30 de setembro de 2008

Dia Europeu das Línguas - Dia das Línguas

O Dia Europeu das Líguas, comemorado na sexta-feira, começou com a palestra «Aprendiz de Jornalista, uma experiência contada na primeira pessoa».
Perante uma plateia de alunos de 8º e 9º anos, o nosso ex-aluno João Rodrigues, que é caloiro em Medicina, relatou a sua experiência de colaboração com o Clube do Jornal da ESCM, a Fórum Estudante e o Urbi et Orbi online. Mostrou os recortes dos textos publicados e um dos vários relatórios que fez enquanto animador da Fórum.
Foi nesta qualidade que, de entre 100 colaboradores, foi um dos 11 convidados pela revista para fazer uma viagem de oito dias ao Brasil, como demos conta em entrada anterior.
Desta aventura mostrou fotos e contou peripécias que muito divertiram o jovem público.
.
.
Não deixando de valorizar esta oportunidade como uma excelente recompensa de todo o seu trabalho, o João salientou que ao aceitar o desafio não ia em busca de nenhum prémio e que ver os seus textos publicados já foi para ele muito gratificante.
Incentivou os presentes à leitura e à escrita, bem como a aproveitarem bem todas as experiências que as actividades extra-curriculares proporcionam.
.
Ao longo do dia estiveram expostos por toda a escola cartazes de divulgação sobre os usos e costumes linguísticos e culturais das línguas que fazem parte dos currículos escolares.
.
A meio da tarde, realizou-se o Lanche Internacional, buffet de especialidades espanholas, francesas, inglesas e portuguesas, desta vez acompanhado pela divulgação das respectivas receitas.
Neste momento de descontração, alunos e professores puderam degustar as iguarias, preparadas pelos docentes dos Departamentos de Línguas, e quebrar o stress do início do ano lectivo.
Uma menção aos alunos do 8º B que muito ajudaram nos preparativos deste concorrido lanche.
Aqui fica o álbum de fotos.

.




As actividades encerraram com a conferência do Dr. Carlos M. Silva sobre o tema «Desenvolver estratégias de sucesso em alunos com DEALE (Disléxia/Disgrafia)», dirigida a docentes e encarregados de educação.


.

4 comentários:

Anónimo disse...

na palestra do dia europeu das linguas eu aprendi a gostar de ler e de jornalismo por isso eu encrevime no clube do jornal e eu quero que muintas notícias e reportagem que eu faça quero que venhão para o breves o joão rodrigez ex aluno do 12º motivo-me eu so aluno do 8ºA muito obrigado ao joão rodriguez

EMD disse...

Olá anónimo do 8º A, sê bem-vindo!
Que bom teres gostado da palestra do Dia Europeu das Línguas.
Ainda bem o João Rodrigues te motivou e te inscreveste no clube. É óptimo que estejas cheio de vontade de escrever muitas notícias e reportagens e que queiras que elas venham para o BREVES.
Virão com certeza! Assim como irão para o blogue da vossa turma.
É uma bela maneira de aperfeiçoares a tua escrita e, assim, poderes tornar-te, quem sabe, num excelente jornalista.
Parabéns, para já, pela iniciativa do comentário. Continua...

Anónimo disse...

Olá anónimo: para entrares num clube como o do jornal tens de aprender a escrever melhor o portugês.

EMD disse...

Para entrar no clube não precisa de escrever com a máxima perfeição. O que se espera é que a participação no clube seja uma motivação para o processo de aperfeiçoamento.
Obrigada pelo ensejo de esclarecer,Pomar.
Os frutos não surgem do nada, pois não?