9 de fevereiro de 2011

Museu Virtual - Património Museológico da ESCM em destaque

Foi com bastante satisfação que ao visitarmos o museu virtual da Secretaria-Geral do Ministério da Educação - Património Museológico, através do site:
http://www.sg.min-edu.pt/pt/patrimonio-educativo/patrimonio-museologico-1/
Pudemos observar a primeira peça por nós inventariada em Outubro de 2008 no âmbito do Projecto “Inventário e Digitalização do Património Museológico da Educação” - Programa “Matriz” na exposição “Peça do Mês”.
A Peça do Mês é uma iniciativa do ME que pretende destacar, mensalmente, uma peça que integra a colecção de uma das escolas participantes neste Projecto.
Desta forma, vai-se divulgando parte do valioso e vasto património museológico que se encontra sob a tutela do Ministério da Educação.

As Professoras: Ana Paula Fernandes e Mª de Lourdes Faria

Outubro 2008

Equipamento Industrial

Escola Secundária Campos Melo

Tear de Jacquard

Altura: 3,18 m;
largura: 1,80 m;
profundidade: 2,30m

N.º de inventário: ME/401092/1

Tear de Jacquard, em madeira, é composto por um conjunto de cartões perfurados ligados uns aos outros por fios, constituindo uma “fita“ contínua que avança, cartão a cartão, sobre uma “estação de leitura“. Na “estação de leitura“, um conjunto de 400 agulhas metálicas cai sobre os cartões. A combinação de agulhas que passam através de uma perfuração e as que são impedidas de o fazer, por não existir a perfuração correspondente, constitui um código binário para executar uma dada operação. Para produzir novos padrões, o operador substitui um conjunto de cartões por outro. É utilizado na industria têxtil para fabricar tecidos com desenhos complexos, permitindo que o padrão seja incorporado no tecido e não impresso. A presença ou ausência de orifícios cria padrões no tecido pelo controle da maneira como os fios são levantados ou abaixados.

Esta peça foi adquirida pela escola para funcionamento nas aulas de Tecelagem, que tiveram início em 1885.

Breve historial
O Tear de Jacquard foi inventado, em 1804, por Joseph Marie Jacquard, mecânico de teares Lyon. Joseph Jacquard desenvolveu um sistema mecanizado de cartões perfurados com o desenho das estampas dos tecidos para controlar operações mecânicas, repetitivas e sequenciais, até então executadas manualmente pelos tecelões.


Diagrama esquemático do tear de Jacquard

Tear de Jacquard: sistema de cartões


Foi a primeira máquina programável e antecessora dos computadores modernos e o primeiro artefacto a usar, no início do século dezanove, cartões perfurados como dispositivos de entrada e armazenamento de programas.

É possível consultar a história da Escola Secundária Campos Melo (Covilhã), no site:
http://www.esec-campos-melo.rcts.pt/

Outubro de 2008

Sem comentários: