4 de junho de 2011

Análise Laboratorial na BIAL e Gestão Ambiental na LIPOR II

No dia 13 de Maio os alunos do Curso Profissional Técnico de Análise Laboratorial (10ºF) e CEF de Técnico de Gestão Ambiental (91K) rumaram ao norte do país (região do Porto) para uma visita às instalações da Unidade Industrial Farmacêutica da BIAL e à Central de Valorização Energética da LIPOR II.
Na BIAL, os alunos do 10ºF, visitaram a unidade de produção local onde são fabricados medicamentos para todos os mercados em que o grupo opera: Europa, América, África e Ásia. Visitaram também os sofisticados laboratórios de controlo de qualidade, a farmoteca e o centro de armazenagem de matérias-primas e medicamentos que se encontra bastante automatizado.





Enquanto isso, nas instalações da Lipor II, Unidade Incineradora de RSU’s, os alunos do 91K foram recebidos no Auditório pela Dra. Catarina Ribeiro que lhes apresentou de forma simples e concisa todo o processo de recolha, tratamento e valorização energética dos resíduos sólidos urbanos, da região do Grande Porto. Após este primeiro contacto com o processo de produção de energia eléctrica, os alunos tiveram a oportunidade de observar todas as fases deste procedimento tais como fossa de recepção, forno, caldeira, turbinas e alternador, fossa de escórias e finalmente o aterro. Desta forma, foi possível uma análise global sobre o funcionamento das instalações e a consciencialização da importância não só do tratamento mas também da valorização de resíduos.



As professoras : Guida Morão Silva e Marina Santos

Sem comentários: