório do Instituto Português da Juventude (IPJ) de Coimbra, um encontro onde serão apresentados projectos no âmbito da educação sexual em meio escolar.

As sessões do projecto "Campos Melo, uma Escola Saudável" são integradas no calendário escolar e abordam, além da sexualidade e do consumo de drogas ou álcool, temas como alimentação, exercício físico e violência em contexto escolar.

"Realizamos sessões para cada turma, dinamizadas por sete professores escolhidos para o projecto", descreve a coordenadora do programa, Regina Conceição, que é professora naquele estabelecimento de ensino. Entre as sessões está a "formação de pares" organizada por alunos de 12.º ano (com o apoio dos docentes) que esclarecem os mais novos sobre o tema específico da sexualidade.

Sessões em espaço informal

As sessões, que integram o projecto de Educação para a Saúde desta escola, decorrem fora das salas de aula, num espaço com sofás e cadeiras coloridas, com ambiente informal e onde estão à mão folhetos sobre as matérias abordadas.

"O espaço funciona também como local de atendimento privado para alunos que queiram colocar as suas dúvidas num horário de atendimento pré-definido", acrescenta. Para além destas sessões, o projecto dinamiza ainda outras acções ao longo do ano, sempre com o mesmo objectivo.

O consumo de substâncias como drogas e álcool é o assunto mais abordado pelos alunos, seguindo-se questões ligadas à sexualidade, explicam Fábio Pais e Cláudia Farias, alunos do 12.º e 8.º ano.

"A sessão com alunos mais velhos foi muito positiva, porque ao mesmo tempo conviviam connosco e deixavam-nos mais à vontade para falar de sexualidade, um tema que se trata de uma forma mais privada", descreve Cláudia, de 13 anos.

Dúvidas sobre drogas e álcool

"Não são aulas, são actividades em grupo, com debate e jogos educativos sobre os problemas que podem aparecer. A informação fica mais assimilada", destaca Fábio, de 17 anos.

Fábio não se surpreende com o avolumar de dúvidas sobre drogas e álcool: "Há muitas substâncias, com diferentes efeitos, e mesmo em relação ao álcool há sempre perguntas. Por exemplo: Beber só um copo faz mal?".

Para Cláudia, a sexualidade "é o tema mais importante porque causa muito furor na adolescência" e acredita que as sessões são capazes de mudar comportamentos: "Sem dúvida, aprendemos a ser mais responsáveis."

Concluído o primeiro triénio do projecto "Campos Melo, uma Escola Saudável", a equipa responsável está agora no arranque de um novo período de três anos (até ao ano lectivo 2011/12) em que espera que cada uma das 48 turmas receba seis sessões de esclarecimento.

"Temos um grande desafio pela frente com a implementação da lei de educação sexual nas escolas, que exige muito mais disponibilidade de tempo lectivo dos alunos". Ainda assim, Regina Conceição espera que as sessões do projecto "possam continuar ou até aumentar".

Sem comentários: