30 de março de 2012

Dia dos Departamentos 23-3-2012

Aqui fica o registo de muitos momentos do dia dos departamentos, um pouco de todas e de cada uma das atividades organizadas e desenvolvidas pelos vários departamentos para esse dia.

28 de março de 2012

GRUPO DE INGLÊS no dia dos Departamentos

O Grupo de Inglês marcou presença no dia dos Departamentos. Assim, sob a responsabilidade da professora do 9ºAno - Leonor Lobo - teve lugar no Auditório, pelas 10.10 uma Dramatização de poemas em Inglês, numa performance muito expressiva por parte dos seguintes alunos do 9ºA: Diogo Poeta, Jorge Batista, João Carriço, Juliana Abrantes, Joana Lebre, João Santos Luís,Madalena Baía, Mariana Almeida, Margarida Barbosa, Mariana Rabasquinho, Patrícia Santos, Tetyana Ostapchuk e Virgínia Campos. Assistiram a esta representação os alunos dos 7ºs e 8ºs anos acompanhados de alguns professores.
Seguidamente, todos puderam saborear algumas iguarias tradicionais Britânicas confecionadas pelas professoras de Inglês.
Parabéns aos alunos e à professora, pelo desempenho e pela forma simples como conseguiram divulgar a língua inglesa junto de alunos mais novos.
Aqui fica o registo do momento.
A Representante do Grupo de Inglês: Ana Maria Moura

27 de março de 2012

Já cheira a....Sarau (II)

E não podia faltar a,já celebre,....DANÇA DOS PROFESSORES:

video

26 de março de 2012

Já cheira a....Sarau!!

É verdade!! Os ensaios já decorrem animadamente e...aqui fica uma pequena amostra do Haka Melo.

video


23 de março de 2012

92E às descobertas

 Visita de Estudo à "Lisboa das descobertas"

No passado dia 13 de Janeiro, a turma do 2º ano do Curso de Educação e Formação de Operador de Fotografia participou numa Visita de Estudo à “Lisboa das descobertas”, no âmbito das disciplinas de Língua Portuguesa e Artes Visuais.
À chegada a Lisboa, por volta do 12h30, a turma dirigiu-se à Escola Secundária Marquês de Pombal, onde se realizou o almoço.
Em seguida o grupo visitou a igreja do Mosteiro dos Jerónimos, onde viu os túmulos do maior poeta português, Luís de Camões, e do grande navegador Vasco da Gama. Ao passear pelo claustro viu, ainda, os túmulos de Fernando Pessoa e de Alexandre Herculano. Alguns alunos até tiraram fotografias junto da Fonte do Leão.
No primeiro andar do claustro, assistiu à representação do “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, que os alunos iam estudar na disciplina de Língua Portuguesa, pela companhia teatral “Ar de filmes”. A turma ficou muito surpreendida com a peça e divertiu-se imenso.
Depois, fez-se um percurso a pé passando pelo Centro Cultural de Belém, Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Planisfério das descobertas portuguesas, Praça do Império e, finalmente, a visita terminou nos famosos Pastéis de Belém.
Texto elaborado na aula de Língua Portuguesa pela turma 92º E
video
 
A professora de Língua Portuguesa: Elsa Duarte

Dia dos Departamentos - hoje - 23 de março

Ao longo do dia, irão decorrer várias atividades:

Atividades Laboratoriais
O mundo da Eletricidade
O mundo da Informática
Exposições
Dramatização de poemas/ Palestra
Desfile/Entrega de prémios
Rastreios
Almoço Internacional
Marcha pela Saúde
Jantar Medieval - Comunidade Educativa inscrita

18 de março de 2012

Visita de estudo à Futurália

No dia 14 de março de 2012 as turmas dos cursos profissionais do 11º ano (EFGHI) visitaram a Futurália - Lisboa, acompanhados pelos professores Ana Teresa Valentim, Mafalda Lemos, Maria de Fátima Borges, Maria do Carmo Neves e Rui Dias. Foi um dia repleto de experências, conhecimentos capazes de permitir aos nossos alunos uma nova perspectiva das oportunidades que o mercado de trabalho lhes oferece mas também em termos de prosseguimento de estudo já que a oferta de Universidades, Institutos Politécnicos e Escolas Profissionais era bem vasta.
Regressámos com a certeza de que todos os nossos alunos vieram mais ricos e preparados para fazer escolhas e tomar decisões no seu futuro.
A Professora: Ana Teresa Valentim




9 de março de 2012

Seminário Protocolo Empresarial

Curso Profissional Técnico de Secretariado

Os alunos do 10ºG e 12ºG do Curso Profissional Técnico de Secretariado, acompanhados pelos professores de Técnicas de Secretariado, Ana Paula Fernandes, José Manuel Rodrigues e Maria de Lurdes Brás, realizaram uma visita de estudo à cidade de Braga nos dias 28 e 29 de Fevereiro, para participarem no seminário subordinado ao tema “Protocolo Empresarial”, organizado pela turma do 3º ano do Curso Profissional de Secretariado, da Escola Profissional Profitecla - Pólo de Braga.
O evento foi realizado no Instituto Português da Juventude, em Braga, com a presença da Dra. Elisabete Canha de Andrade, conhecida autora dos livros de Etiqueta e Protocolo.
Esta foi uma iniciativa inserida num Projeto de Aptidão Profissional (PAP) de uma aluna deste curso e teve como objetivo a partilha de conhecimentos nesta área e o enriquecimento na formação dos alunos.
Estiveram presentes nesta atividade a Escola Secundária de Vila Verde, Escola Secundária Campos Melo (Covilhã), a Escola Profissionais Profitecla, Pólo de Barcelos e Pólo do Porto, e a Escola Profissional de Braga.
Os alunos mostraram interesse no decorrer da sessão, na qual puderam expor perguntas e dúvidas sobre o tema.
Durante o período da tarde os alunos e professores, realizaram uma visita guiada ao Centro Histórico da cidade de Braga que reúne um valioso património arquitectónico, onde tiveram a oportunidade de conhecer os principais locais de interesse, como a Igreja do Hospital de São Marcos, a Torre de São Tiago, a Sé Catedral, o Jardim de Santa Bárbara e Arcada.
Na noite anterior, o grupo deu um salto a Guimarães e aproveitou para visitar o Centro histórico, que é considerado Património Cultural da Humanidade, tornando-a definitivamente um dos maiores centros turísticos da região. As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita.

A Professora: Ana Paula Fernandes

5 de março de 2012

No dia 23 de Fevereiro, a turma do 11º E, Técnico de Apoio Psicossocial, acompanhada pelos professores Paula Rocha, Área de Expressões Dramática e João Sá Pinho, Educação Física, foram ao Jardim Zoológico de Lisboa. A expetativa era muito grande pois mais de metade das alunas não conhecia e nunca tinha estado num local semelhante. Após uma saída atribulada, pelo atraso excessivo do autocarro, a viagem decorreu tranquilamente, só alterada pelas cantorias, desafinanços e brincadeiras. Chegados ao local, um pouco atrasados, fomos recebidos por um Biólogo, Tiago Carrilho, do Centro Pedagógico do Jardim Zoológico, cujo lema é Educar para Conservar e foi nessa perspetiva que as atividades previstas se desenrolaram. Primeiro uma pequena sessão em sala, sobre a missão, o contexto histórico do jardim e a conservação da vida animal. Depois uma visita guiada para exploração do espaço Zoológico e também para aquisição de conhecimentos sobre as espécies. Seguiu-se a assistência ao espetáculo dos golfinhos, focas e leões marinhos. Continuou-se com um peddy-paper no espaço zoológico em contra relógio para o desenvolvimento das capacidades físicas, seguido de um jogo de pistas, caça ao tesouro, com orientação pelo mapa do jardim. O dia finalizou-se com a preparação e apresentação de quatro peças de Teatro, cuja temática era a ameaça à biodiversidade e nas quais as alunas tiveram que aplicar alguns conhecimentos previamente adquiridos com as outras atividades. No início do peddy-paper as alunas dividiram-se em equipas para estimular a competição e o trabalho de equipa. Foi um dia muito extenso e cansativo mas foi muitíssimo interessante e muitíssimo positivo a nível de aquisição de conhecimentos em diversas áreas. As alunas estão de parabéns, pela forma como se comportaram, se dedicaram às atividades e esperamos que este dia fique nas memorias das alunas por muitos anos!!!
Paula Rocha e João Sá Pinho