15 de outubro de 2007

Amanhã

Dia Mundial da Alimentação


Alimentación sana, cuerpo elegante, mente brillante.

Andar a pie,
Comer sano,
Merendar siempre,
Despertarse temprano !


Não perca o lanche alternativo, às 16.35 na Cantina!


Entretanto, que tal umas palavras cruzadas?





Nota Informativa:

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de outubro de cada ano para comemorar a criação em 1945 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).
O objectivo do Dia Mundial da Alimentação é conscientizar o conjunto da humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome.
Todos os anos, mais de 150 países celebram este evento. Nos Estados Unidos, 450 organizações voluntárias nacionais e privadas patrocinam o Dia Mundial da Alimentação e em quase todas as comunidades existem grupos locais que participam ativamente.
Mais informação aqui

8 comentários:

Anónimo disse...

Não vejo nada de alternativo num lanche saudável. Poquê lanche alternativo e não lanche saudável?
Dah?!!!!

Anónimo disse...

Até se apropria a qualificação de alternativo se considerarmos que a oferta, a que os portugueses se têm habituado, é cada vez mais monótona e insípida.
Mas a verdadeira questão não está na adjectivação, pois não?

Anónimo disse...

olhe "a sério", eu sou cozinheiro nos tempos livres e pode acreditar que até numa terrinha como a nossa existe comida macrobiótica, alternativa, saudável, ou como lhe quiser chamar... A maioria das pessoas apenas ignora estas prateleiras nos hipermecados ou automaticamente as encaixa na área do seu cérebro que se refere a "coisas para os diabéticos e fanáticos pela linha". Eu, quando quero alguma coisa que não existe em stock aqui, pego no telefone e peço a alguém de Lisboa para enviar ou simplesmente encomendo pela internet. Concordo com o primeiro comentário, pode ser saudável sim, alternativo..hmm já não sei porque..

Anónimo disse...

Ora bem, eu explico melhor a minha indiferença pelo adjectivo.
De facto há oferta nos supermercados, mas não nas cantinas, cafés, bares, restaurantes,...ou seja, fora do conforto do lar há falta de alternativas.
Nesta santa terrinha, a meio caminho ente campo e cidade, já nem todos temos hipóteses de almoçar e lanchar em casa... e quantas vezes comemos porcarias apenas porque é o que há.
É assim que, paulatinamente e sem darmos por isso, se perde a noção do que é saudável e se criam maus hábitos alimentares.
E já agora, por falar em saudável, nem só o que é macrobiótico ou vegetariano é saudável...
Mas, Nessuno, desculpe a insistência, será que a grande questão do Dia Mundial da Alimentação se discute à volta do adjectivo?
É que nem todos têm comida, quanto mais internet para a encomendar.

Nessuno disse...

a partir do momento em que faz comentarios no blogue, deve ter consciência de que as pessoas que lêem terem esta possibilidade. Eu não como as porcarias do bar e da cantina, se quiser ,trago o que comer (que normalmente até é o que faço). simplesmente as pessoas não podem comer porque "há", um pao integral no cafe ao lado da nossa escola (cujos alunos têm livre acesso) é bem mais barato que um bolicao, um donut, um bolo ou um chocolate. nem tudo o que é macrobiótico é saudavel, ams a maioria é e mesmo que nao seja há SEMPRE uma opção que não faça saudável, é "alternativa" do ponto de vista sintactico mas não o é do ponto de vista semantico. As pessoas criam a ideia de tudo o que é saudavel é caro,mas não é bem assim, sei que a maioria é, mas cada um deve contrabalançá-lo.

Anónimo disse...

discussão "saudável"...cá está o adjectivo...de novo.

Anónimo disse...

Sem dúvida! A discussão civilizada é sempre saudável!...
Mas para que a limentação também o seja é preciso sermos mais interventivos e reivindicativos.
Que tal começarmos pelos bares da escola? Seria uma forma de mostrarmos que somos coerentes com o que ensinamos.

Anónimo disse...

Fico muito contente pelo facto de uma simples divulgação de uma actividade tenha suscitado tamanha discussão acerca do que é uma alimentação saudável. Um dos objectivos a que nos propunhamos, foi atingido. Obrigado a todos os participantes no blog.