20 de outubro de 2009

Dia da Cidade

DECRETO QUE ELEVA A VILA DA COVILHÃ A CIDADE

"Attendendo a que a muito notável villa da Covilhã, no districto de Castello Branco, é uma das villas mais importantes do reino pela sua população e riqueza:

Attendendo a que a mesma Villa é uma das povoações do reino que mais se têem distinguido pela fecunda iniciativa de seus habitantes na fundação e aperfeiçoamento de muitos e importantes estabelecimentos fabris, cujos productos podem já disputar primazia com os das fábricas estrangeiras mais acreditadas pelo seu desenvolvimento industrial;

E desejando dar aos habitantes da referida villa um solene testemunho de subido apreço em que tenho os seus honrados esforços pelo progresso e aperfeiçoamento da indústria nacional;

Hei por bem fazer mercê à dita villa da Covilhã de a elevar à categoria de cidade, com a denominação de cidade da Covilhã e me praz que directamente lhe pertencerem; devendo expedir-se à respectiva Câmara Municipal a competente carta em dois exemplares, um para título d'aquela corporação e o outro para ser depositado no real archivo da torre do tombo.

O Ministro e Secretário d'Estado dos Negócios do Reino assim o tenha entendido e faça executar.
Paço da Ajuda, em 20 de Outubro de 1870.
Rei - António, Bispo de Viseu."

citação daqui

2 comentários:

CICL disse...

Passei por aí na segunda... de carro mas é sempre bom olhar para a Covilhã...

EMD disse...

Querida Cristina,
sempre tão atenta aqui ao nosso cantinho, e sempre com palavras de encorajamento.
O tempo este ano não rende. Quase nem dá para fazer postagens. Os comentários têm ficado sem resposta. E aquelas viagens saborosas pela Net nem pensar.
Obrigada pelo carinho.
A próxima vez que passar por aqui prometa que não será só para olhar a cidade. Sim?
Beijinhos