31 de outubro de 2007

Halloween na ESCM

Bruxarias na escola...


Logo pela manhã a "equipa de bruxaria" começou
a assustar... (Euro ou Susto?)




Actividade dinamizada pelo Clube de Teatro.

30 de outubro de 2007

"Convite" para o Halloween...

O Clube de Cinema em colaboração com o Núcleo de Estágio de Português/Inglês, está a preparar a primeira sessão de cinema deste ano lectivo, desde já podes considerar-te convidado se gostares do género...!

Halloween: Resurrection (2002) é a oitava sequela, de uma série
iniciada por John Carpenter em 1978, quando realizou o primeiro
"Halloween". Michael Myers, o serial killer de ficção então criado,
veio tornar-se na personagem central da saga de filmes conhecida
como Halloween. Participa em 7 dos 8 filmes desta saga,
sendo que o terceiro é o único que nada tem a ver com
a mística ou história à volta deste cruel assassino de ficção.

29 de outubro de 2007

Angariação de Fundos


Com o objectivo de angariar fundos para uma visita de estudo, alguns elementos do clube de teatro elaboraram uns docinhos, que os professores tiveram oportunidade de apreciar hoje, 29 de Outubro. Não tivemos nenhuma notícia de dentes partidos, ou má disposição imediata, assim que imaginamos que tudo estava bom.
A Coordenadora do Clube de Teatro
Paula Rocha

28 de outubro de 2007

Os 10 Mandamentos da Água

Numa altura em que os media nos alertam tanto para as questões ambientais, propomos uma reflexão sobre o texto que se segue:




1º Amarás a Água como o bem mais singular do nosso belo planeta azul.
2º Não esbanjarás a Água do planeta azul em vão.
3º Respeitarás os rios e o seu curso porque eles encerram tesouros de vida, beleza e harmonia que foram confiados à tua guarda.
4º Honrarás o pai oceano e a mãe fonte porque no seu seio foste gerado.
5ºNão sonegarás aos vindouros o direito a usufruir da Água já que sem ela não poderão sobreviver.
6º Protegerás a pureza da Água não só nas palavras como nos actos.
7º Não furtarás a Água do teu vizinho pois não és dono da grande casa do mundo.
8º Não inventarás falsas desculpas, nem te refugiarás na ignorância; o conhecimento do ciclo da Água está ao teu alcance e perpetuá-lo é o teu dever.
9º Não degradarás a Água enquanto ancestral fonte de prazer e inspiração nem enquanto promessa viva de novas riquezas.
10º Não privarás os seres aquáticos que nela vivem, agindo como patrão da natureza quando és apenas um elo na sua cadeia."


Os alunos do CEF - Técnico de Gestão Ambiental

25 de outubro de 2007

THE ENGLISH CORNER

Ora cá está mais uma iniciativa do Núcleo de Estágio de Português/Inglês:

Muito em breve, será criado o “English Corner”, um espaço onde, mensalmente, poderás encontrar pequenos apontamentos acerca dos principais aspectos das culturas Britânica e Norte-Americana.
Fica atento!


Núcleo de Estágio de Português e Inglês
Pedro Nave e Tatiana da Fonseca

Grupo Folclórico da ESCM



24 de outubro de 2007

Primeira Sondagem de Opinião do Breves_Online

Começa hoje uma novidade no Breves_online:
Os leitores do nosso blogue escolar vão ter a oportunidade de participar em "sondagens de opinião" acerca de aspectos particulares da nossa escola ou de determinado acontecimento que faça a actualidade.
Começamos com a seguinte pergunta: "Qual o aspecto mais Positivo na Escola Secundária de Campos Melo?"
Toca a participar. (na barra lateral) até dia 30 de Novembro.
Os resultados da "sondagem de opinião" serão publicados no Jornal Escolar impresso
Fio Condutor.

O Escritor do Mês





O Núcleo de Estágio de Português e Inglês informa que vai proceder à criação da rubrica “O Escritor do Mês”.
Esta actividade consiste na apresentação de breves biografias de autores de Língua Portuguesa, bem como na exposição das suas obras de referência, num espaço para isso destinado na biblioteca.
Simultaneamente, presentearemos os Senhores Professores com algumas citações do autor escolhido mensalmente, que serão “servidas” juntamente com os cafés, na Sala de Professores.

Pedro Nave e Tatiana da Fonseca
Núcleo de Estágio de Português e Inglês

23 de outubro de 2007

Estudo - Hábitos de Leitura

Let’s Get Loud!

O Núcleo de Estágio de Português/Inglês está a preparar algumas actividades que prometem activar o conhecimento de miúdos e graúdos.

Aqui fica o anúncio da primeira.




A partir do próximo mês de Novembro será criado, na biblioteca da nossa escola, o espaço “Let’s Get Loud!”.

Neste espaço, poderás encontrar a letra das canções das tuas bandas e cantores favoritos, bem como a respectiva tradução para Português.

Mas há mais…

Terás ao teu dispor a oportunidade de votar na banda / cantor(a) que gostarias de ver apresentado no mês seguinte! Para isso, basta que peças um boletim de voto junto de uma das senhoras funcionárias da biblioteca e escolhas entre a lista de músicos de expressão inglesa que te apresentamos.

Contamos com a tua participação!

Pedro Nave e Tatiana da Fonseca
Núcleo de Estágio de Português e Inglês

Halloween é na Campos Melo - EURO ou SUSTO!!!

O clube de Teatro da Escola pretende, através da sua Coordenadora, a divulgação de uma actividade que está a criar bastante expectativa pelos corredores da escola. Sabemos por fonte segura que no dia 31 de Outubro os


(fantasmas, o drácula e as bruxas)

vão andar à solta por aí.
Fiquem atentos... e até lá, tenham medo, tenham muito medo....Uh!

22 de outubro de 2007

Livros - Caetano Veloso

Um vídeo de Caetano Veloso, sobre os Livros, que existem e existirão sempre em qualquer biblioteca, por mais voltas que as novas tecnologias possam dar, no dia Internacional das Bibliotecas Escolares.

Visita à UBI - Sociologia/Psicologia

A Sónia Guilherme e o Rui Salcedas, do 12º E, resolveram aceitar o nosso desafio e enviaram-nos esta notícia.



No âmbito da disciplina de Área Projecto (AP) e de uma pareceria entre a Escola Secundária Campos Melo (ESCM) e a Universidade da Beira Interior (UBI) realizou-se, no dia 25 do passado mês de Setembro, uma visita ao Pólo de Ciências Sociais e Humanas da UBI para os alunos cujos projectos se relacionam com as matérias de Sociologia e Psicologia.
A visita teve como objectivos principais: colher sugestões para a escolha de temas e problemáticas que serão explorados e trabalhados no decorrer do ano lectivo; conhecer o espaço e os projectos da universidade.
Após a mostra das instalações e dos diferentes Departamentos das Ciências Sociais e Humanas (Sociologia, Psicologia e Economia), houve uma pequena palestra em que os responsáveis por cada departamento deram a conhecer os seus projectos, financiamentos e áreas de apoio. Fomos recebidos com grande amabilidade e desde logo nos foi oferecida toda a colaboração para a elaboração dos nossos projectos.
No âmbito de Psicologia ficámos a conhecer vários projectos, dos quais se destacam o auxílio que aquele Departamento da UBI concede ao município, através de acompanhamento psicoterapêutico gratuito, e o do gabinete de apoio ao estudante, dentro da universidade.
No âmbito de Sociologia, de entre os projectos inovadores que o CES (Centro de Estudos Sociais da UBI) tem em curso, destaca-se o projecto «Inserções» (
http://www.insercoes.org/), o qual, através do conhecimento da realidade dos públicos excluídos e/ou vulneráveis à exclusão, do seu envolvimento em acções conducentes à sua inserção sócio-profissional, e da mobilizando da comunidade em geral para o combate à exclusão, pretende promover e apoiar o desenvolvimento social.
Outro projecto não menos interessante é o «Compasso» que está a ser elaborado conjuntamente com a Beira Serra (entidade promotora). Os objectivos deste plano passam por: implementar e experimentar serviços integrados de apoio à família, com modelos de funcionamento alternativos e flexíveis; apoiar as empresas em processos de mudança na área do desenvolvimento organizacional; experimentar métodos inovadores de organização do trabalho; e formar, informar e mobilizar os trabalhadores e dirigentes sindicais para a temática da conciliação.
Neste dia, os alunos conheceram um pouco mais do que de bom se faz por cá e aprenderam a dar mais valor à Universidade da sua área de residência.
Quanto aos projectos, ficaram no ar algumas sugestões.

Esperemos vir a dar mais notícias no âmbito do projecto de Ciências Sociais e Humanas, tanto da ESCM como da UBI.



Nota: Queremos justificar aqui, publicamente, o atraso na publicação deste texto, que recebemos no passado dia 14: como os nossos leitores devem ter reparado, a semana passada foi fértil em eventos e actividades que não só envolveram toda a escola como também absorveram o nosso tempo - lembramos que antes do mais somos professores.
Somos poucos e precisamos de colaboradores... por isso...
Vem juntar-te à nossa equipa!
Inscreve-te no Clube do Jornal!

Clube do Museu



O Projecto “Inventário do Património Museológico da Educação”, em que a nossa Escola está envolvida, para além de identificar os objectos e recolher toda a informação essencial aos espólios de cada escola, pretende “contar a sua história”- a sua fabricação, a sua produção e a sua utilização no contexto escolar - num período até 1974, construindo-se desta forma uma base de dados interna, que visa conhecer e identificar a colecção e, posteriormente, divulgá-la ao público, contribuindo assim para a preservação da Memória da Educação em Portugal.

As Professoras responsáveis: Maria de Lourdes Faria Fonseca, Maria José Lavrador e Ana Paula Vergamota Pinto Fernandes

21 de outubro de 2007

Clube da Ciência

O Clube da Ciência da escola propõe para o presente ano lectivo um conjunto de actividades que incluem a comemoração do ano 2008 - Ano Internacional do Planeta Terra, proclamado pela Resolução 60/192 na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 22 de Dezembro de 2005.
Para além das actividades relativas a essa data podem ainda concorrer ao III Congresso dos Jovens Geocientistas subordinado ao tema "O Planeta Terra" onde arriscam uma participação tão ou mais relavante quanto à do ano lectivo anterior. Os subtemas a tratar são os seguintes:
A História da Terra
O Interior da Terra
Recursos Geológicos
Geologia e Paisagem
Mudanças Climáticas
Os Oceanos e o Litoral
Os Solos
Riscos Geológicos
A Terra e a Saúde

Sugestões de actividades não faltam. Por isso mãos à obra e apareçam na sala 15 às Quartas-feiras às 15h00m.

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares



A Equipa da BE/CRE enviou-nos a seguinte nota:


Assinala-se a 22 de Outubro o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.
A nossa escola não podia deixar passar esta data em branco. Assim, vamos receber, durante todo o dia, alunos da Escola Secundária Frei Heitor Pinto que vêm visitar a nossa Biblioteca e ver o que por cá fazemos. Do mesmo modo, alguns dos nossos alunos visitarão a Biblioteca desta escola nossa vizinha.

20 de outubro de 2007

Vem a propósito...!

(...) Promover a liberdade de consciência e de expressão, sobre o direito à não discriminação, no contexto de uma promoção de todos os Direitos Humanos, de forma eficiente, fiável e influente.

O Poder da "nossa" Assinatura...

(vídeo gentilmente obtido por EMD)
Adaptação: Amnistia Internacional em Portugal.

18 de outubro de 2007

Dia Mundial da Monitorização da Água


Um dos dias temáticos dedicados à água, o Dia Mundial da Monitorização da Água é assinalado a 18 de Outubro. Apesar de não ser tão mediático como outras datas reveste-se de fundamental importância, tendo em conta que a água é um bem colectivo cuja qualidade tem que ser assegurada para o consumo humano.

Os alunos do Curso CEF - Técnicos de Gestão Ambiental não deixaram passar em branco a data e montaram uma exposição informativa sobre o assunto, no átrio da escola.
Para saber mais sobra a água -site do inag (Instituto da Água).

Blogue de Área de Projecto



Anunciamos, hoje, o nascimento do novo blogue, Bettelheim e a Carochinha..., da responsabilidade de um grupo de Área de Projecto, da vertente de Psicologia, que está a tratar o tema "A Influência dos Contos Infantis no Desenvolvimento do Indivíduo".

Neste blogue os seus autores, Nessuno, Carolina e Joana, do 12ºA, pretendem dar conta do desenvolvimento do seu trabalho, assim como divulgar algumas curiosidades.

Aqui fica o endereço:http://bettelheim-carochinha.blogspot.com/
Bem vindos à blogosfera, bom trabalho e vão dando notícias.

17 de outubro de 2007

18 de Outubro: Dia Mundial da Monitorização da Água


Integrado no calendário ambiental, no dia 18 de Outubro comemora-se o Dia Mundial da Monitorização da Água. Os alunos do Curso Técnico de Gestão Ambiental tiveram a iniciativa de promover uma pequena exposição sobre o tema. Essa exposição decorrerá no dia 18 de Outubro no átrio da Escola Secundária/3 Campos Melo. Uma iniciativa que pretende consciencializar a população para a crise global que se vive em torno do recurso água.
Os últimos dados apontam para que 1,1 mil milhões de pessoas não tenham acesso a água potável e 2,6 mil milhões vivam sem saneamento básico adequado. 56,5 milhões de pessoas morrem por ano devido a doenças contraídas por via hídrica.

Comemoração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

"Flashes" sobre o desafio lançado pelo novíssimo projecto da escola - projecto 21,
que comemorou este dia através da acção programada para as 11h 40 minutos,
no "pátio dos matraquilhos"!







(Fotos gentilmente obtidas pelo Sr. José Nuno.)

No Átrio:





16 de outubro de 2007

Dias Europeus do Desenvolvimento

A semelhança do ano transacto, vai realizar-se, este ano, o evento da Comissão Europeia “Dias Europeus do Desenvolvimento”.
Dado que Portugal é o país que detém a Presidência da União Europeia neste momento, cabe-lhe, igualmente, a responsabilidade de acolher este evento, que irá decorrer, em Lisboa, na FIL (Parque das Nações), nos próximos dias 7, 8 e 9 de Novembro.
O tema central é “Alterações Climáticas e o Desenvolvimento”, o que reflecte a determinação da União Europeia em promover o conhecimento público sobre esta temática, pretendendo-se intensificar, através de debates políticos, a convergência de ideias e, sobretudo, fortalecer as parcerias essenciais para o desenvolvimento, bem como as questões sobre a regulamentação global do Ambiente.
A ocasião será aproveitada para reunir os vários Actores da Cooperação, Organizações não Governamentais (ONG), Agências de Cooperação Internacionais e o público em geral.
O evento acima referido reveste-se de dois momentos:
- Um, em que poderão participar, apenas, aqueles que se inscreverem nos três dias (7, 8 e 9)
que terão acesso a todo o programa;
- Outro, que será totalmente aberto ao público e que decorre no dia 8 de Novembro.
Durante o evento, todos os Estados membros apresentarão stands alusivos ao tratamento do tema, bem como outras formas de divulgação cultural. As exposições e “animação” decorrerão entre as 10h e as 18h.
A visita aos stands constituirá, certamente, uma mais valia para alunos e docentes, uma vez que lhes poderá proporcionar uma “aula viva” sobre a temática em questão.

Mais informação aqui.
Aproveite e veja o vídeo.

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

Em 2006, 23.5 milhões de pessoas em todo mundo levantaram-se contra a pobreza.
Um novo recorde do Guinness foi estabelecido quando milhões de vozes recordaram aos líderes mundiais que a cada dia 50 mil pessoas morrem de pobreza extrema.

No ano 2000 os líderes de 189 países assinaram a Declaração do Milénio, um plano global para reduzir em metade a pobreza extrema até 2015; no entanto, a cada dia que passa, 50 000 pessoas morrem de pobreza extrema e desigualdade entre ricos e pobres não para de aumentar.
O Clube Agenda 21 da escola comemora este dia através da acção programada para as 11h40minutos, no pátio dos matraquilhos:
"Traz para a escola um balão (de preferência branco), um lenço ou uma peça de roupa branca e dirige-te ao pátio inferior da escola no intervalo das 11.40 h onde será lido o “manifesto contra a pobreza". No local estará um painel onde se pode colocar uma mensagem alusiva à data que se comemora.
Este é o desafio lançado pelo novíssimo projecto da escola - projecto 21.
Torna-te um cidadão interveniente e participa com o teu professor.

Lanche "Alternativo" Saudável

Hoje Dia Mundial da Alimentação
teve no lugar no refeitório da Escola
um "lanche especial", organizado
pelo grupo de Educação para a Saúde.
Ficam algumas imagens do evento...








(Fotos gentilmente obtidas pelo Sr. José Nuno.)

15 de outubro de 2007

Amanhã

Dia Mundial da Alimentação


Alimentación sana, cuerpo elegante, mente brillante.

Andar a pie,
Comer sano,
Merendar siempre,
Despertarse temprano !


Não perca o lanche alternativo, às 16.35 na Cantina!


Entretanto, que tal umas palavras cruzadas?





Nota Informativa:

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de outubro de cada ano para comemorar a criação em 1945 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).
O objectivo do Dia Mundial da Alimentação é conscientizar o conjunto da humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome.
Todos os anos, mais de 150 países celebram este evento. Nos Estados Unidos, 450 organizações voluntárias nacionais e privadas patrocinam o Dia Mundial da Alimentação e em quase todas as comunidades existem grupos locais que participam ativamente.
Mais informação aqui

Día de la Hispanidad

Eis alguns dos trabalhos produzidos pelas turmas
de Espanhol sobre os diversos temas propostos: