31 de outubro de 2008

Halloween na ESCM

Hoje dia dos Clubes,
momentos da festa de Halloween
no refeitório...
"Stor caíu-me um morcego na sopa"!!!

Lanche Saudável

16h 30m na cantina.
.

Halloween

11h 50m - sala 3

Desfile de máscaras alusivos ao Halloween e ao Día de los Muertos

Visitas...

... ao Museu Educativo
.

No átrio...

... a divulgação da Óikos.
.

Com os pés a arder

O peddy-paper começou cerca das 9h 30m.
Os concorrentes assam os pés, correm pelos corredores com muita agitação, cansados,transpirados fazendo tudo para ganhar.
.



.



.
Ana, André, Gil, Inês, Jéssica e Raul - 8º A
Fotos do André

Os repórteres

Manhã a fazer registos e a escrever notícias...
.

.
... e a aprender a publicá-las.

Netp@per

10h 10m nas salas de informática
.

Temos os PES a assar!

Esta entrada constitui uma das provas do peddy-paper organizado pelo grupo do Projecto de Educação para a Saúde que está a decorrer esta manhã .

30 de outubro de 2008

Programa para amanhã

Finalmente o programa publicado ficou disponível no Scribd.

.


Amanhã, dia 31 de Outubro, o Clube de Teatro vai dinamizar uma actividade no refeitório, referente ao Halloween.

Se queres provar umas iguarias raras, em boa companhia e num ambiente acolhedor...
só tens de comprar a senha e aparecer!



Notas:
A imagem, "roubada" daqui, é de iguarias de Halloweeen;
para mais informação sobre a tradição ver aqui.

«À espera de fumo branco»

8 ou 15? ou a 8 e a 15? ou nenhuma das duas?

29 de outubro de 2008

INDIGNAÇÃO

.
O Conselho Pedagógico da Escola Secundária Campos Melo, reunido hoje, manifesta por unanimidade o seu total repúdio e indignação face à abusiva e ilegítima utilização da imagem da Escola, enquanto instituição pública credível, independente e apartidária ao serviço da educação, pelo blogue
http://www.blocoesquerdacovilha.blogspot.com/
ao publicitar indevida e extemporaneamente o documento interno "Moção com vista à suspensão da aplicação do novo modelo de avaliação em nome de uma avaliação promotora do sucesso e da dignificação da carreira docente", o qual considera utilizado com a reprovável finalidade de comprometimento partidário da nossa escola.
.
Texto revisto e republicado em 30/10/2008

Ranking de Escolas SIC - 2008

A Escola Secundária de Campos Melo volta a ser a escola da cidade da Covilhã melhor posicionada no Ranking de escolas elaborado pela estação de televisão SIC e a segunda a nível distrital, apenas superada pela escola secundária Nuno Álvares de Castelo Branco. A lista hoje divulgada pela SIC inclui as 12 disciplinas com maior número de exames realizados.

O ranking da SIC considera apenas os exames mais representativos (às 12 disciplinas com mais exames realizados por alunos internos em todo o país, na 1ª e na 2ª fase de exames do Ensino Secundário); foram consideradas as 12 disciplinas com mais de 2.000 exames realizados por alunos internos e as escolas onde, somadas as 12 disciplinas mais relevantes, foram realizados pelo menos 100 exames (com este critério - que segue há sete anos - a SIC procura evitar, segundo a estação televisiva, que os rankings sejam condicionados por resultados obtidos por um escasso número de alunos).

No ranking para o Português A a escola ficou em 4º lugar no distrito de Castelo Branco.


No ranking para a Matemática a escola também ocupa o 4º lugar no distrito.

Acesso completo ao Ranking aqui

Outubro na Biblioteca Escolar VI

Indexação

Outubro na Biblioteca Escolar V

Sabes o que é o ISBN?

.


O ISBN, International Standard Book Number, é um sistema internacional padronizado que identifica os livros segundo o título, autor, país, editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, o seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita a sua circulação e comercialização.
Criado em 1967 por editores ingleses, passou a ser amplamente utilizado tanto pelos comerciantes de livros como pelas bibliotecas, até ser oficializado, em 1972, como norma internacional pela International Standard Organization – ISSO 2108 – 1972.
O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta, coordena e delega poderes às agências nacionais designadas em cada país.
O fundamento do sistema é identificar um livro e sua edição. Uma vez fixada a identificação, ela só se aplica àquelas obra e edição, não se repetindo jamais em outra. A versatilidade deste sistema de registo facilita a interconexão de arquivos e a recuperação e transmissão de dados em sistemas automatizados, razão pela qual é adoptado internacionalmente. O ISBN simplifica a busca e a actualização bibliográfica, concorrendo para a integração cultural dos povos.
O ISBN é escrito ou impresso, precedido pela sigla ISBN, e cada segmento separado por um hífen. (Exemplo: ISBN 85-333-0096-4)
O ISBN é atribuído a publicações impressas com, no mínimo, cinco páginas, em que predomine texto de natureza literária, técnica e /ou científica.
O ISBN também é aplicado a software, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da Agência Internacional do ISBN (Berlim, Outubro de 1983).
Vantagens do ISBN:
A consulta da base de dados do ISBN é de interesse para os editores, livreiros e leitores. A todos ela proporciona o acesso a informações sobre a produção editorial do país, o que pode ser feito segundo o assunto, o autor, título ou pelo número do ISBN. Para editores e livreiros a base é útil também por eliminar as barreiras geográficas à comercialização dos livros. As livrarias podem fazer as suas consultas aos catálogos das editoras, acedendo a uma única base de dados, o que torna mais dinâmica e prática a aquisição de livros. Os leitores, por sua vez, interessados na compra de livros, não só têm acesso à produção de todas as editoras, de qualquer parte do mundo, como podem identificar o livro de uma determinada edição.

28 de outubro de 2008

Dia Mundial da Animação - 28 de Outubro

ANIMAÇÃO
Processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado quer por computação gráfica quer fotografando uma imagem desenhada quer repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo, fotografando o resultado. Quando os fotogramas são ligados entre si e o filme resultante é visto a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, há uma ilusão de movimento contínuo (por causa da persistência de visão). A construção de um filme torna-se assim um trabalho muito intensivo e por vezes enfastiante. O desenvolvimento da animação digital aumentou muito a velocidade do processo, eliminando tarefas mecânicas e repetitivas.

Clube de Cinema da ESCM.

"Fish90"

video
Festival de animação de Berlin 2008.

Exposição de Jornais Escolares - Museu Nacional da Imprensa

O nosso colega jornalista Eduardo Jorge Madureira fez-nos chegar a seguinte notícia:
"O Museu Nacional de Imprensa inaugura hoje dia 28 de Outubro no Porto, uma exposição de jornais e revistas escolares, constituída pelas publicações que participaram, no ano lectivo de 2006/07, no Concurso Nacional de Jornais Escolares que o Projecto PÚBLICO na Escola anualmente promove com o apoio do Ministério da Educação.
A mostra, co-organizada pelo museu e pelo PÚBLICO na Escola é subordinada ao tema “Ler na escola e no mundo do séc. XXI”, tema da edição de 2006/07.
A exposição destaca as 25 publicações premiadas provenientes de escolas de todos os graus de ensino básico e secundário de todo o país.
Os jornais electrónicos distinguidos estarão disponíveis através de uma aplicação multimédia. No primeiro trimestre de 2009, serão expostos os jornais escolares que participaram na edição de 2007/08 do Concurso Nacional de Jornais Escolares.
As páginas expostas, diz o Museu da Imprensa, “pretendem sensibilizar a comunidade escolar para a promoção de uma educação para a leitura, recorrendo ao jornal escolar como um instrumento capaz de promover uma relação cívica entre a escola e a comunidade envolvente”.
Os jornais escolares podem ser vistos até 31 de Janeiro incluindo domingos e feriados".
O clube do jornal da escola participou no referido concurso no ano lectivo de 2006-2007 pelo que as nossas publicações também estarão expostas para consulta.

Para mais informações cliquem aqui

27 de outubro de 2008

PES para que te quero!

Sob o sugestivo título em epígrafe, este Peddy-Paper que decorrerá na próxima sexta-feira, dia 31, é organizado pelo grupo do Projecto de Educação para a Saúde (PES) no âmbito do Dia dos Clubes e do Departamento de Expressões.

.

As inscrições acabam Hoje, segunda-feira!
O Regulamento encontra-se afixado por toda a Escola e também aqui.
.


31 de Outubro - Interrupção Lectiva

Por determinação do Ministério da Educação realiza-se na próxima sexta-feira, dia 31 de Outubro, uma interrupção lectiva que tem um novo figurino...

Isto é, apenas não haverá aulas formais, mas alunos e professores estarão nas escolas realizando as actividades programadas por cada estabelecimento de ensino.

A ESCM decidiu celebrar, nesta data, o Dia dos Clubes e do Departamento e Expressões.

O programa será em breve divulgado.

26 de outubro de 2008

Outubro na Biblioteca Escolar III

Eu e os Livros
.
Integrada no mês das Bibliotecas Escolares realizou-se no dia 22 Outubro uma sessão, cujo tema foi "Eu e os Livros". Esta sessão tinha como objectivo trazer os Encarregados de Educação à nossa BE/CRE, para dar a conhecer melhor e, sobretudo, divulgar a importância dos(s) livro(s) na nossa formação, enquanto pessoas e cidadãos.



Foram oradoras neste encontro as Professoras Adélia Rocha e Olga Fonseca e a Representante dos Pais e Encarregados de Educação, Sra. D. Francisca Teodózio. As suas intervenções pautaram-se pelo relato vivo das suas leituras, e pela cumplicidade que estabelecem com os livros. Criou-se um ambiente de partilha e de envolvência entre todos os presentes que manifestaram o desejo de repetir esta experiência.


O encerramento coube à Professora Otília Mesquita, que sintetizou as diversas opiniões apresentadas com a leitura de dois bonitos poemas sobre o Ler e o Ser Professor. Esta iniciativa, que decorreu de forma muito agradável, foi seguida de um chá no bar dos alunos.
A Equipa da BE/CRE

25 de outubro de 2008

Projecto de Educação Para a Saúde

A Turma B do 11º ano do Curso Científico-Humanísticos assistiu à primeira sessão das várias que integram o Projecto de Educação Para a Saúde. No gabinete de atendimento ao aluno, onde se instalaram confortavelmente, os alunos tiveram uma sessão de apresentação dinamizada pelo Professor Hugo Barreiros que, para além de um animado jogo de integração, informou sobre os objectivos do Projecto e as áreas que o mesmo abrange. No final, todos ansiavam já pela próxima sessão.

24 de outubro de 2008

Outubro na Biblioteca Escolar IV

Leitura Recomendada para Professores
.
Escola-Família, uma Relação Armadilhada - Interculturalidade e Relações de Poder de Pedro Silva
.
"Este livro corresponde a uma tentaiva de problematização da relação escola-família em Portugal, cruzando uma reflexão teórica e conceptual e uma pesquisa sócio-histórica sobre a emergência e desenvolvimento da participação parental no nosso país com um estudo etnográfico, conduzido ao longo de mais de dois anos de trabalho de campo, em três comunidades de população lusa e branca do 1º ciclo no centro-litoral do país.(...)"
.

Sugestão da Equipa da BE/CRE

23 de outubro de 2008

Criação de Pintainhos no Laboratório de Biologia







Os alunos de Biologia do 12º ano estão totalmente empenhados no projecto de criação de pintos no laboratório de Biologia.
Os ovos fecundados encontram-se a incubar no laboratório e se tudo correr bem, no início do mês de Novembro os "filhotes" dos nossos alunos irão nascer.
Por agora a atenção centra-se na monitorização das condições a que estão sujeitos (temperatura e humidade).
Depois do nascimento está já assegurada uma nova morada para os que tiverem a sorte de ver a luz do dia.
Estamos todos a torcer no sucesso desta actividade.

22 de outubro de 2008

Semana da Educação


A Campos Melo encontra-se representada na Semana da Educação, promovida pelo Serra Shopping.

Concurso Na Senda de Darwin

Um grupo de alunos do 12º ano B terminou com éxito na passada sexta -feira a primeira prova do concurso na "Senda de Darwin", organizado pelo site Ciência Hoje.
Os alunos Ana Gonçalves, Daniela Marques e Guilherme Monteiro andaram pelas ruas da cidade e pelos corredores da nossa escola à procura de respostas para a questão: "sabe quem foi Charles Darwin?". Nesta procura, nem os professores que pertencem ao Conselho Executivo escaparam.
O vídeo final submetido a concurso e agora publicado no site Zappiens foi conseguido com a ajuda do André Fernandes, do 10ºA, que se revelou um expert e do Clube do Cinema da escola, através do professor José António Farias.
O resultado final cá está!
O Breves_Online deseja boa sorte aos alunos e força para as próximas provas!

video


Podem também ver o vídeo aqui ou aqui (video-wall do ciência hoje)

21 de outubro de 2008

Vai começar a 5ª edição do entre|palavras !!!

O “Entre Palavras” regressa às escolas do país.
Este concurso contribui para formar cidadãos capazes e desenvolver as suas potencialidades para ler e compreender os novos desafios da sociedade e do mundo.

Promovido pelo Jornal de Notícias e com apoio da Câmara Municipal da Maia, este fórum em formato pedagógico destina-se a todas as escolas do 3º ciclo, com o objectivo de incentivar a leitura e estimular o debate de ideias junto da população escolar.
.
.
Notícia publicada por IBP e AMFT, novos membros do Clube do Jornal e alunas do 8º A.

20 de outubro de 2008

Outubro na Biblioteca Escolar III

Eu e os Livros
.
No dia 22 de Outubro, quarta-feira, pelas 18:00 horas vai ter lugar uma sessão informal na Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos Educativos (BE/CRE) para Encarregados de Educação e Professores.
"Eu e os Livros" será o tema a tratar nesta sessão.
Convidam-se todos os interessados a aparecer para conversarmos!
Será servido um chá!
A equipa da BECRE

19 de outubro de 2008

Programa Escola Alerta

Encontra-se aberta a 6.ª edição do Programa "Escola Alerta!" para o corrente ano lectivo de 2008/2009, cujo Regulamento está disponível no site do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P, aqui.
É dirigido aos alunos dos ensinos básico e secundário, sob a orientação pedagógica de professores.
Visa a participação e intervenção activas dos alunos na inventariação de barreiras (sociais, da comunicação, urbanísticas e arquitectónicas), e na apresentação de propostas de solução e de iniciativas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiências ou incapacidade.
.
Instituto Nacional para a Reabilitação, IP: http://www.inr.pt

18 de outubro de 2008

138º Aniversário da Cidade da Covilhã

Na próxima segunda-feira, dia 20, é feriado porque se comemora o 138º ANIVERSÁRIO da Elevação da COVILHÃ a Cidade.
Às 11:30h decorrerá, na Câmara Municipal, a SESSÃO COMEMORATIVA que inclui:
-Homenagem a diversas personalidades e instituições
-Assinatura de protocolos de Colaboração
-Entrega de prémios aos projectos do Troféu Liberty Seguros/Parkurbis CRIAR 08
-Apresentação das obras literárias “Os Paços do Concelho da Covilhã-50 Anos” e “Covilhã Metamorfose” editadas pela Câmara Municipal da Covilhã.
..

Os Paços do Concelho construídos por Cláudia Farias e Margarida Nunes do 7ºB.
BB, NRD e MRS

17 de outubro de 2008

Dia de Luta contra a Pobreza - As fotografias


O Breves_online conseguiu infiltrar-se em algumas salas de aula,na sexta-feira passada e saber como é que as turmas da escola assinalaram o dia Mundial para a Erradicação da Pobreza. Nas fotografias a professora Ana Monteiro, a ler o manifesto para os alunos da sua turma, todos em pé, como exigiu o protocolo.

Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza

A escola Campos Melo associou-se à OIKOS e hoje, às 9h45 minutos, as aulas foram interrompidas ao toque da campaínha, para que em todas as salas de aula fosse lido o manifesto
"Levanta-te e Actua".
Esta iniciativa foi organizada a nível de escola pelo clube agenda 21 e faz parte de uma acção mais ampla a nível mundial, com o objectivo de superar o recorde do número de pessoas que, em 2007 se levantaram contra a pobreza.
Os dados em Portugal foram hoje divulgados: há um milhão e oitocentas mil pessoas a viver no nosso país com menos de 400 euros por mês, valor mínimo para definir o limiar de pobreza em Portugal.
O Breves_Online tirou algumas fotografias do que aconteceu dentro de algumas salas de aula e promete publicá-las quando estiverem disponíveis.
Até lá, os dados exigem alguma reflexão por parte de todos.

16 de outubro de 2008

2 em 1 na luta contra a fome

Hoje é Dia Mundial da Alimentação e amanhã Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.
Duas efemérides um só objectivo: conscientizar a humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, vivendo em condições abaixo do limiar da pobreza.
Basta atentarmos nestes números:
Cerca de 14% da população mundial sofre de fome ou insegurança alimentar;
Em cada dia que passa, cerca de 16 mil crianças com menos de cinco anos morrem por fome ou problemas a esta associados.
.
.


A equipa do Projecto de Educação para a Saúde (PES)decidiu, este ano, tranferir as actividades comemorativas do Dia Mundial da Alimentação para 31 de Outubro, Dia dos Clubes.
Esta semana iniciaram-se as sessões nas turmas do Secundário, sobre as seguintes áreas de intervenção: alimentação e actividade física, sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis,
consumo de substâncias psicoactivas e violência em meio escolar.

.
O PES divulga ainda o horário do gabinete de atendimento ao aluno.
.

15 de outubro de 2008

Levanta-te e actua!



«No dia 17 de Outubro o Clube Agenda 21 em colaboração com a OIKOS dinamiza, pelo segundo ano consecutivo, a actividade “Levanta-te e Actua”.
No dia 17 haverá um toque de campainha às 9.45h, os alunos irão levantar-se e a/o professora/o da turma lê o manifesto pela erradicação da pobreza, mostrando que todos estão ali reunidos contra a pobreza e a favor dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.
O objectivo é que participe um maior número de pessoas possível para bater o recorde do ano transacto. »
Agenda 21-escolar

14 de outubro de 2008

Outubro na Biblioteca Escolar II

O que é a CDU?

A CDU, Classificação Decimal Universal, é o instrumento que uniformiza os critérios de classificação e controla os índices CDU na Biblioteca Nacional de todo o tipo de documentos. Esta classificação é utilizada hoje em dia em qualquer biblioteca organizada.
A BE/CRE da nossa Escola segue este modelo de organização facilitando a consulta do fundo documental disponível, tanto para o material livro como para o não livro.
A tabela de classificação CDU contém os índices 0 a 9, que cobrem todos os ramos do conhecimento a um nível geral, e as divisões auxiliares autorizadas para combinação com as classes principais. Os níveis de desenvolvimento dos índices, nas várias classes, são resultado das necessidades de cada biblioteca e também da natureza das colecções.
A colecção da BE/CRE está arrumada no espaço físico da Biblioteca, de forma a que todos os utilizadores sejam capazes de encontrar o que procuram, uma vez que a classificação organiza de forma visível, os materiais disponíveis.
No que diz respeito ao material livro, ele está localizado nas diversas estantes, de uma forma sequencial e devidamente etiquetado. O utilizador pode, em primeiro lugar, procurar um grande tema e, de seguida, tornar a sua procura mais específica em cada prateleira, que também contém informação visível.
Segue-se uma listagem de cotas que correspondem aos grandes temas arrumados nas estantes da nossa BE/CRE.
0 - GENERALIDADES
1 - FILOSOFIA
2 - RELIGIÃO
3 - CIÊNCIAS SOCIAIS
5 - MATEMÁTICA, CIÊNCIAS NATURAIS
6 - CIÊNCIAS APLICADAS, MEDICINA, TECNOLOGIA
7 - ARTE, DESPORTO
8 - LÍNGUA, LINGUÍSTICA, LITERATURA
9 - GEOGRAFIA, BIOGRAFIA, HISTÓRIA
.
.
Nota: Esta entrada foi publicada por nós, alunos do 8ºB, novos membros do clube do jornal.
BB, CGM e NRD

12 de outubro de 2008

Aprender y jugar

Día de la Hispanidad

.

El 12 de octubre se celebra la Fiesta Nacional de España y el Día de la Hispanidad.
.
En esta fecha se rememora la llegada de Colón a tierras americanas pensando que eran Las Indias, cuando en realidad estaba descubriendo un nuevo contienente.
.
El 12 de octubre de 1492, tras una larga y dura travesía, Rodrigo de Triana avistó la isla de Guanahaní, situada en el Caribe, a la que llamaron San Salvador.
Colón no llegó a Las Indias, pero puso el pie en un nuevo continente que hasta la fecha era desconocido para los europeos: fue entonces cuando nacieron los lazos culturales y lingüísticos entre España y América que perduran hasta nuestros días.
.
En esta fecha se celebra además la festividad de la Virgen del Pilar, patrona de España y de la Hispanidad.
Cuenta la leyenda que la Virgen se apareció en carne mortal al apóstol Santiago el Mayor la noche del 2 de enero del año 40, cuando predicaba por tierras españolas. En dicha aparición, que tuvo lugar a orillas del Ebro sobre un pilar, la Virgen pidió al apóstol que construyera allí mismo una iglesia, con el altar situado en torno al pilar donde se encontraba.
La Virgen desapareció, pero el pilar quedó allí y comenzó la construcción de lo que hoy conocemos como Basílica de Nuestra Señora del Pilar.
.
En 1981, tras la restauración borbónica y la entrada en vigor de la Constitución española de 1978, un Real Decreto, publicado en el primer Boletín Oficial del Estado del año 1982, refrendó el doce de octubre como “Fiesta Nacional de España y Día de la Hispanidad”.
Desde entonces lo conocemos con esta denominación y es un día festivo en España y muchos países americanos, donde se celebran distintos actos culturales y conmemorativos.
Informação citada daqui
.

Mapa de los países hispanohablantes