6 de novembro de 2009

Workshop “ AS MÁQUINAS MUDARAM A ARTE”


No passado dia 30 de Outubro, participaram os alunos do Curso Profissional de Design – variante de Equipamento, do 11º H e 12º I, num total de 29 alunos, acompanhados dos docentes José Manuel Pereira e João Boléo Silva no workshop “AS MÁQUINAS MUDARAM A ARTE”. O evento teve lugar durante a manhã, no Auditório da escola e da parte da tarde com outro grupo/turma, do 12º E, na sala “LDC”. A actividade contemplou uma componente teórica e uma componente prática.
Fez-se uma breve viagem pela história da arte contemporânea, desde a revolução industrial até aos nossos dias. A máquina a vapor, a fotografia, o tubo de tinta, o computador, a lata de tinta… e a arte. Partiu-se de obras diversas (artes visuais, música, poesia…) e de comentários de artistas como: Turner, Adolph Menzel, Monet, Marinetti, Man Ray, Marcel Duchamp, Walter Gropius, Lissitzky, Andy warhol, Banksy, entre outros – percebemos, a partir da arte, algumas das transformações históricas e sociais. Pudemos também entender que “as formas da arte são simultaneamente as formas dos acontecimentos humanos”, segundo afirmou o artista Pedro Cabrita Reis.

No segundo momento da actividade, Os computadores, as mesas e as misturas, tivemos oportunidade de experimentar a diversidade de possibilidades que estas “máquinas” permitem em termos de composição musical percebendo-se como a noção de compositor e de música se transformou e ampliou.
No final do dia, pelas 18 horas, todos os participantes foram unânimes em dizer que valeu a pena terem participado nesta actividade e agradecem à Quarta parede, aos orientadores Magda Henriques e DEFSKI.
O Docente responsável pela actividade:
João Boléo Silva/Artes

1 comentário:

Marco Fazendeiro disse...

Ler este blogue e ver que na Covilhã actividades como estas são possíveis deixa-me muito feliz,
um ensino público de qualidade é possível.