30 de maio de 2012

Sistema Fotovoltaico na ESCM - 1ª Fase

Começou no dia 21 de Maio mais uma página da história da Escola Secundária Campos Melo. Teve início a primeira fase da instalação de um sistema fotovoltaico de mini produção de energia de 20 kW, que faz parte de um projeto que visa dotar a escola de meios próprios de produção de energia, tanto elétrica como térmica e de poupança de energia (eficiência energética). Este projeto está inserido no curso profissional Técnico de Energias Renováveis – Variante Solar no âmbito das disciplinas de Prova de Aptidão Profissional e de Formação em Contexto de Trabalho. O trabalho está a ser realizado por alunos do curso profissional, que estabelecem os planos de montagem, montam as estruturas no telhado, fazem as medições necessárias, etc., acompanhados pelos professores do grupo 540 – Eletrotecnia e por um técnico de uma empresa local.
Novas fases irão ser relatadas aqui até estar concluído todo o projeto.
O professor responsável: Vítor Soares

24 de maio de 2012

Alunos do 91D – CEF de Assistente Administrativo - realizam Prática em Contexto de Formação Interna

Os alunos do Curso de Educação e Formação (CEF) de Assistente Administrativo (91D) encontram-se a desenvolver a Prática em Contexto de Formação Interna na nossa escola, orientados pela professora Rosa Macedo, que consiste no desenvolvimento, uma vez por semana durante os 2º e 3º períodos, de tarefas nos Serviços Administrativos, SASE/Cantina, Telefone, Papelaria/Reprografia, Biblioteca, Receção do Bloco A, B e Guarita.
Esta formação prática permite aos alunos a integração dos conhecimentos teóricos adquiridos, o contato com a realidade laboral e a observação da organização e gestão de um posto de trabalho.
Acreditamos, assim, reunir todas as condições para o sucesso da Formação em Contexto de Trabalho que irá decorrer em junho/julho em várias empresas e instituições da região e, consequentemente, para a sólida formação dos nossos alunos.
Globalmente, o momento de formação está a decorrer de uma forma bastante positiva. Os alunos evidenciam uma grande satisfação com a experiência e demostram enorme gratidão para com os funcionários dos vários setores que os têm orientado nas diversas tarefas.
A Coordenadora de Curso/Diretora de Turma: Sandra Gamboa

23 de maio de 2012

Projeto Comenius: “Different Nations, One Goal: Togetherness”.

Viagem à República Checa
 Na semana de  22  a 28 de cumpriu-se a  primeira visita do Projeto Comenius , “Different Nations, One Goal: Togetherness”.
A visita foi feita à República Checa, permanecendo uma semana na cidade de Strasnizce e incluindo viagens à cidade de Praga e Viena, na Áustria. Nesta semana, em que as temperaturas em Praga atingiram os 27º, fomos recebidos calorosamente  pelos colegas, alunos e famílias checas, em casa de quem ficaram os nossos alunos, tendo estes, assim, a possibilidade  de mergulharem numa realidade, em muitos aspetos, diferente da nossahorários de trabalho diferentes, cumprimento rigoroso dos mesmos, comidas diferentes e ainda, coisas tão singulares, como a obrigatoriedade de calçar uns chinelos antes de visitarmos um museu. Diferenças. Também estas são um dos objetivos do programa - entendê-las e contribuir para uma maior tolerância para com os outros povos. Em
suma, dar cumprimento ao lema da União Europeia – Unidos na Diversidade!


Em Novembro,  na semana de 11 a 17, será a vez da Escola Secundária Campos Melo receber os outros alunos e professores estrangeiros e mostrar-lhes o que de bom tem o nosso país e as gentes da nossa terra. Para isso, temos a certeza que os nossos alunos e suas famílias irão dar o seu melhor, para corresponderem ao bom acolhimento que nos foi proporcionado na República Checa.
A Coordenadora do Projeto: Leonor Lobo

22 de maio de 2012

Próxima 6ªf na BE - "Filhos que leem para os Pais"


Pelas 18.30, na próxima 6ªfeira dia 25 de maio, as alunas que participaram na fase distrital do  Concurso Nacional de Leitura irão partilhar e apresentar algumas das suas leituras e receber os prémios da sua participação.
Lá estaremos para as ouvir, aplaudir e incentivar a futuras participações.
Parabéns a todas pelo vosso desempenho escolar exemplar.

18 de maio de 2012

Visita de Estudo à Fundação Serralves

Acompanhados pelas professoras Ana Teresa Valentim, Ana Maria Moura, Mafalda Lemos, Maria de Fátima Borges e Maria do Carmo Neves, no dia 11 de maio, os alunos da nossa escola do 10ºano, de ensino profissional, tiveram a oportunidade de crescer a nível pessoal e cultural com a visita à Fundação Serralves, no Porto. Durante uma tarde os alunos conheceram as exposições "Locus Solus. Impressões de Raymond Roussel" e "Artur Barrio... Navegações/Divagações...Por entre escolhos e baixios. Após a visita guiada a estas duas exposições os alunos puderam contemplar e deliciar-se com as maravilhosas sensações visuais e olfativas que a paisagem dos Jardins de Serralves nos oferecem. Foi um dia muito bem passado em que o conhecimento e o desenvolvimento de relações interpessoais foi surpreendente.
A Professora responsável: Ana Teresa Valentim

16 de maio de 2012

Clube de Teatro

O clube de Teatro foi convidado a participar no III Sarau Cultural MedUBI (Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior), atividade que decorreu no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (Covilhã), no dia 23 de Abril. Quando nos fizeram o convite, em meados de Março, ficamos um pouco indecisos em aceitar, pois se por um lado o tema do sarau "Anos 20" era deveras interessante e existia um fim social importante, pois os lucros da iniciativa revertiam para a instituição de solidariedade Observatório do Estudante Carenciado da Faculdade de Ciências da Saúde, por outro lado o tempo para organizar tudo era bastante apertado. Após um debate entre todos os elementos decidimos dizer que sim e pôr imediatamente as mãos à obra. Tendo em conta o tema escrevemos a peça, durante as férias da Páscoa e assim que regressamos aproveitamos todos os tempinhos para ensaiar e preparar os adereços e vestuário, elementos essenciais para a peça. Sem dar por isso chegou o dia e um nervoso miudinho começou a instalar-se entre os atores, nada que não se resolvesse com o ensaio de voz, a preparação do cenário e do palco, o ensaio geral, o vestir, o maquilhar e a corrida para os bastidores pois o tempo esgotava-se. Depois já não houve tempo para mais nervosismos pois fomos logo os primeiros.

O publico esteve atento, riu-se nos momentos mais cómicos e quando tivemos de deixar o palco a euforia era enorme, pelo objetivo ter sido bem sucedido.
Parabéns aos alunos não só pelo resultado apresentado mas essencialmente pelo trabalho realizado anteriormente.
                                                                  Ana Paula Rocha

14 de maio de 2012

Olimpíadas da Biotecnologia

Mais uma vez a ESCM teve uma aluna na final das olimpíadas da Biotecnologia, organizadas pela Universidade Católica do Porto. Dos 735 alunos que participaram nesta 7ª Edição, a Telma Vicente do 12º B foi uma das 47 selecionadas para a final. Esta 3ª fase realizou-se nas instalações da Universidade onde os alunos, além da provas escrita e oral, puderam participar em experiências relacionadas com várias técnicas de produção e conservação de alimentos e manipulação de DNA (extração e eletroforese).
Parabéns Telma
A professora responsável: Regina Almeida


12 de maio de 2012

XV Sarau - 2ªparte - O Filme

Pois é...as promessas cumprem-se por inteiro!!
Por isso aí está....a 2ªparte do Sarau!

7 de maio de 2012

XV Sarau - 1ªparte - O Filme

O prometido é devido!! Ele aí está! O filme do sarau (1ªparte)



Parabéns à Associação de Estudantes que organizou de forma exemplar e empenhada este espetáculo que, mais do que um espetáculo, foi um  momento de partilha e convívio  único. Um louvor também a todos os alunos que participaram, a todos os professores que deram o seu contributo, enfim, a todos os que se envolveram e conseguiram tornar este sarau inesquecível.
Continuem a acreditar na vossa criatividade e talento!

A Escola orgulha-se de vós!

A professora responsável pelo Blogue: Ana Maria Moura
Nota:A 2ªparte segue dentro de momentos...

XV Sarau Cultural

Enquanto se processa o filme do espetáculo e se resolvem alguns "problemas técnicos"...aqui ficam mais algumas fotos do evento:

HAKA


 .

 Desfile de Materiais Reciclados