7 de fevereiro de 2011

Palestra "Psicologia da Felicidade"


Em tempos de crise, o psicólogo Pedro Alves, mestre em Psicologia pela Universidade do Minho e Life Coach expôs algumas ideias para uma vida próspera e feliz a longo prazo. A palestra decorreu na Biblioteca Municipal da Covilhã e os alunos dos cursos EFA tipo A, do 1º e 2º ano e EFA, tipo C, marcaram presença num auditório que se encontrava cheio.
Segundo o psicólogo, a felicidade e a riqueza, embora desejados por qualquer ser humano, são conceitos subjectivos na medida em que cada pessoa valoriza mais umas coisas em detrimento de outras. É importante ter uma visão a longo prazo, com um objectivo claro do que queremos alcançar, para não se andar à deriva nem ao sabor do momento. O caminho a percorrer na prossecução do nosso objectivo deve ser valorizado. O psicólogo incentivou a plateia a ter uma atitude pró-activa, a não serem conformados e saberem expressar gratidão pelos feitos que vão conseguindo. Numa sociedade que apela à insatisfação permanente através da publicidade e dos meios de comunicação social devemos estar atentos, reconhecer as oportunidades e aceitar o valor nos outros e naquilo que nos envolve. Este reconhecimento dos pontos fortes permite ter matéria para deitar mãos à obra. Se só se reconhecem defeitos ou aspectos negativos no que nos envolve é impossível a acção, pois ninguém se sente impelido para mudar alguma coisa.
No final, o psicólogo apelou à plateia para que reconheçam as suas potencialidades, os seus “diamantes interiores”, pois o maior recurso é aquilo que existe dentro de cada um, ou seja o que cada um é.
Para saber mais sobre o Projecto Ser Genial (que pretende treinar as pessoas para a Liderança, o Carácter e o Valor) consultar o endereço que se segue:
http://sergenialpt.blogspot.com/


O professor de STC (cursos EFA)
Steven Casteleiro

Testemunhos dos Formandos

Margarida Ribeiro: “ideias interessantes, têm alguma lógica mas acho que não trouxeram nada de novo pois todos sabem que não existe uma regra para se ser feliz… As pessoas não têm todas o mesmo objectivo”.

Aluna do curso EFA, tipo A 2º Ano

João Rodrigues: “gostei da palestra pois temos que acreditar no que queremos obter… acho que foi inspirador”.
Aluno do curso EFA, tipo A 1º Ano

Maria Castelo Branco: “a palestra foi muito interessante e realista… o psicólogo foi bastante optimista”.

Aluna do curso EFA, tipo A 2º Ano

Rita Dias: “adorei a palestra… valeu a pena…”

Aluna do curso EFA, tipo A 1º Ano

Sem comentários: