14 de fevereiro de 2012

Visita de Estudo a Cantanhede - 12ºA e B

No dia 24 de Janeiro, ainda com o sol por despertar, os alunos do 12ºA e B partiram, no âmbito da disciplina de Biologia, em direção a Cantanhede, uma simpática cidade do distrito de Coimbra. Pelas dez horas, com o sono já reposto, a visita teve inicio.
Na parte da manhã, visitamos a Quinta Piloto de Agricultura Biológica, que a Inova-Empresa Municipal está a desenvolver desde 2006. Alfaces, cenouras, salsa, rúcula, pimentos, alho francês, rabanetes, manjericão estão já a ser produzidos nesta quinta por nós visitada que pretende, sobretudo, chegar ao agricultor tradicional e mudar-lhe o hábito do recurso, fácil, a pesticidas e químicos. Numa visita que primou pelo desfazer de inúmeras ideias erradas, aprendemos que agricultura biológica não é sinónimo de produtos raquíticos e bichados e que as suas práticas se baseiam no funcionamento do ecossistema agrário recorrendo a práticas – como rotações culturais, adubos verdes, consociações, luta biológica contra pragas e doenças - que fomentam o seu equilíbrio e biodiversidade.
Na parte da tarde, no Biocant, realizamos uma atividade prática “Da chave para a fechadura” cujo objetivo era reconhecer o papel fundamental das enzimas em muitas das reações químicas que ocorrem nos organismos vivos e o seu modo de atuação. Foi usado um método de medição da maltose produzida por ação da amílase e foram estudados vários fatores que influenciam a atividade enzimática, tais como: diferentes quantidades de enzima, diferentes quantidades de substrato, pH e temperatura.
Ao que parecia ser uma simples visita estudo, tornou-se inesquecível não só pela panóplia de conhecimentos por ela proporcionado mas também pela aquisição de um novo membro para a família Campos Melo: um porquinho da Índia que trouxemos da Quinta Piloto de Agricultura Biológica.
Ana Carolina Rodrigues, nº 2 do 12º B

Sem comentários: