13 de março de 2008

Dia do Departamento de Ciências Sociais e Humanas

DIÁLOGO INTERCULTURAL E MESTIÇAGENS
EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO

Programa
Manhã:
· Montagem de um mural alusivo ao Diálogo Intercultural (átrio da Escola)
· Afixação de cartazes com mostras culturais diversas
· Passagem de uma aplicação electrónica em powerpoint alusiva ao tema (átrio da Escola)
· Audição de composições musicais características de cada continente
Tarde:
14:30h (Auditório da Escola)
Apresentação de uma aplicação electrónica em Powerpoint sobre a temática (Núcleo de Estágio de Filosofia)
Palestra proferida pelo Prof. Doutor João Maria André (Universidade de Coimbra) – “Diálogo Intercultural, Utopia e Mestiçagens em Tempos de Globalização"
· Comunicação proferida pelo Secretário Executivo da Oikos, Dr. João José Fernandes, no âmbito da Cooperação e Desenvolvimento, promovidos por esta Organização
· Récitas de poesias de diferentes culturas (relacionadas com a proveniência geográfica de alunos oriundos de outros países)
· Acompanhamento musical das récitas
·Lanche – mostra gastronómica Intercultural

8 comentários:

Raul Martins disse...

Caros colegas!
Parabéns pelo conjunto de actividades que vocês têm levado a cabo no vosso departamento.
Espero que partilhem neste vosso espaço como decorreu o dia do DIÁLOGO INTERCULTURAL E MESTIÇAGENS
EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO.

carpe diem

Anónimo disse...

Então e a exposição dos alunos da Professora Maria João na sala 7? Não fez parte do programa? Ou era uma iniciativa fora do Dia do Departamento? Adorei a exposição e foi de tudo o que mais gostei...

janita disse...

Olá Raul e bárbárá! vi agora o vosso comentário e quero dizer duas coisas: 1º-quanto à forma como decorreu o dia, achei muito interessante , no conjunto das actividades realizadas e, mais uma vez, esteve presente o Humano, fazendo jus ao departamento em questão; destaco, particularmente, a palestra do meu querido ex-prof da faculdade, João André e o interesse de que se revestiu a sua comunicação e depois, em termos globais,as actividades que,de alguma forma, contribuiram, também para a animação deste dia: hip-hop e danças tradicionais , a projecção de imagens no átrio,o painel alusivo à temática, a exposição "diversidades" etc., etc...Não sei quem é o Raul, mas se se ficou pela leitura do programa e pretende,de facto, saber ou ver como decorreu, há. fotografias .- Quer vê-las? se sim, continue ligado e diga mais alguma coisa!!!carpe diem, tb!!!
2ºquanto à Bárbárá, agradeço-lhe o comentário à exposição " diversidades",que foi o contributo que, conjuntamente com os meus alunos de filosofia do 10ºB e alguns alunos de psicologia do 12º ano , demos ao dia do departamento; provavelmente, por lapso, não consta deste programa . Obrigada e até à próxima exposição!

Raul Martins disse...

Olá Maria! Eu sou professor de Moral e Formação Cívica. Tenho um blog que se chama "por um mundo melhor" e gosto de estar atento a acontecimentos e projectos que divulguem a tolerância entre os povos e entre as pessoas, para aprender e também aproveitar dinâmicas que poderei utilizar na minha escola. Ficarei ligado a vós - aliás já estão "enlaçados" no meu blog - para ver as fotos e mais notícias.

Carpe diem!

janita disse...

olá Raul !acabei agora de perder o texto-resposta, por causa de uma azelhice!!! Já dei uma espreitadela no POR UM MUNDO MELHOR e com mais tempo hei-de lá voltar. A Maria sou eu, maria joão andrade, prof na Campos Melo... também gosto de projectos de intervenção que contribuam positivamente para mudanças no e do mundo... e na agenda 21 escolar , eu e 3 colegas de filosofia tentamos dinamizar actividades dentro desse espírito... iremos dando notícias. Quanto às fotos ,aproveito já para pedir ao Jabaf e à Elsa para as publicarem e fica ainda uma sugestão- não perder o blog da área de projecto- bettelheim e a carochinha Até logo. carpe diem sempre !!!

janita disse...

Ganda Jabaf...Ganda Elsa...Melhor é impossível. See you à demain e viva a vida forever !!!

DPinheiro disse...

Maria João Andrade... "A" Maria João professora de filosofia na Campos Melo? Há coincidências estranhas no mundo da web e esta pode ser uma delas... O meu nome é Diogo Pinheiro e fui seu aluno de 11o e 12o ano há 10 anos atrás. Remember? :)

DPinheiro disse...

A Maria será a Maria João, minha professora de Filosofia do 11º e 12º ano de há 10 anos atrás? Diogo Pinheiro :)