14 de março de 2007

Técnicos de Gestão Ambiental
Visitas de Estudo
A
A
A 8 de Março, alunos da Escola Secundária Campos Melo visitaram o Instituto Politécnico da Guarda no seu dia aberto, a fim de identificar oportunidades de prosseguimento de estudos, visitar as instalações e participaçar em eventos, como por exemplo o concurso de robótica que estava a decorrer.
De entre as exposições que visitámos puderam identificar-se alguns projectos de viaturas a combustível biológico e solar, estando o primeiro veículo classificado no 2º lugar a nível do país e em vigésimo a nível internacional.
Os alunos do Curso Técnico de Gestão Ambiental visitaram os laboratórios de Civil, Hidráulica, Ambiente, Mecânica e Topografia, onde contactaram directamente com várias análises de espectroscópia realizadas às águas de consumo humano, e projectos de tratamento de águas residuais por osmose inversa. Visualizaram alguns fenómenos importantes na sua área de estudos: ressaltos hidráulicos, equipamento de Jar-Test, entre outros.
No final, a opinião foi geral: como tem sido hábito nas saídas efectuadas, a componente teórica fornecida nas aulas fica bem complementada com a prática observada nos espaços visitados.
12º J
A
A
No dia 27 Fevereiro, os futuros Técnicos de Gestão Ambiental visitaram a Central de Tratamento de RSU na Quinta das Areias, estrada de Peroviseu, única no distrito.
O tratamento de resíduos consiste numa primeira fase de triagem, seguida de compostagem e finalmente deposição em aterro.
Esta estação de tratamento opera a produção de fertilizante resultante do tratamento biológico de resíduos produzidos em 13 concelhos incluindo a Covilhã.
A visita permitiu reforçar a ideia da importância da reciclagem, em que está implícita a poupança de matérias-primas.
12º J





Sem comentários: