30 de novembro de 2011

Entrega das Bolsas Sociais EPIS 2011/2014



A Associação EPIS realizou, no passado dia 25 de Novembro, na Escola Secundária Sebastião da Silva, em Oeiras, a cerimónia oficial de Entrega das Bolsas Sociais EPIS 2011/2014.

A Diretora da ESCM recebeu, com orgulho, o prémio atribuído a esta escola.

24 de novembro de 2011

Concurso "Juvenes Translatores"

Realizou-se, hoje, dia 24 de novembro pelas 9.00h(à mesma hora em toda a EU), o Concurso "Juvenes Translatores",promovido pela DGT (Direção-Geral da Tradução) da Comissão Europeia.

Participaram os alunos de Inglês: Susana Silvestre,João Mendes e André Ramos;
E os alunos de Espanhol: Milene Gerardo, Afonso Gomes e Rute Esteves (como suplente).

Ficamos a aguardar os resultados dos nossos alunos, fazendo votos para que tenham a oportunidade de seguir em frente.

Parabéns por terem participado e Boa sorte!!


Cristina Ribeiro: Professora de Inglês

Rui Dias: Professor de Espanhol


22 de novembro de 2011

Curso Profissional Técnico de Secretariado



No dia 17 de Novembro, pelas 10h40, a Secretária do Senhor Administrador da UBI, Drª Eugénia de Matos Pedro, deslocou-se à nossa Escola, mais propriamente à sala 29, onde estava a decorrer uma aula de Técnicas de Secretariado, com alunos do 10º G, do Curso Profissional Técnico de Secretariado.
Esta visita teve como objetivo, "apadrinhar" o Curso Profissional de Secretariado, para falar aos alunos sobre o seu trabalho e o que se espera, atualmente, de um(a) secretário(a).
Este testemunho foi muito importante, os alunos inteiraram-se da realidade do que é hoje, a profissão de secretário(a), o que se espera dela e a mudança que o conceito de secretário(a) tem vindo a sofrer ao longo dos últimos tempos.
A Dr.ª Eugénia, manifestou a sua inteira disponibilidade para continuar a colaborar com a Escola em futuras iniciativas.
Os alunos colocaram questões pertinentes e ficaram satisfeitos com esta iniciativa.

A Professora de Técnicas de Secretariado: Ana Paula Fernandes

21 de novembro de 2011

16 de novembro de 2011

Em jeito de despedida!....

Na hora da despedida, quero deixar um abraço sentido de amizade a todos os agentes educativos, sem excepção, da Escola Secundária Campos Melo da Covilhã, à Direcção, aos professores, em geral, ao Departamento de Matemática e Ciências Exactas e, em especial ao Grupo de Matemática, aos operadores educativos e aos alunos sem os quais a Escola não existiria.

Chegou a altura de dar o lugar aos mais novos numa escola que atravessa tempos difíceis.
Permitam-me que preste homenagem ao professor João Ruivo, meu ilustre orientador de mestrado e, através dele, a todos os professores neste tempo conturbado.Assim,
citando o professor João Ruivo:


"Ser professor é a mais nobre dádiva à humanidade e o maior contributo para o progresso dos povos e das nações." "Ser professor obriga a não ter geração."
Ser"professor é obra permanentemente inacabada."


"O professor contenta-se com pouco: alimenta a sua auto-estima com o sucesso dos outros (os que ensina), e tanto basta para que isso se revele como a fórmula mágica que traduz a medida certa da sua satisfação pessoal e profissional. Por isso é altruísta e, face ao poder, muitas vezes ingénuo e péssimo negociador."
"O professor vive quase todo o tempo da sua carreira em estádios profissionais de enorme maturidade e de mestria."
"Infelizmente, de onde devia partir o apoio, o incentivo e o reconhecimento social, temos visto aplicar medidas políticas, e expressar pensamentos, através de palavras e de obras, que menorizam os professores, que os denigrem junto da opinião pública, no que constitui o maior ataque à escola e aos professores perpetrado nas últimas três décadas do Portugal democrático.
Um ataque teimoso, persistente, vitimador e injustificado que tem levado o grande corpo da classe docente a fases profissionais negativas, de desânimo, de desencanto, de desinvestimento, de contestação, de estagnação, e de conformismo, o que pressagia a mais duradoira e a mais grave conjuntura profissional de erosão, mal-estar e de desprofissionalização.
Se não for possível colocar um fim rápido a estas políticas de agressão profissional, oxalá uma década seja suficiente para repor toda uma classe nos trilhos do envolvimento, do empenhamento e do ânimo, que pressagiem o regresso ao bem estar e à busca do desenvolvimento pessoal.
Importante, agora, será a persistência na ilusão. Os professores são uma classe única e insubstituível. A sociedade já não sabe, nem pode, viver sem eles. O Estado democrático soçobraria sem a escola. O novo milénio atribui aos professores funções e competências indispensáveis ao desenvolvimento da sociedade do conhecimento. O futuro tem que ser construído com os professores e as suas organizações. Nunca contra, ou apesar deles.
Ser professor é, portanto, tudo isto e muito mais. É uma bênção, é um forte orgulho e uma honra incomensurável. Quem é professor ama o que faz e não quer ser outra coisa.
Mesmo se, conjuntural e extemporaneamente, diz o contrário. Fá-lo por raiva e revolta contra os poderes que, infamemente, o distraem da sua missão principal e, injustamente, o tentam julgar na praça pública, com cobardia e sempre com grave falta ao rigor e à verdade."
"Porém, agora é bom que nos mantenhamos lúcidos, para que possam ultrapassar com sucesso este injusto desafio a que, ultimamente, têm vindo a ser sujeitos."



(Ruivo, J.(2011)-Ser Professor)

À boa maneira beirã: Bem hajam.

Diamantino Soeiro

12 de novembro de 2011

Magusto na ESCM

Na cantina da Escola, no próximo dia 16, pelas 16.30.

Aparece, com boa disposição!!

9 de novembro de 2011

Gincana Rock in Rio

A nossa escola está inscrita na Gincana Rock in Rio, iniciativa nacional lançada às escolas, que visa a promoção da cidadania, a adoção de boas práticas de sustentabilidade e a sensibilização de pais e professores para os temas relacionados com o desenvolvimento sustentável.
O grupo de docentes e alunos responsável pela dinamização do projecto, com o apoio da direção, solicita a todos vós a divulgação e sensibilização do mesmo junto dos vossos alunos e respetivos encarregados de educação, de forma a participarem ativamente neste evento!
Todos devem colocar os seus contributos no pátio da entrada principal, em reservatório preparado para o efeito.



A Gincana é constituída por cinco tarefas físicas e um jogo on-line:


1 – Recolha de embalagens (amarelo) que inclui plásticos, metal e embalagens de cartão para bebidas. De 02 a 30 de Novembro de 2011.
2 – Venda de “Pulseiras Por Um Mundo Melhor”. O número de pulseiras a adquirir depende do número de interessados em adquirir e vender e as verbas reverterão para um projeto de cariz social selecionado pela SIC Esperança. De 01 de Novembro a 30 de Dezembro de 2011.
3 – Escola energeticamente eficiente, promovendo o uso racional de energia, através do levantamento dos pontos de consumo de energia e definir medidas de redução. De 01 de Novembro de 2011 a 29 de Fevereiro de 2012.
4 – Escola eficiente – uso eficiente da água. Determinar o consumo de água gasto por utilizador (aluno/professor/assistente operacional). De 01 de Novembro de 2011 a 29 de Fevereiro de 2012.
5 – Escola electrão. Recolha de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) para reciclagem, à semelhança dos anos anteriores. De 02 de Janeiro a 23 de Março de 2012.

Jogo on-line:
Promover várias temáticas em torno da sustentabilidade e da educação; desenvolver o gosto pelo cálculo mental e pela leitura.
De 01 de Novembro de 2011 a 23 de Março de 2012.
O regulamento do concurso pode ser consultado no site da Gincana rock in Rio.

Vamos todos colaborar, por uma escola mais eficiente!



A equipa responsável:
Turma 91E, professores João Patrício, Vítor Soares, Cristina Lourenço e Sylvie Delimbeuf.

8 de novembro de 2011

Campanha de solidariedade - "Uma pessoa/um produto"






A equipa da BE agradece a todos os que colaboraram na campanha de solidariedade a que demos o nome de "Uma pessoa/um produto".
Com efeito, com a vossa ajuda realizámos com muito sucesso aquilo a que nos propusemos: contribuir para que o dia a dia de algumas famílias dos nossos alunos seja menos duro e tenham algum bem estar no que respeita à alimentação.

A todos muito obrigada!

Isabel Lino

Resultados da 2ªvolta das Eleições para a AE

Lista F - 266 votos


Lista C - 186 votos


Parabéns à lista F e votos de um bom trabalho!!

6 de novembro de 2011

Eleições para a AE

Na 6ªfeira dia 4 de novembro teve lugar a 1ªvolta das eleições para a associação de estudantes da ESCM. Os resultados foram os seguintes:


Lista F - 222 votos
Lista C - 194 votos
Lista A - 85 votos

Hoje, 2ªfeira dia 7 de novembro está a decorrer a 2ªvolta das eleições, uma vez que nenhuma das listas obteve maioria à primeira.


Aqui fica o registo de alguns momentos da semana passada: